sex
15
out
2021

Rosilene Lima, professora da Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental (EEEIF) Professora Iracema Marques, na cidade de Princesa Isabel, é responsável pelo projeto “Crônicas que contam a nossa história”. Inspirado na obra de José Lins do Rêgo, o projeto tem por objetivo incentivar os alunos a enxergarem o cotidiano de cada um, por meio da cultura de suas cidades.

professora Rosilene Silva
“Como este ano comemoramos o centenário de José Lins do Rêgo, coloquei os estudantes para lerem o livro Menino de Engenho, com isso, percebi que muitos ali se assemelhavam ao protagonista, Carlinhos. A partir disso, levamos eles para feiras aqui na cidade para que conhecessem melhor suas realidades”, explicou a professora.

Duas professoras da Rede Estadual de Ensino foram homenageadas de forma especial neste Dia do Professor (15). Elas participaram da cerimônia do Prêmio Inova Professor, do qual foram finalistas, promovido pela Assembleia Legislativa da Paraíba, e que reconhece projetos inovadores desenvolvidos por professores das Redes Públicas de Ensino.

Maria do Socorro Tavares, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Walfredo Leal, na cidade de Pirpirituba, desenvolveu o projeto “Cultura Nordestina: nosso olhar acerca da identidade popular”, que tem como objetivo tornar as aulas atrativas através da valorização dos alunos como nordestinos, em detrimento do preconceito. “Como professora de Língua Portuguesa, trabalhei com a obra ‘Menino de Engenho’, de José Lins do Rêgo, abordando a linguagem regionalista, a religiosidade e a figura típica do vaqueiro. Os estudantes aceitaram muito bem o projeto”, explicou a professora.

Já Rosilene Lima, professora da Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental (EEEIF) Professora Iracema Marques, na cidade de Princesa Isabel, é responsável pelo projeto “Crônicas que contam a nossa história”. Inspirado na obra de José Lins do Rêgo, o projeto tem por objetivo incentivar os alunos a enxergarem o cotidiano de cada um, por meio da cultura de suas cidades. “Como este ano comemoramos o centenário de José Lins do Rêgo, coloquei os estudantes para lerem o livro Menino de Engenho, com isso, percebi que muitos ali se assemelhavam ao protagonista, Carlinhos. A partir disso, levamos eles para feiras aqui na cidade para que conhecessem melhor suas realidades”, explicou a professora.

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, parabenizou as professoras finalistas do Prêmio Inova Professor, e lembrou as ações da SEECT-PB em apoio aos educadores durante a pandemia. “Ficamos muito orgulhosos de mais um resultado positivo da nossa Rede Estadual de Ensino, em nome das professoras Maria do Socorro e Rosilene Leonardo. É mais uma prova da qualidade do ensino e do esforço dos nossos educadores. O professor é a mãe de todas as profissões, e sabemos que eles precisaram se reinventar nesse período de pandemia, atendendo às novas demandas e adaptando-se às novas realidades. Queremos também lembrar do esforço do Governo do Estado em fortalecer ações que valorizem os professores como os prêmios Mestres da Educação e Escolar de Valor, e também o Programa Paulo Freire”, comentou o secretário.

Reinvenção da profissão e reconhecimento nacional– As professoras Maria do Socorro e Rosilene Lima não são as únicas premiadas na Rede em 2021.  Toda a dedicação dos mestres da Rede Estadual, em parceria com as ações de apoio da SEECT-PB, acabou sendo reconhecida nacionalmente. A plataforma Paraíba Educa foi a vencedora da edição 2021 do Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), além de destaque como melhor ensino remoto do Brasil em duas pesquisas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Rede de Pesquisa Solidária (RPS).

A Rede Estadual de Ensino é composta por mais de 246 mil estudantes e 17 mil professores que foram impactados pela pandemia e tiveram acesso às iniciativas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) para manter uma educação democrática, inclusiva e de qualidade a todos os estudantes. Foram utilizadas diferentes soluções digitais neste momento, com a criação do Regime Especial de Ensino dentro da política pública Paraíba Educa:  TV Paraíba Educa, as salas de aula virtuais no Google Classroom, aulas ao vivo por meio do Google Meet, o site educacional Paraíba Educa, podcast pela Rádio Tabajara, diversas lives formativas pela plataforma YouTube e materiais impressos para os alunos que não têm acesso à smartphones.

Os professores, que atuam na TV Paraíba Educa produzindo videoaulas para os alunos de todas as regiões do Estado, destacaram os desafios da adaptação das rotinas de trabalho, e o apoio da SEECT-PB aos profissionais. Natallia Formiga dos Santos, professora de Língua Espanhola, lembrou da importância da utilização das ferramentas e plataformas que integraram alunos e professores.

“No início, o trabalho foi bem desafiador porque eram muitas ferramentas e foi preciso a gente adaptar-se. Sem dúvida, um dos fatores mais importantes foi o treinamento da Secretaria para os professores aprenderem a utilizar essas plataformas, e isso foi essencial para melhorar nosso desempenho e, consequentemente, os resultados dos alunos”, comentou a professora.

Jorbson Souza, coordenador da TV Paraíba Educa, destacou o empenho dos professores. “Passamos a ampliar as dimensões educativas e a perceber caminhos presentes e, até então invisíveis, que se materializam nos encontros do suprir necessidades e, ao final de cada etapa, nos percebemos renovados, vitoriosos pela superação e atingimento daquilo que nos move diariamente: educar”, lembrou o professor.

Prêmios – A plataforma Paraíba Educa foi a vencedora da edição 2021 do Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cerimônia de premiação ocorreu dia 30 de setembro em São Paulo, e contou com a presença do governador João Azevêdo. O projeto da Paraíba foi avaliado pela banca de seleção do CLP que examinou, no total, 280 políticas públicas este ano. 

O ensino remoto do estado foi reconhecido como o melhor do Brasil por meio de pesquisa realizada pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Paraíba ganhou destaque por ter uma maior cobertura e menor demora na implementação da modalidade de ensino remoto para os alunos das Escolas Estaduais, o que deu ao Estado, em nível nacional, a melhor avaliação.

Por fim, a Paraíba tornou-se o Estado que possui o melhor Índice de Ensino à Distância (IEAD) em todo o Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela série ‘Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade”, produzida pela Rede de Pesquisa Solidária (RPS), da qual o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) faz parte. Em 2021, o IEAD da Paraíba atingiu 8,89 pontos – um aumento de três pontos em relação ao ano passado.

Valorização dos professores –  Como forma de valorizar os mestres e professores que desenvolvem projetos inovadores e transformadores nas escolas, a SEECT-PB promove todos os anos os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor, que premia os melhores projetos com 14º e 15º salários aos professores. Na edição de 2020, foram contemplados 732 professores no Prêmio Mestres da Educação e 62 escolas no Prêmio Escola de Valor, premiando 1.830 profissionais da educação. A edição de 2021 está com inscrições abertas até dia 17/10.

Na mesma linha de incentivo, foi criado em 2021 o ‘Programa Paulo Freire – Conectando Saberes’, uma iniciativa destinada a estimular a inclusão digital dos educadores da Rede Estadual de Ensino no efetivo exercício de suas funções em unidades escolares. Para tanto, se prevê duas ações prioritárias: o acesso a computadores pessoais para utilização nas atividades pedagógicas e a criação de plataforma própria do programa para acompanhamento e monitoramento das atividades desenvolvidas pelos professores.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br