sáb
17
jun
2017

trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira uma nova doutrina norte-americana em relação à América Latina; ao rever o acordo firmado por Barack Obama para normalizar relações diplomáticas com Cuba, ele afirmou que a Ilha é "uma fonte de instabilidade" no continente; Trump disse ainda que os Estados Unidos têm o "dever de garantir a liberdade em países como Cuba e Venezuela – e em todo o hemisfério"; a palavra "liberdade" costuma ser usada pelos Estados Unidos para justificar intervenções em outros países, como costuma acontecer no Oriente Médio; especialistas apontam que, com as descobertas recentes de petróleo, como a do pré-sal, a América Latina pode vir a ser tornar o novo palco da cobiça norte-americana; no Brasil, os Estados Unidos apoiaram o golpe que instalou Michel Temer no poder e ganharam o direito de realizar exercícios militares na Amazônia – uma ameaça à soberania nacional, segundo o ex-chanceler Celso Amorim.

A América Latina, rica em recursos naturais, poderá se tornar o novo Oriente Médio?

A julgar pelo discurso feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira em Miami, a resposta é sim.

Trump anunciou uma nova doutrina norte-americana para a América Latina – de claro viés imperialista – ao rever o acordo firmado por seu antecessor Barack Obama com Cuba. No discurso, ele afirmou que a Ilha é "uma fonte de instabilidade" no continente e Trump disse ainda que os Estados Unidos têm o "dever de garantir a liberdade em países como Cuba e Venezuela – e em todo o hemisfério."

A palavra "liberdade" costuma ser usada pelos Estados Unidos para justificar intervenções em outros países, como costumar acontecer no Oriente Médio. Especialistas apontam que, com as descobertas recentes de petróleo, como a do pré-sal, a América Latina pode vir a ser tornar o novo palco da cobiça norte-americana.

"Os Estados Unidos estão preparando condições para os próximos anos, para criar uma situação muito semelhante à do Oriente Médio na América Latina que justifique sua intervenção direta nos assuntos de outros países", disse recentemente o especialista Grazi Nassendini, do Centro de Análise e Estudos Global AZ (leia mais aqui).

No Brasil, os Estados Unidos apoiaram o golpe parlamentar de 2016, que instalou Michel Temer no poder e teve como um dos objetivos centrais a abertura do pré-sal a companhias internacionais.

Com Temer no poder, os Estados Unidos ganharam o direito de realizar exercícios militares na Amazônia – uma ameaça à soberania nacional, segundo o ex-chanceler Celso Amorim (leia mais aqui).

"Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração [Obama] assinado com Cuba", afirmou Trump em um comício realizado em Little Havana, na cidade de Miami, tradicional polo de exilados cubanos nos Estados Unidos, pouco antes de falar no dever de assegurar a liberdade na América Latina.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br