qui
18
out
2018

Paramount

O Estado da Paraíba, que é o maior produtor de leite de cabra do Brasil e possui o segundo maior rebanho do país, a partir de agora passará a produzir matéria-prima bem como a sua comercialização para indústria multinacional. No início desta semana, o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, se reuniu, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), com a pesquisadora em cashmere Lia Souza Coelho e representantes da empresa multinacional Paramount, interessada em comprar esse produto na Paraíba, estado onde esta lã retirada de caprinos (cabras e bodes) tem fibras mais finas, portanto mais leves e confortáveis do que as originárias do Exterior.

A fibra de cashmere, considerada de alto valor financeiro, é usada na confecção de moda de alto luxo. O secretário Rômulo Montenegro e os executivos da Multinacional Paramount — José Carlos Kanner, Luiz Fernando Mattar e Gabriel Frances de Matos, o presidente da Apacco — Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos, Pedro Martins, e o pesquisador da Emepa Daniel Benitéz tomaram conhecimento com mais profundidade do estudo realizado pela pesquisadora Lia Souza Coelho, após uma palestra durante a Expofeira realizada no mês de setembro em João Pessoa. A pesquisadora ressaltou o potencial da Paraíba para fornecer a lã de cashmere e a comercialização dessa matéria-prima.

Atualmente, a indústria têxtil nacional demanda 100% da matéria-prima necessária para produção. A qualidade e a proximidade logística desta matéria- prima, principalmente do Nordeste, ativaram o interesse da Paramount, que patrocinou parte da pesquisa já realizada. A empresa dispõe-se a adquirir toda a produção da lã disponibilizada pelo estado.

Para se ter uma ideia do valor desse produto, um quilo de cashmere in natura vale 380 dólares; um animal produz em torno de 150 gramas/ano, o que significa em torno de mais de R$ 200 por animal daquilo que hoje não se aproveita na Paraíba.

A próxima etapa dessas articulações será a assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado da Paraíba, Apacco e Paramount, a ser oficializado na Expofeira Agronégocios em Taperoá, no dia 24 de novembro de 2018.

“A Paraíba tem potencial para fornecer esse produto. Nosso estado tem as melhores raças, e é constatado através de pesquisas que a região semiárida possui o rebanho que produz a melhor matéria-prima extraída dos caprinos para produção de vestimentas. As fibras de cashmere que estão nas nossas discussões aqui apresentam o que há de melhor na qualidade para produção de tecidos e nós vamos, a partir de agora, fortalecer as discussões, assinar o protocolo de intenções e começar a produzir e fornecer para a indústria mais um produto oriundo de uma cadeia produtiva que só aumenta em nosso estado”, ressaltou Rômulo Montenegro.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br