seg
05
nov
2018

criadores_cursos sobre sanidade animal e controle do leite

Cursos ministrados pela Emater-PB, unidade da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, possibilitam a ampliação do controle, melhoria da qualidade do leite e da sanidade animal nos rebanhos bovino e caprino no Cariri Paraibano. As ações acontecem no Sitio Jundiá, em Taperoá, com uma efetiva participação de 40 criadores que esclarecem suas dúvidas sobre as práticas sanitárias.

A meta do Contrato 178/2013 é a sustentabilidade da cadeia do leite junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, envolvendo ações de fortalecimento da gestão, organização do sistema de produção, melhoria da qualidade do leite e convivência com o Cariri paraibano.

Para a execução dos programas de recuperação e melhoramento dos rebanhos, na região do Cariri Ocidental, os criadores contam com a equipe de extensionistas da Emater de Serra Branca e também dos escritórios locais que acompanham com assessoramento os criadores.

O evento de Taperoá tem a participação da secretária de Agricultura local, Maria do Carmo, e dos técnicos Darci Vilar, Tadeu Vilar, Ariano Vilar e dos coordenadores técnicos do Contrato, Karina Bezerra e Geneilson Evangelista da Silva, que ministraram o curso, no trabalho acompanhado pelo coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo.

Além das oficinas sobre manejo sanitário e controle leiteiro, os técnicos também debatem sobre boas práticas na higienização e ordenha. Essa mesma oficina já foi ministrada em três núcleos produtivos de leite no município de Sumé e outra em Serra Branca, usando as instalações da usina de beneficiamento de leite, com a participação de 60 produtores.

Outros treinamentos com a mesma finalidade estão sendo realizados em outras regiões.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br