“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

seg
06
maio
2013

radiologist

Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram hoje (6) a parceria.

Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.

“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico”, disse ele.

As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi iniciada pela presidenta Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).

“Cuba tem uma proficiência grande na área de medicina, farmacêutica e de biotecnologia. O Brasil está examinando a possibilidade de acolher médicos por intermédio de conversas que envolvem a Organização Pan-Americana de Saúde, e está se pensando em algo em torno de 6 mil ou pouco mais”, destacou Patriota.

Segundo o chanceler brasileiro, as negociações estão em curso, mas a ideia é que os profissionais cubanos atuem nas áreas mais carentes do Brasil. “Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de dar atendimento a regiões particularmente carentes no Brasil”, disse.

A visita do chanceler de Cuba ocorre no momento em que o presidente cubano, Raúl Castro, implementa mudanças no país, promovendo a abertura econômica e avanços na área social. Segundo Bruno Rodríguez, a parceria com o Brasil é intensa principalmente nas áreas econômica, social e turística. “Há um excelente intercâmbio de ideias”, disse o cubano.

O comércio entre Brasil e Cuba aumentou mais de sete vezes no período de 2003 a 2012, segundo o Ministério das Relações Exteriores. De 2010 a 2012, as exportações brasileiras para Cuba cresceram 36,9%. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde de US$ 661,6 milhões.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

seg
06
maio
2013

Esta segunda-feira (6) tem nebulosidade variável com pequena chance (30%) de pancada de chuva em Princesa Isabel, Manaíra, Água Branca, São José de Princesa, Tavares e Juru, segundo aponta previsão do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Abaixo, a previsão do Centro para a região Nordeste:

Em grande parte do MA, norte do PI e do CE: sol, variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas. No RN e sudoeste da BA: sol e poucas nuvens. No interior da PB, PE, oeste de AL, SE e nordeste da BA: sol, variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. No leste da PB, PE e AL: nublado com pancadas de chuva. Em grande parte da BA: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol entre variação de nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 33ºC no interior do PI.


  Compartilhe por aí: Comente

seg
06
maio
2013

O ex-governador José Maranhão (PMDB) mandou um recado, na manhã desta segunda-feira (6), durante reunião do partido, para o deputado federal Wilson Santiago Filho, também peemedebista. Wilson tem acusado o diretório estadual da legenda de está sendo escanteado pelos correligionários da sigla comandada por Maranhão.

José Maranhão, que é presidente da Executiva Estadual do PMDB, afirmou que deverá endossar as acusações feitas pelo deputado Wilson Filho. “Se ele está falando que não tem mais espaço na nossa legenda, então vamos endossar o que ele tem afirmado”, disse.

O parlamentar tem demonstrado insatisfação com o tratamento e o desprezo que vem sendo dado pelo PMDB desde que o ex-senador Wilson Santiago decidiu ir à busca de uma vaga para disputar o Senado da República.

Wilson Filho alegou ainda que não foi convidado para participar da reunião realizada hoje com o objetivo de agendar a visita dos líderes do partido a diversos municípios paraibanos com o objetivo de conhecer a realidade do Estado e definir estratégias para as eleições de 2014.

Alexandre Moura – PolíticaPB


  Compartilhe por aí: Comente

seg
06
maio
2013

O Banco Central (BC) quer que o dinheiro público seja o último recurso usado para manter a estabilidade do sistema financeiro em casos de quebra de bancos importantes para o setor. Para isso, o BC está elaborando um anteprojeto de lei, em discussão no Seminário Internacional sobre Regimes de Resolução no Sistema Financeiro Brasileiro hoje (6) e amanhã (7).

A proposta ainda será discutida com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e o Ministério da Fazenda para, então, ser enviada ao Congresso Nacional.

Segundo o chefe de gabinete da Diretoria de Organização do Sistema Financeiro, Maurício Moura, a proposta prevê que os recursos para o salvamento das instituições financeiras devem vir, em primeiro lugar, dos acionistas dos bancos. Casos esses recursos são sejam suficientes, o dinheiro pode vir de títulos de dívida subordinada (usada para reforçar o capital dos bancos) convertidos em ações. “O anteprojeto não veta a utilização de recursos públicos, mas será sempre a última alternativa”, disse.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

seg
06
maio
2013

DSC05949

Princesa Isabel sediou na noite desse domingo (5), a 3ª plenária regional do Orçamento Democrático Estadual (ODE), presidida pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).

A audiência, que aconteceu no ginásio poliesportivo Ministro Alcides Carneiro, contou também com a presença de secretários de Estados, diretores de órgãos da administração direta e indireta, parlamentares e prefeitos da 11ª Região Geoadministrativa, que abrange os municípios de Princesa Isabel, Tavares, Juru, Água Branca, Manaíra, São José de Princesa e Imaculada.

Apesar do atraso de quase três horas, a audiência reuniu um público expressivo, com 1.069 moradores dos sete municípios que integram a 11ª Região, que participaram diretamente através do preenchimento de um formulário, e 3.252 via internet, indicando três prioridades e apontando um serviço ou obra de acordo com uma das áreas sugeridas.

O governador Ricardo Coutinho fez um balanço das obras e ações realizadas na região dentro do ODE 2012 e anunciou mais investimentos nos municípios para 2013, a exemplo da ampliação e modernização do sistema abastecimento de água da cidade de Princesa Isabel, orçada em  R$ 10,5 milhões, além da pavimentação asfáltica do trecho Manaíra-Santana de Mangueira, asfaltamento da PB-360 no trecho da rodovia PB-360 que compreende o contorno rodoviário de Juru, além da reforma da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arlinda Pessoa da Silva.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho  fez ainda a entrega simbólica carteiras de habilitação social, kits escolares, esportivos, de robótica, bicicletas, tablets e crédito para pequenos empreendedores individuais, através do programa Empreender-PB.

O governador destacou a parceria Estado-Município como mecanismo determinante de desenvolvimento regional e, em tom de cobrança, disse que "o governo faz o que é possível fazer, mas os municípios também devem fazer sua parte".

As prioridades estabelecidas pelos participantes foram, em primeiro lugar, ações na área de abastecimento de água. Em segundo, a demanda estradas e rodagens, seguida de educação, saúde, saneamento básico, segurança pública e turismo, entre outras áreas.

Apesar de ser a menor região do Estado, com apenas sete municípios de pequeno porte, Princesa Isabel sediou uma das maiores  plenárias das oito  já realizadas no ciclo 2013.

O blog acompanhou a audiência. Veja nas fotos abaixo:

DSC05844

 

DSC05846

 

DSC05847

 

DSC05860

 

DSC05882

 

DSC05892

 

DSC05898

 

DSC05901

 

DSC05903

 

DSC05895

 

DSC05905

 

DSC05917

 

DSC05922

 

DSC05914

 

DSC05927

 

DSC05932

 

DSC05953

 

DSC05962

 

DSC05979


  Compartilhe por aí: 10 Comentários

seg
06
maio
2013

DSC01330

O Governo do Estado manterá durante os próximos seis meses todas as ações de socorro e auxílio às comunidades atingidas pela seca climática que assola a região do semiárido. A manutenção dos programas, destinação de recursos e intervenções físicas está assegurada por novo decreto que dá continuidade ao reconhecimento da situação de emergência em 170 municípios paraibanos.

O decreto, publicado na edição do Diário Oficial da sexta-feira (3) substitui um outro vencido no mesmo dia e vai garantir que o governo continue adotando providências para mitigar os efeitos da seca, provendo a população com água potável e alimentação para consumo humano.

A decretação vai assegurar ainda a continuidade dos programas emergências de combate à estiagem, operacionalizados pelo Governo do Estado, como por exemplo, o abastecimento de água potável por meio de carro-pipa e distribuição de ração animal.

Considerando a urgência da situação vigente, o decreto dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre.

Hoje, dos 223 municípios do Estado, 195 estão em situação de emergência. A seca já é considerada a pior dos últimos 80 anos, e tem provocado danos à subsistência e a saúde em diversos municípios. A falta de chuvas tem gerado prejuízos significativos nas atividades produtivas, principalmente a agricultura e pecuária dos municípios afetados. Estima-se que mais de 50% do rebanho bovino do Estado tenha sido dizimado.

Os outros 25 municípios, localizados em outras regiões do estado, tem o decreto ainda em vigor até o dia 25 deste mês.

Chuvas – As chuvas que caíram nos últimos dias em todas as regiões do Estado não foram suficientes para abastecer os principais mananciais nas áreas mais críticas. Segundo um relatório da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), 48 dos 121 reservatórios da Paraíba ainda estão com menos de 20% da capacidade de acumulação.

SECOM-PB


  Compartilhe por aí: Comente

seg
06
maio
2013

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Jornalista Nice Almeida

A região do Brejo da Paraíba ganha um produto diferenciado no mercado do jornalismo. A versão impressa do já renomado site FOCANDO A NOTÍCIA vai ser lançada nesta quinta-feira (9), no Hotel Serra Golf, em Bananeiras. Com um formato inovador, o periódico chega trazendo muita informação com notícias das cidades brejeiras, como Areia, Solânea, Bananeiras, Arara, Casserengue e adjacências. A edição geral é assinada pela jornalista Nice Almeida.

Nessa primeira edição, que já está no forno quase pronta para ser degustada, o jornal FOCANDO A NOTÍCIA, vai trazer reportagens que narram fatos importantes da região e uma entrevista exclusiva com um político local que vai ser surpreendente.

A editora Nice Almeida afirmou que a expectativa é grande para o lançamento e que já está tudo pronto para que o jornal chegue às bancas. “A equipe trabalhou com muita harmonia e se esforçou para levar até o leitor aquilo que é mais importante: a notícia com seriedade e responsabilidade. Já está quase tudo pronto e o jornal FOCANDO A NOTÍCIA chega às bancas com novidades e surpresas que, com certeza, mexerão com toda a região brejeira”, ressaltou.

Segundo o diretor administrativo do site Focando a Notícia, Luís Carlos Almeida, a ideia da versão impressa é atender a demanda regional. “Percebemos uma carência no mercado e resolvemos realizar este projeto. Ele também vem como comemoração dos quatro anos do portal Focando a Notícia, que faz aniversário em maio”, comentou.

Além de Nice Almeida e Luís Carlos Almeida, o jornal FOCANDO A NOTÍCIA conta a participação do chargista Availdo Fontes e com o apoio da empresa Execut Publicidade, dirigida por Gerionaldo Josué, que faz o Departamento Comercial.

O FOCANDO A NOTÍCIA vai estar nas bancas e também terá planos de assinaturas para especiais para empresas e individuais.

FOCANDO A NOTÍCIA


  Compartilhe por aí: Comente