“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

dom
20
abr
2014

DSC05463

As vendas do comércio varejista registraram queda de 20% na Semana Santa deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado em Princesa Isabel.

IMG_0849Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Princesa Isabel, Neto Caçula, o comércio de Manaíra também registrou recuo na mesma proporção.

Já em Tavares, de acordo com o dirigente lojista, “as vendas registraram crescimento surpreendente de 25% no setor supermercadista”.

Neto explicou ainda que os dados foram fornecidos pelos donos de estabelecimentos comerciais.


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

dom
20
abr
2014

Com sol entre poucas nuvens, este Domingo de Ramos (20) apresenta possibilidade (5%) mínima de chuva em Princesa Isabel, Manaíra, Água Branca, São José de Princesa, Juru e Tavares, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Na maioria dos municípios, a temperatura máxima prevista é de 29°C, e a mínima, de 20°C.

Abaixo, a previsão do CPTEC para a região Nordeste:

No leste da BA: tempo instável. No centro-sul e sudoeste da BA: possibilidade de pancadas de chuva. Entre AL e o noroeste da BA: sol entre nebulosidade variável. Entre o leste de PE e o sul do PI: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34ºC no oeste do RN. Temperatura mínima: 17ºC no noroeste da BA.


  Compartilhe por aí: Comente

dom
20
abr
2014

“Sancho não entendia a fala do Quixote quando a Triste Figura falava a linguagem dos cavaleiros”

Otávio Sitônio Pinto*

Rejane Sobreira era muito jovem em 1958, ano em que foi escrita a antologia Geração 59. O livro só saiu em 59 porque o grupo de poetas não tinha dinheiro para pagar a edição. A grana só apareceu no ano seguinte, com o livro todo pronto esperando no leito da gaveta. Assim, a Geração 59 foi mesmo Geração 58. Um movimento de jovens poetas que serviu de referência não só à poesia que se fazia na Paraíba, mas também ao teatro, cinema, pintura, música, e aos novos costumes que os jovens praticavam no Clube do Silêncio pela sociedade dos Párias. Essa atividade artística ficou registrada no suplemento cultural “A União nas Letras e nas Artes”, como era denominado o “Correio das Artes” naquele período, para que não fosse tido como uma peça do jornal Correio da Paraíba, recém-lançado.

Em 1958 Rejane só tinha 14 anos, pois nasceu em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. Portanto, quando se alistou como voluntária nos Párias, era uma pré-adolescente que ainda não tinha debutado. Eu mesmo só cheguei aos Párias no primeiro semestre de 1962, aos 16/17 anos. Portanto, muito jovem para ser ativista de um grupo que pretendia revolucionar as artes na Paraíba. Assim, eu era figurante da pariagem – que era o grupo maior, que congregava os artistas de todas as áreas. Assim era Rejane, a bela ninfeta que emprestava sua beleza ao universo dos párias. Nem eu nem ela fizemos parte da G-59, pois não temos poemas no livro. Éramos estrelas novíssimas na constelação de jovens poetas, pintores, atores, dramaturgos e outros demiurgos das artes paraibanas.

Ao depois surgiu a produção poética de Rejane, com sua ida para o Rio de Janeiro em 1962, produção que já vai em quatro livros: “Estação Hai-kai”, “Aranha de breu”, “Relembranças à deriva” e continuada agora com seu “Recortes e dobraduras”. Se não me engano, “Aranha de breu” teve problemas de paginação, e Rejane não gostou também da escolha do papel, que foi reciclado. Mas considero o papel reciclado uma boa escolha, que vem poupar as árvores que não são sacrificadas para a confecção de livros. Tomara que os próximos sejam assim.

Rejane mandou-me os originais de seu livro inédito. Não sou crítico literário; sequer domino a linguagem em que os críticos falam das obras literárias. Ignoro seu julgamento, não sei o que dizem. Nem quero saber, pois seria acumular muita informação na minha pobre cabeça. Crítica é um gênero que me falta entender, no qual não me expresso. Por isso, não vou escrever sobre a poesia de Rejane, o que Hildeberto já fez, confira o Douto Leitor:

“Em Recortes e dobraduras, quarto livro de poemas de Rejane Sobreira, parece acentuar-se o veio minimalista de sua dicção lírica, exemplarmente explorado no exercício dos haicais reunidos em sua coletânea anterior. Aqui, no entanto, o primado da forma fixa se distende em movimentos vérsicos mais elásticos e mais flexíveis, captando a matéria poética através de um persistente jogo entre humor e imaginação, ludicidade e surpresa, som e sentido, que faz de cada peça verbal um compacto tenso e denso de possibilidades significativas.”

Eu não entendo esse discurso, como Sancho não entendia a fala do Quixote quando a Triste Figura falava a linguagem dos cavaleiros. Talvez, por isso, eu achasse a missa antiga mais bonita, rezada em latim, a língua da cruz. Embora a língua da cruz romana fosse latim vulgar, de soldados, a língua da missa era cantada no latim vernacular, como o texto de Rejane e de seus críticos.

Vejam como diz Rejane no seu “Recortes e dobraduras”:

“Mediu o tamanho / da cicatriz arguida./ Cravou no alvo / o alívio calvo / e a flecha que estagnou / o êxtase.”

Estávamos falando da cruz.

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

dom
20
abr
2014

O vice-governador Rômulo Gouveia lamentou, na madrugada deste domingo (20), a morte de Severino Virgínio da Silva, prefeito de Caraúbas.

Rômulo destacou o trabalho do prefeito Severino Dudu em defesa da cidade e pelo desenvolvimento da região, além de sua dedicação a família.

Severino Dudu faleceu na Clinica Santa Clara, em Campina Grande, às 2:10h deste sábado (19). Ele estava internado desde o dia 12 de abril e ontem foi submetido a uma cirurgia após uma parada cardíaca, mas não resistiu as complicações de seu quadro clinico.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

dom
20
abr
2014


O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, disse que o partido está aguardando a definição do PT para poder avançar na composição da chapa majoritária. Ele colocou a disposição dos petitas a vaga do vice-governador e senador para que escolham o espaço que desejam ocupar.

"Vindo a se concretizar a aliança, é natural que o PT postule a participação na chapa, mas não posso falar em nome de dele, pois não sabemos qual o entendimento do PT nessa composição se a vice-governadoria ou a senatoria. Não quero falar de algo que não é do meu domínio", ponderou Veneziano.

Ele disse que ficou muito contente com a sinalização do PT compor com o PMDB na eleição de outubro próximo, tendo em vista que a legenda é aliada da presidente Dilma Rousseff. "Nós ficamos felizes com a demonstração de desprendimento do PT, no momento em que retira a candidatura própria e decide votar em Dilma e não compor com o PSDB e PSB", afirmou o peemedebista.

Veneziano destacou que para poder avançar no processo de definição da chapa majoritária é preciso que o PT decida se vai caminhar junto com o PMDB. "Não sei qual a visão do PT a respeito dessa composição. Deixa ele (PT) tomar a decisão, enquanto isso estamos tocando as nossas conversas com os demais partidos, porque o PT tem a sua agenda e nós temos a nossa", justificou Veneziano.

Com relação a preferências de nomes dentro dos quadros do PT para compor a chapa, Veneziano disse que "o PMDB não fala a respeito da escolha do PT sobre a majoritária e nem a respeito de nomes".

Correio da Paraíba


  Compartilhe por aí: Comente

dom
20
abr
2014

Advogados e estrategistas em diferentes momentos deste Sábado deixaram escapar em contatos com o portal WSCOM que existe movimentos isolados de diversos partidos visando provocar o Tribunal Superior Eleitoral sobre a inelegibilidade do senador Cássio Cunha Lima em 2014. Não há articulação combinada mas partidos como PSB, PMDB e PT admitem esta condição a partir da representação nacional.Os dirigentes dos partidos negam a iniciativa, mas advogados já estão acionados.

– Advogados têm sido acionados em Brasilia devendo nos próximos dias adentrarem no TSE com medidas buscando provocar a posição do Tribunal sobre a inelegibilidade – disse um importante articulador partidário.

Antes mesmo desses ensaios, advogados e aliados do PSDB já sabiam de movimentos do jurídico de Ricardo Coutinho contratando escritórios visando alcançar esse mesmo objetivo.

Conforme explicou, pedindo preservação de seu nome, “muitos falam de elegibilidade, mas outra quantidade no mesmo nível considera que ele (Cássio) não poderá ser candidato, por isso só uma ou mais consultas vão surgir”.

Walter Santos
WSCOM Online


  Compartilhe por aí: Comente

dom
20
abr
2014

Luciano do Valle é um dos grandes nomes do esporte no Brasil

Luciano do Valle é um dos grandes nomes do esporte no Brasil Band

O narrador esportivo Luciano do Valle, de 66 anos, morreu na tarde desse sábado (19). Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia (MG), onde narraria a partida entre Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. Ele chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu. As causas da morte ainda são desconhecidas.

Segundo a TV Bandeirantes, emissora onde trabalhava, o narrador foi atendido por um médico ainda no avião e sofreu uma morte súbita. “As hipóteses vão de interdição de aorta, a um infarto, e isso só será definido após necropsia. Ele não sofreu e teve o atendimento que precisava”, disse o médico ao site da emissora.

Luciano do Valle completou, em 2013, 50 anos de carreira. Ele era o principal narrador esportivo da TV Bandeirantes, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Ele iniciou a carreira na Rádio Brasil, de Campinas, e seguiu para a Rádio Gazeta, de São Paulo. Além da TV Bandeirantes, o narrador passou por SBT, TV Globo e Record.

Além de narrador de futebol, Luciano do Valle foi divulgador dos esportes olímpicos. Narrou boxe e lançou o boxeador Adilson Rodrigues “Maguila”. Também foi ícone da geração de prata do vôlei masculino na década de 80. No basquete, deu os apelidos de Magic Paula e Rainha Hortência para as jogadoras de basquete feminino Maria Paula Gonçalves da Silva (armadora) e Hortência Maria de Fátima Marcari (ala), respectivamente, quando o time feminino conquistou o Mundial em 1994.

Luciano também apresentou ao Brasil a Fórmula Indy, a liga norte-americana de basquete, a NBA (sigla em inglês), e a liga de futebol americano, a NFL (sigla em inglês). Segundo a Bandeirantes, Luciano não pensava em aposentadoria. Em 2012, chegou a se afastar das suas funções devido a um problema de saúde, mas se dizia entusiasmado com os próximos eventos esportivos do Brasil.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente