“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

qua
20
ago
2014

Partido formaliza na noite desta quarta-feira 20 chapa presidencial com Marina Silva, em substituição a Eduardo Campos, e socialista Beto Albuquerque como vice; ex-ministra indica, logo na primeira hora, deputado Walter Feldman como coordenador, avisa que não subirá em todos os palanques articulados pelo ex-governador e impõe seu estilo sobre presidente Roberto Amaral; "Perdemos a eleição hoje, disse um auxiliar dos socialistas, subindo as escadas da sede nacional do PSB", relata o diretor do 247 em Brasília, Paulo Moreira Leite; "A candidata não é do PSB, não pensa como o PSB, não tem muitos amigos no PSB nem irá governar, em caso de vitória, com o PSB", enumera ele; "Marina é Rede"

:

247 – O PSB formalizou nesta quarta-feira a chapa presidencial com a ex-senadora Marina Silva como candidata à Presidência da República e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) como vice.

No entanto, mesmo que vença a disputa, o PSB não chegará à presidência, segundo avalia Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília. Marina foi, é e continuará sendo rede.

Leia, abaixo, um trecho:

Momentos antes da candidatura de Marina Silva ser oficializada, em evento marcado para esta quarta-feira, o Partido Socialista Brasileiro enfrentava um ambiente menos festivo do que se poderia imaginar. Para além de toda dor provocada pela morte de Eduardo Campos, um líder que soube se impor pela força de mando mas também pela capacidade de oferecer respostas políticas que agradaram a maioria do partido, ficou uma questão grande demais para ser ignorada, mas grave demais para ser discutida abertamente. A candidata não é do PSB, não pensa como o PSB, não tem amigos no PSB nem irá governar, em caso de vitória, com o PSB. Marina é Rede.

Perdemos a eleição hoje, disse um auxiliar dos socialistas, subindo as escadas da sede nacional do PSB, em Brasília — que fica numa sobreloja da Asa Norte, num conjunto de salas que, pelo caráter austero, lembra uma escola de computação. "O que é combinado não é caro," afirmou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ao chegar, depois de participar, no Lago Sul, de uma reunião de dirigentes do partido com a própria Marina. Nem todos os detalhes do acordo entre Marina e o PSB são conhecidos e é provável que muitos deles jamais se tornem públicos. O certo é que, ao longo do dia, os dirigentes do PSB se encarregaram de amassar, embrulhar e colocar na lata do lixo uma ideia exótica que havia circulado na véspera — a de obrigar a candidata a assinar uma carta com compromissos com o partido sob condição de garantir sua candidatura.

Marina Silva não se tornou candidata presidencial porque o PSB queria mas porque não possuía outra opção.

A rendição a nova candidatura se fez em nome da mais preciosa e fugaz mercadoria da vida política. Não é o poder, como muitos pensam. Mas a perspectiva de poder, como já entenderam os profissionais do ramo.

Leia a íntegra no blog de Paulo Moreira Leite

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

Decisão foi emitida pela juíza auxiliar da propaganda, Niliane Meira, que identificou suposta irregularidade.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu suspender mais duas pesquisas de intenções de voto sobre a sucessão estadual deste ano na Paraíba. Desta vez, a juíza auxiliar da propaganda, Niliane Meira, determinou a suspensão das consultas 0007/2014 e 0010/2014, realizadas pelo Instituto Souza Lopes e contratadas pelo Sistema Correio de Comunicação.

Com a nova decisão do TRE, o número de pesquisas suspensas na Paraíba por supostas irregularidades já chega a cinco. Nas semana passada, a mesma juíza havia determinado a suspensão das consultas 0012/2014 e 0013/2014, do Instituto Souza Lopes, e a 0016/2014, realizada pelo Instituto IPESPE, e encomendada pelo Jornal da Paraíba.

A suspensão das pesquisas Souza Lopes/Sistema Correio e IPESPE/Jornal da Paraíba foi solicitada à Justiça Eleitoral pelo candidato a deputado estadual Leandro Wagner Queiroz Barbosa (PPL), mais conhecido como Léo Cigano do Povo, da coligação ‘A Força do Trabalho IV’, através do advogado Francisco Ferreira.

WSCOM Online


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

DSC08995

Uma quarta audiência será realizada nesta quarta-feira (20) no Ministério Público (MP) entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Princesa Isabel (SINSEMUPI) para resolver o atraso de salário de professores e de outras categorias dos servidores.

Segundo a assessoria jurídica do sindicato, a audiência acontece às 15h, na sede da Promotoria de Justiça de Princesa Isabel, que já abriu novo procedimento para a questão, através da instauração de Notícia de Fato (NF).

O sindicato denunciou ao órgão o descumprimento de ordem judicial por parte do prefeito Dominguinhos (PSDB).

O MP é o autor da ação civil pública (Processo 0001039-27.2013.815.0311) para efeito de cumprimento de determinação judicial, que estabelece o pagamento dos salários do funcionalismo público municipal até o dia 10 subsequente ao mês trabalhado.

A categoria já solicitou ao MP o bloqueio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para pagamento dos salários em atraso, aplicação de multa diária contra o prefeito, além da abertura de processo criminal em razão do descumprimento da determinação judicial.


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

Os municípios recebem nesta quarta-feira (20) a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao mês de agosto.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), este segundo repasse vem com um aumento de 2,56% em relação a estimativa da Receita Federal.

Em termos reais, considerando a inflação, essa cota registrou um aumento de 29% na comparação com o repasse do mesmo período de 2013.

Segundo a Receita Federal, a previsão do FPM para agosto é de um crescimento de 20,5% em relação a julho.


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

O governador Ricardo Coutinho (PSB) reafirmou, na noite desta terça-feira (19), durante debate promovido pela TV Arapuan, que vai dobrar o piso do Magistério Estadual nos próximos quatro anos. Ele ainda lamentou que na gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) os policiais militares da Paraíba eram obrigados a ocupar as praças públicas para pressionar o governo a fim de obter reajuste.

Ricardo recordou que a maior diferença salarial entre ativos e inativos aconteceu em 2007, durante a gestão do candidato do PSDB. “Cássio fez concurso público para 11 mil concursados, mas só chamou dois mil”, lembrou o candidato da ‘Força do Trabalho’, acrescentando que seu governo convocou e nomeou, em apenas três anos e meio, 13.580 concursados para vários setores da Administração Estadual.

O candidato à reeleição pelo PSB destacou ainda ações importantes para valorização do funcionalismo, implantando o 14º e 15º salários para professores, além de conceder reajustes salariais diferenciados para o nível médio e superiores.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

Quem quiser concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos pode se inscrever na página do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) até hoje (20). Serão preenchidos os lugares que não foram ocupados nas chamadas regulares do sistema.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), ainda há diversas opções de formação profissional nas áreas de saúde, informática e construção civil, entre outras. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos, e as vagas estão disponíveis em escolas espalhadas nas cinco regiões do país.

Esta edição do Sisutec ofereceu um total de 289.341 vagas em cursos técnicos de instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), distribuídas em 466 municípios.

Para participar desta etapa não é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e basta ter o ensino médio completo. A ocupação das vagas remanescentes será feita por ordem de inscrição. Depois de se candidatar, o participante terá dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino onde pretende estudar.

Cabe ao estudande verificar, na instituição de ensino em que for aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. As aulas terão início até 15 de setembro.

Para orientar os estudantes sobre os cursos técnicos – os conteúdos que serão estudados, o tempo de duração, estágio, campo de trabalho, entre outras informações – o MEC criou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

No segundo debate em que participou na atual campanha, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador pela Coligação A Vontade do Povo, aproveitou a oportunidade na noite desta terça-feira (19), na TV Arapuan, para novamente apresentar propostas e criticar duramente os resultados apresentados pela atual gestão estadual. De forma objetiva, foi enfático: “Eu não poderia assinar embaixo de um governo que persegue, oprime e não honrou os compromissos assumidos publicamente com o povo da Paraíba”.

Cássio participou do debate com os concorrentes Ricardo Coutinho (PSB), Vital do Rêgo (PMDB), Major Fábio (PROS) e Tárcio Teixeira (PSOL), ao longo de cinco blocos. E respondeu questões apresentadas por representantes da sociedade e dos outros candidatos sobre os mais variados temas. A mediação do programa foi feita pelo jornalista Nilvan Ferreira.

Em sua participação, no primeiro bloco, Cássio assumiu o compromisso de retomar as ações do Programa Boa Nova, de saneamento básico, já que o atual governo praticamente não investiu recursos nessa área. E também revalidar os Programas de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCRs), que foram desrespeitados pela gestão que se encerra no final deste ano.

Respondendo a questões levantadas pelos representantes da sociedade civil, Cássio destacou que sempre teve as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e manteve uma relação de diálogo e respeito com os segmentos da sociedade e do serviço público e tem uma vasta relação de obras e conquistas que serão detalhadamente aprovadas nos programas do guia eleitoral, a partir desta quarta-feira.

Para Cássio, será importante destacar na atual campanha como os índices relativos ao desempenho do atual governo estadual pioraram sensivelmente. E lamentou que, na pauta destas eleições, a questão da perseguição política ganhe destaque.

Em sua fala final, Cássio ressaltou seu compromisso de reconciliar o governo com a sociedade e, num clima de paz e amadurecimento político, sejam registrados novos avanços em todas as áreas.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

agenda

A agenda dos seis candidatos a governador da Paraíba para esta quarta-feira (20) inclui entrevista, caminhada, reunião, compromisso em Brasília, inauguração de comitê, dentre outras atividades. Veja o que faz cada um dos candidatos no dia de hoje.

Antonio Radical (PSTU) Manhã – Visita eleitores em Bayeux. Tarde – Participa da Reunião do Fórum Estadual de Servidores Públicos Civis e Militares (Sede do SINDIFISCO). Noite – Participa da reunião do comitê universitário.

Cássio Cunha Lima (PSDB) Manhã e tarde – Gravações para o guia e reuniões com equipe de coordenação da campanha. Noite 18h30
– Caminhada em Santa Rita na rua Severo Rodrigues, Alto das Populares. 20h30 Caminhada, com inauguração do Comitê de Gurinhém
Local: Rua Humberto Lucena.

Major Fábio (PROS) pela manhã, mantém encontro com os policiais que pedem reincorporação à ativa em frente à Assembléia Legislativa. À tarde, grava para o guia eleitoral. À noite, visita lideranças na Grande João Pessoa.

Ricardo Coutinho (PSB) – 15h00 – Reunião da Comissão Executiva Nacional do PSB. Local: Sede Nacional do PSB – SCLN 304 – Bloco A – Entrada 63 – Sobreloja 1, Brasília.

Tárcio Teixeira (PSOL) Manhã – Agenda Pessoal. Tarde – Será sabatinado por filiados e diretores do STIUPB (Campina Grande).
Noite – 19h, Entrevista no JPB 2ª Edição; e 19h20, Entrevista para G1.

Vital do Rego (PMDB) MANHÃ: Às 11h30, Vital comparece a audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, acompanhado do presidente da FAP, Helder Macedo. TARDE: Vital preside a CPMI da Petrobrás às 14h30. De lá, o parlamentar segue para a audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz. Às 17h se encontra com o Ministro da Educação, Henrique Paim, acompanhado da reitora da UFPB, Margareth Diniz. NOITE: às 19h30, o candidato embarca em voo de volta para João Pessoa.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

qua
20
ago
2014

O Ministério Público Eleitoral (MPE) informou ontem (19) que impugnou 4.115 registros de candidatos às eleições de outubro. Do total, 497 foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. A Justiça Eleitoral recebeu mais de 25 mil pedidos de candidaturas aos cargos de deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da República.

De acordo com o levantamento, a principal causa de impugnação foi a rejeição de contas, também prevista na Lei da Ficha Limpa. O estado com mais impugnações foi São Paulo, com 2.058 candidatos, seguido por Minas Gerais (1.308). 

O prazo para que todos os registros de candidaturas sejam julgados pelos juízes eleitorais termina na quinta-feira (21). Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo será no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obter mais de 50% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente