“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

ter
30
set
2014


Candidata petista amplia vantagem nos dois turnos

Pesquisa divulgada hoje (30) pelo Datafolha sobre intenções de voto para a Presidência da República mostra Dilma Rousseff, que disputa a reeleição pelo PT, à frente, com 40% das preferências do eleitorado, e diminuição da diferença entre os candidatos do PSB, Marina Silva, e do PSDB, Aécio Neves, que buscam o segundo lugar. Agora, Marina tem 25% das intenções de voto e Aécio, 20%.

É o quarto levantamento seguido que aponta queda de Marina e também com variação positiva do candidato do PSDB. No início de setembro, Marina tinha 20 pontos de vantagem sobre Aécio. Já no levantamento divulgado no dia 26, a vantagem tinha caído para 9 pontos. Se considerados apenas os votos válidos, excluindo os votos branco ou nulos, Dilma tem 45%, Marina 28% e Aécio 22%.

Nas pesquisas sobre um provável segundo turno, a vantagem de Dilma sobre Marina aumentou. Agora são 8 pontos de diferença: a petista está com 49% e a candidata do PSB, com 41%. Na pesquisa anterior, as duas estavam empatadas tecnicamente, 47% a 43%, respectivamente. Em uma simulação entre Dilma e Aécio no segundo turno, a candidata do PT também fica à frente, com 50% das intenções de voto, enquanto Aécio fica com 41%.

O Datafolha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios ontem (29) e hoje. Com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00905/2014.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

ter
30
set
2014

DSC00497

Os clientes do Banco do Brasil em Princesa Isabel não enfrentaram grandes filas na manhã desta terça-feira (30), no primeiro dia da greve nacional dos bancários.

Há dinheiro nos caixas eletrônicos. A procura está maior por causa da paralisação por tempo indeterminado.

No ano passado, os trabalhadores do setor promoveram uma greve que durou 23 dias, e só terminou após os bancos concederem aumento de 8%, com ganho real de 1,82%.


  Compartilhe por aí: Comente

ter
30
set
2014

O vice-prefeito de Matinhas, no Brejo paraibano, Felipe Moura (PP) e suplentes de vereadores anunciaram adesão a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). Além de Felipe, os suplentes Tavinho Moura (PP), Roildo Sudério (PHS), Maria Pedro (PP) e Didi do Sindicato (PT) confirmaram o apoio. A adesão aconteceu na tarde desta segunda-feira (29).

Acompanhado do ex-prefeito de Esperança, Nobinho Almeida (PSB), Felipe esteve com o governador Ricardo Coutinho e disse que a maioria da população de Matinhas reconhece as obras e ações que o Governo socialista realizou no município. “Nosso apoio é uma forma de gratidão pelo o que Ricardo fez por nossa cidade. Nós não poderíamos ir de encontro ao desejo e vontade do povo”, explicou Moura.

Segundo o vice-prefeito, Ricardo vem realizando uma administração que trabalha de verdade e que não engana nem os prefeito, nem o povo. “Tem um candidato ai que prometeu tudo ao nosso município e não fez nada”, lamentou. Ele acusou o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) de tentar obter o poder pelo poder. “Só é candidato para atender interesses de grupo”, completou.

Felipe Moura destacou algumas obras importantes da gestão de Ricardo em Matinhas, a como construção da estrada da laranja, na PB-101, que liga o município a Alagoa Nova, a reforma e ampliação da Escola Estadual de Camará e a aquisição de ônibus escolares.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

ter
30
set
2014

:

"Assim como não podemos descartar a ida de Aécio Neves (PSDB) para o segundo turno, também não podemos dizer que não haverá uma resolução da eleição já na primeira fase", disse o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, sobre a vantagem da presidente Dilma Rousseff; na última pesquisa do instituto, divulgada na sexta-feira, a candidata do PT à reeleição aparece com 40% das intenções de voto, Marina Silva, do PSB, com 27%, e Aécio Neves com 18%

247 – Segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, a eleição à Presidência pode acabar já no 1° turno, com vitória da presidente Dilma Rousseff: "Assim como não podemos descartar a ida de Aécio Neves (PSDB) para o segundo turno, também não podemos dizer que não haverá uma resolução da eleição já na primeira fase", disse ele no programa "Canal Livre", da TV Bandeirantes, no domingo à noite.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira (26), a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, aparece com 40% das intenções de voto, Marina Silva, do PSB, com 27%, e Aécio Neves, do PSDB, com 18%.

A vantagem de Dilma sobre Marina no primeiro turno aumentou em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 19, na qual Dilma aparecia com 37% e Marina com 30%. Aécio estava com 17% das intenções de voto.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT alcançaria 47%, contra 43% da candidata do PSB, o que configura empate técnico considerada a margem de erro de 2 pontos percentuais. Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%.

Em uma possível disputa entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 50% a 39%. Na semana passada, Dilma tinha 49% e Aécio, 39%.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

ter
30
set
2014

vital_15

Na noite desta segunda-feira (29) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade, realizou junto a outros candidatos da coligação e lideranças políticas um mega comício na cidade de Santa Luzia, com milhares de pessoas que sob muita animação gritavam o nome de Dilma (presidente), Vital (governador) e Zé Maranhão (senador).

A comitiva da coligação “Renovação de Verdade” foi recebida com festa, sob aplausos e bastante tietagem da população, que abraçava os candidatos, até o palco montado no Centro de Santa Luzia.

“Vamos para o segundo turno”, disse Vital. O peemedebista também com bastante carinho e simpatia do povo acrescentou que quem vota em Dilma, vota em Vital, vota em Zé e também nos deputados estaduais e federais para ajudar a Dilma e Vital.

Em seu discurso, Vital lembrou seus compromissos de campanha, principalmente para a região. “O meu adversário não fez nada. Deixou a região sem um palmo de esgoto sanitário, sem obras estruturantes. Vamos construir hospital, escolas, trazer empresas para a região, que eles prometeram e não fizeram e ainda vem pedir novamente seu voto. Sou diferente trouxe inúmeras conquistas como senador para todos os 223 municípios paraibanos, a exemplo para Santa Luzia de R$ 227.780,00 em verba para a aquisição de ônibus escolares e R$ 200.000,00 para a Reforma da Praça Alcindo Leite, dentre outras conquistas e farei muito mais como governador”, anunciou.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

ter
30
set
2014

Os bombeiros tentavam apagar o fogo jogando terra, cada qual com uma pá. Nós os meninos olhávamos tudo, bem de perto”

Sitônio PintoOtávio Sitônio

Voar é muito perigoso, até para as aves. Uma rolinha chocou-se contra a parede branca, provavelmente encandeada, no quintal lá de casa. Morreu. Um homem da caatinga me disse que encontrou um gavião estrepado num galho da vegetação rasteira. Os gaviões costumam dar mergulhos e voos rasantes para capturar pequenas presas; aquele não saiu do mergulho a tempo e se estrepou.

Eu já vi três acidentes aéreos. O primeiro quando eu era menino, aí pelos meus oito anos: dois aviões se chocaram quando procuravam aterrissar no Campo da Imbiribeira, ou de Tambauzinho, ali em frente ao 1º Grupamento de Engenharia. Eram um NA T6 – monomotor de treinamento da FAB –, e um Piper Paulistinha, monomotor de treinamento básico, daqueles fabricados por Baby Pignatari.

O campo não tinha rádio e os aviões tentaram o pouso simultaneamente, sem os pilotos verem um ao outro. O NA vinha por cima, e pegou o Paulistinha. O trem do NA entrou na cabine do Paulistinha e atingiu a cabeça do piloto. Desceram engatados, passaram baixinho por sobre uma choupana que havia perto da cabeceira, derribaram um grande cajueiro e se estatalaram perto da pista.

Os bombeiros tentavam apagar o fogo jogando terra, cada qual com uma pá. Nós os meninos olhávamos tudo, bem de perto. O campo ficava a pouca distância lá de casa. Morreram os três que vinham nos aviões, acredito que mais pelo fogo. Disseram que havia uma corrente de ar descendente em cima do campo, corrente que teria empurrado os aviões para baixo. Mas a corrente empurrou os dois de uma vez. Pode ter sido, mas é fato que o piloto do NA não viu o Paulistinha.

Você viu o monomotor que caiu no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Princesa Isabel, na esquina do Lyceu, num fim de tarde? Dizem que o avião tentou pousar no campo de futebol que havia acima do Lyceu, mas o campo estava ocupado por jogadores e estes não entenderam a emergência, e continuaram a jogar. Eu vi: o fogo envolveu o avião, matando seus ocupantes.

Você viu o ultraleve que caiu na calçadinha do Cabo Branco, na manhã de domingo? Ele vinha voando baixo e devagar, por sobre a praia, quando perdeu sustentação e embicou. Vi, seus dois ocupantes morreram. É difícil escapar alguém nos desastres de avião. Tenho um parente que escapou: o pediatra Paulo Soares sobreviveu à queda de um monomotor. Paulinho teve sorte.

Você se lembra do voo 447 da Air France, que mergulhou no Atlântico, entre o Brasil e a África, na noite de 31 de maio para 1º de junho de 2009, matando 228 pessoas? Não houve sobreviventes. Mas houve uma pessoa que sobreviveu, porque não embarcou. Os pesquisadores da Air France, da Air Bus, do governo francês e do governo brasileiro não sabem disso.

Uma prima minha recebeu um recado do nosso Tio Zepereira (o de 1930, o de Princesa) para não embarcar. Ora, tio Zé morreu em 1949, e a tragédia se deu 60 anos depois. Mas Tio Zé comparece às sessões espíritas de um centro no Recife. Há um médio no dito centro que recebe Tio Zé e João Dantas. Na véspera do voo fatídico, Tio Zé baixou no centro. Deu um recado ao médium, que transmitiu a mensagem ao irmão de minha prima – um engenheiro mecânico que frequenta o centro: “diga a sua irmã que não embarque nesse voo”.

A prima não embarcou. É a única sobrevivente do voo 447 da Air France, que mergulhou no mar depois dos rochedos São Pedro e São Paulo, em pós o arquipélago de Fernando de Noronha. Não dou crença a espiritismo, mas o fato é fato. Talvez a parapsicologia explique, talvez. Como é perigoso voar! Entre 2007 e 2009 caíram dois Air Bus no Brasil; ninguém escapou, só a prima.

Lembra-se da tragédia de Congonhas? Morreram 187 pessoas que vinham no avião, mais 12 que estavam em terra; faltou uma pra 200. O Air Bus estava sem o reversor direito, a pista sem as ranhuras. Mas o piloto já havia pousado na dita pista naquele dia, ou noite.

Ainda vou perguntar a Tio Zé e João Dantas se eles sabem de alguma coisa.

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

ter
30
set
2014

A imigração está diretamente ligada à morte de 40 mil pessoas desde o ano 2000 em todo o mundo. A estatística foi divulgada nessa segunda-feira (29) pela Organização Internacional para Imigração (IOM, na sigla em inglês), em reunião no escritório das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça.

De acordo com o relatório Jornadas Fatais: Rastreando Vidas Perdidas Durante a Imigração, 4.077 imigrantes morreram de janeiro a setembro de 2014, um aumento de 70% em relação a todo o ano de 2013 (2.400 vítimas). As traiçoeiras rotas de imigração do Mar Mediterrâneo respondem por grande parte das mortes: 3.072 (75%). Em seguida vêm o leste da África (251 mortes), a fronteira entre o México e os Estados Unidos (230 mortes) e o Golfo de Bengala, no Oceano Índico (205 mortes).

A Europa é o destino mais perigoso para imigrantes ilegais. Mais de 22 mil pessoas morreram desde 2000, sendo 4 mil no período de 2013 até agora. Apesar do perigo, cresce o número de imigrantes que cruzam o Mar Mediterrâneo em busca de abrigo em solo europeu. O relatório relembra a morte de 360 imigrantes africanos provenientes da Eritreia e da Somália, em outubro de 2013, que naufragaram ao tentar alcançar a Ilha de Lampedusa, na Itália.

A fronteira entre México e Estados Unidos é citada no relatório como uma região crítica, onde 6 mil imigrantes perderam a vida desde 2000, tentando entrar ilegalmente no país norte-americano. Mas as estatísticas apontam tendência de redução do número de vítimas.

Os dados estatísticos para a produção do relatório são coletados junto a governos e agências. Segundo o chefe do Departamento de Pesquisa da IOM, Frank Laczko, os números podem ser ainda maiores. “Apesar do grande volume de recursos gastos na coleta de dados sobre imigração e controle das fronteiras, poucas agências reúnem e publicam dados sobre mortes de imigrantes”, disse ele. Além disso – enfatizou Laczko – muitas mortes acontecem em regiões remotas, e nunca são registradas.

Para o diretor-geral da IOM, William Lacy Swing, é tempo de fazer mais do que contar as vítimas. “É hora de o mundo se engajar para acabar com essa violência contra imigrantes desesperados", salientou.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente