“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

qui
23
out
2014
  • :

Pesquisas que acabam de ser divulgadas pelos maiores institutos apontam candidata do PT à reeleição à frente do postulante do PSDB além da margem de erro pela primeira vez no segundo turno; na Datafolha, Dilma Rousseff marca 53% dos votos válidos, contra 47% para Aécio Neves, uma vantagem de seis pontos; Ibope tem placar de 54% a 46%, diferença de oito pontos; PT avança na reta final, cerca tucanos e leva Dilma ao favoritismo na eleição de domingo

247 – Levantamentos divulgados pelos institutos Datafolha e Ibope na tarde desta quinta-feira 23 apontam vantagem de seis e oito pontos, respectivamente, da presidente Dilma Rousseff em relação ao candidato do PSDB, Aécio Neves.

No Datafolha, ela atinge 53% das intenções dos votos válidos, contra 47% do tucano. Em comparação com a última pesquisa, Dilma cresceu um ponto, enquanto Aécio perdeu um.

Em votos totais, Dilma registrou 48%, enquanto Aécio atingiu 42%. Brancos e nulos representaram 5% dos entrevistados. Outros 5% disseram não saber em quem votar.

No Ibope, a presidente cresceu seis pontos em relação à última mostra, da semana passada, e registrou 54% dos votos válidos, ante 46% do adversário.

Considerando os votos totais, Dilma registrou 49% contra 41% de Aécio. Segundo a pesquisa, os indecisos são 3% e 7% responderam que vão votar nulo ou em branco no próximo domingo 26.

Com essa diferença, nos dois levantamentos, a candidata à reeleição pelo PT passa a liderar a disputa à Presidência da República isoladamente, pela primeira vez no segundo turno.

As notícias, que chegaram praticamente juntas ao público, mostrou uma inesperada, para a maioria dos analistas, aceleração da definição do eleitorado. O que se nota é que pesquisa Datafolha divulgada dois dias atrás, na qual Dilma apresentava 52% contra 48% para Aécio, não mostrava um quadro cristalizado, mas sim em evolução.

A candidatura da presidente mostrou capacidade de crescer um ponto – e talvez este ainda não tenha sido o ponto final da evolução. O teto de Dilma pode ser maior. Da mesma maneira, Aécio corre o risco de encontrar seu piso mais abaixo da atual marca, se não tratar de retomar a iniciativa. O grande problema é que a eleição acontece dentro de três dias, deixando de oferecer tempo para uma virada tucano sobre a virada de Dilma.

A presidente está indo para as urnas na condição de favorita.

Abaixo, reportagens da Agência Brasil sobre as pesquisas:

Datafolha: Dilma tem 48% das intenções de voto e Aécio, 42%

Mariana Tokarnia – Pesquisa Datafolha, finalizada hoje (23), mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 48% das intenções de votos. Aécio Neves, do PSDB, tem 42%. Assim como na pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, pela primeira vez no levantamento, Dilma lidera a disputa no segundo turno fora da margem de erro.

Votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 5% ainda estão indecisos. Considerados os votos válidos (excluindo-se os brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 53% e Aécio, 47%. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 47% e Aécio, 43% dos votos totais.

De acordo com o levantamento divulgado hoje, 41% afirmaram não votar em Aécio "de jeito nenhum", enquanto 37% afirmaram não votar em Dilma.

A pesquisa Datafolha ouviu 9.910 eleitores na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23). A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.

No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves recebeu 33,55%. O segundo turno das eleições presidenciais será no próximo domingo (26).

Ibope: Dilma tem 49% e Aécio, 41% das intenções de voto

A pesquisa Ibope divulgada hoje (23) mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de votos. Aécio Neves, do PSDB, tem 41%. Votos brancos e nulos somam 7% e não sabem ou não responderam 3%. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 15, Aécio tinha 45% das intenções de voto e Dilma, 43%. Brancos e nulos somavam 7%. Os que não sabiam ou não responderam, 5%.

No caso dos votos válidos, ou seja, excluídos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, de acordo com o instituto, Dilma aparece com 54% das intenções de votos e Aécio com 46% . Na pesquisa anterior, Aécio tinha 51% e Dilma, 49% dos votos válidos.

Quanto ao percentual de rejeição, de acordo com o Ibope, Aécio tem 42% e Dilma, 36%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios, entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01168/2014. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

No primeiro turno das eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves, 33,55%.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

A ‘Noite dos Campeões do Repente em Princesa Isabel’, promovida pelo poeta Edezel Pereira, promete ser a maior homenagem póstuma ao repentista princesense João Paraibano.

O grande encontro de violeiros acontece no próximo dia 31, às 20h, na AABB de Princesa Isabel, com apresentação do também poeta Iponax Vila Nova.

O evento reunirá nomes como Sebastião Dias, Diomedes Mariano, Antônio Lisboa, Edmilson Ferreira, Paulo Pereira, Genaldo Pereira, Zé Carlos do Pajéu, Miro Pereira, Zé Feitosa de Lima, Severino Pereira, Luiz Pereira, Manoel Cordeiro, André Rodrigues, Anderson Rodrigues, Adelmo Aguiar e Denilson Nunes.

Juntos, os 18 artistas farão um show de repente e canções, inclusive com repertório do poeta homenageado. O ingresso custa R$ 10.

“Esta é uma oportunidade sem igual para Princesa Isabel homenagear o grande poeta popular da terra, o imortal João Paraibano”, afirmou Edezel Pereira, irmão do poeta falecido.


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

Embalado por um coral formado por 150 mil vozes, o governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição pela coligação A Força do Trabalho, protagonizou, na noite desta quarta-feira (22), o maior evento da história das campanhas políticas da Paraíba. Com o reforço do senador eleito José Maranhão (PMDB), do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), da candidata à vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) e do candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT), a última Girassoca das eleições de 2014 acabou se transformando em carnaval fora de época.

Paraibanos vindos de todas as regiões do Estado se juntaram aos milhares de pessoenses, que de forma espontânea, começaram a se aglomerar a partir das 18h na praça que há 28 anos serve de concentração para o segundo maior bloco de arrasto do Brasil. “Juntamos um grupo de amigos, fretamos um ônibus e percorremos quase 500 quilômetros só para vim hoje a João Pessoa demonstrar o apoio do povo de Cajazeiras ao governador que tem transformado a história da Paraíba”, destacou o estudante Jandirson Freitas.

A aposentada Felisbela Cabral ignorou os seus mais de 70 anos de idade e fez questão de descer à pé a Avenida Epitácio Pessoa só para ouvir as palavras de Ricardo, a quem prefere chamar de ‘Mago Trabalhador’. “Sou filha natural de Guarabira, mas moro aqui em João Pessoa há mais de 50 anos. Tive a oportunidade de ver essa cidade sendo administrada por vários prefeitos, mas nunca vi ninguém trabalhar tanto quanto esse ‘Mago Trabalhador’. Sei que não preciso mais votar, porém, por tudo que Ricardo fez por essa cidade que me adotou há 50 anos, fiz questão de sair de casa para votar nele no primeiro turno e, se Deus quiser, farei o mesmo no próximo domingo”, enfatizou.

Assumidamente petista, a servidora pública federal Maria da Penha da Silva disse que a cidade de João Pessoa deu provas na noite desta quarta-feira de que não quer mais dar chance ao atraso. “O PSDB representa hoje o que é de pior na política brasileira. Aécio e Cássio são frutos da burguesia e só pensam em tirar proveito do poder público. Esses senhores nunca souberam o que é trabalhar na vida, conseguiram tudo de mão beijada, e e hoje se dizem os salvadores do Brasil e da Paraíba. Ainda temos muitos problemas a enfrentar no nosso País e no nosso Estado, mas com a força do trabalho de Dilma e Ricardo, haveremos vencer todos os desafios”, declarou.

A Girassoca da Vitória desta quarta-feira contou também com a participação de lideranças políticas dos mais variados partidos, como o ex-senador Efraim Morais (DEM), os deputados Damião Feliciano (PDT), Wilson Braga (PV), Lindolfo Pires (DEM), Anísio Maia (PT), Estela Bezerra (PS, B) e  Gervásio Maia (PMDB); os vereadores Durval Ferreira (PP), Zezinho Botafogo (PSB) e Benilton Lucena (PT); o ex-deputado Fabiano Lucena (PSDB) e o ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Tavinho Santos (sem partido).

Blog do Tião Lucena


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), atingiu 4,9% em setembro deste ano, a menor para o mês desde o início da série histórica iniciada em 2002.

Houve queda de 0,5 ponto percentual em relação à taxa observada em setembro do ano passado (5,4%). A pesquisa foi divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice também é numericamente inferior ao registrado em agosto deste ano (5%). Apesar disso, o IBGE não  considera a variação estatisticamente significativa. A PME é realizada em seis regiões metropolitanas do país.

O contingente de desempregados ficou em 1,2 milhão de pessoas em setembro deste ano, significando estabilidade em relação a agosto deste ano e queda de 10,9% na comparação com setembro do ano passado.

Já a população ocupada ficou em 23,1 milhões de pessoas, o que significa que, apesar da queda da taxa de desemprego, não houve geração de postos de trabalho tanto na comparação com agosto deste ano quanto em relação a setembro do ano passado.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

Cachoeira-dos-Indios-1

O vereador de Cachoeira dos Índios, Edegildo Ferreira (PMDB), é mais uma liderança política do Alto Sertão paraibano a desembarcar da candidatura do PSDB e aderir ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) neste segundo turno.

A nova adesão à reeleição de Ricardo foi oficializada nesta quarta-feira (22), durante reunião entre o vereador, o vice-prefeito de Cachoeira dos Índios, Allan Seixas (PR), e o ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, coordenador da campanha do governador socialista na região.

Edegildo, que é portador de deficiência física, elencou dois motivos para aderir à reeleição do governador. “Além de possuir a melhor política para as pessoas com deficiência, Ricardo é o governador que mais investiu na nossa região”, destacou o peemedebista, acrescentando ainda que no primeiro turno acabou sendo enganado pelas pesquisas de intenções de voto.

Ascom


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

:

Após participar de comício do tucano Aécio Neves em Belo Horizonte, Geraldo Costa Neto, herdeiro do Estado de Minas, chama o ex-presidente Lula de "cachorro verborrágico" no Facebook e diz que a presidente Dilma Rousseff não terá governabilidade; mensagem também foi disparada pelo Whastapp

247 – O herdeiro do Estado de Minas Geraldo Costa Neto usou o Facebook para atacar o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff após participar do comício do presidenciável tucano Aécio Neves, em Belo Horizonte. A mensagem também foi disparada por Whatsapp. Leia na íntegra:

Acabo de voltar do comicio do Aécio Neves . Foi um discurso histórico, de estadista, de gente grande, que pensa no país. Estou convicto de que ele vai ganhar as eleições.

Mas como bom atleticano, sempre me preparo para o pior. E desta vez estou me preparando de verdade. Este ódio que o PT está semeando no país não é decente. "Nos contra eles". "Sul contra norte". Isto é um absurdo. voces não podem fazer isso e continuar governado o país como se nada tivesse acontecido, voces passaram e muito do limite! É um horror o que esta acontecendo! Blasfemando, caluniando, isso é coisa de gente baixa, sem valores, que se unem com a cupula da corja deste país, como maluf, color, barbalho, juntando com o resto dos seus para subtrair o publico, sobre o pretexto de que tiraram pobres da miséria. Isso não lhes dá passe livre para fazer o que quiserem. Chamar uma pessoa de bem de neonazista é coisa de cachorro louco verborragico, se é que este cachorro louco soube o que foi o holocausto de fato.

Ganha-se e perde-se na vida, mas os valores não mudam de acordo com os números da ultima pesquisa. Valor não tem duas caras. Não se faz a coisa na surdina, para fisgar o desprevenido, o desinformado, o humilde.

E eu pensando que este cara iria entrar para a historia como um dos grandes….Jogou a biografia no lixo mais sombrio.
Não é esse o país que quero para os meus filhos! E por favor, se o pior acontecer, coisa que eu não acredito, deletem meu nome no face. Amizade a partir de agora so faço com quem tem os mesmos princípios que os meus. Dirijam-se a mim somente profissionalmente, mesmo que seja para vingança, que eu ja estou esperando. De outro modo, não terão minha atenção.

Voces não terão governabilidade, caso vençam, e isso não é uma ameaça, é uma premunição. Voces estão pisoteando na cabeça de milhões de pessoas de bem, que tem alma e principio. Elas não esquecarao disso. So para ter um punhado de votos a mais. Isto não se faz!!! O jogo de voces não esta sendo disputado dentro das quatro linhas. Colocam inverdades na boca dos outros e se rogam de santo. O tombo de quem faz isso geralmente vem na proporção, não sei, deve estar na bíblia.

Não sei se vou arrepender do que estou escrevendo, mas saibam que este é o meu sentimento que esta entalado ao ver que essas cenas de calunia a luz do dia não serão punidas por nenhuma instancia. Fosse num país serio…Não, isso não é correto. Não vale tudo. O tudo tem seu preço, e os juros estão correndo, mais dos que voces colocaram na nossa economia.

Mas para o bem das pessoas de valores deste país, vocês serão derrotados e o Brasil se libertará da página mais negra da política recente.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

O vereador mais votado do município de Ouro Velho, Naldo Soldado (PMDB), desistiu de apoiar o candidato a governador do PSDB e aderiu à reeleição de Ricardo Coutinho (PSB). O parlamentar peemedebista oficializou sua adesão durante reunião com o coordenador político da campanha socialista, Efraim Morais (DEM), e o prefeito de Prata, Júnior de Nôta (PMDB), na tarde desta quarta-feira (22), em João Pessoa.

Naldo Soldado afirmou que neste segundo turno refletiu sobre o seu posicionamento político e, após conversar com suas bases eleitorais e a população da cidade, decidiu pelo apoio à candidatura do governador que mais investiu no Cariri paraibano.

“Mesmo a prefeita do município apoiando o candidato adversário, Ricardo continuou fazendo obras dentro do Pacto Social, doando ônibus escolares e ambulâncias para a população de Ouro Velho, o que demonstra a sua grandeza de priorizar os interesses do povo”, disse o vereador do PMDB.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

A reportagem da TV mostrou o jumento achado em Goiana, deu até o preço: trinta reais

Sitônio PintoOtávio Sitônio

A produção da TV foi eficiente. Conseguiu um jumento em plena Zona da Mata de Pernambuco, mais exatamente em Goiana. Na Zona da Mata, jumento é ave rara A cidade já foi a segunda mais importante de Pernambuco. Foi também a capital da Capitania de Itamaracá. Esse “já foi” não quer dizer decadência; apenas outros municípios progrediram mais. Hoje, Goiana tem o quinto PIB de Pernambuco. Sua riqueza vem da cana de açúcar, cultura mais importante desde o período colonial. Breve terá mais um incremento a seu PIB: a fábrica de automóveis da Fiat, em fase adiantada de construção.

Não entendi bem o que a reportagem da TV queria dizer mostrando o jumento. Ele não é um animal endêmico da Zona da Mata, mas do Semiárido. Este último é o seu habitat, onde é inigualável, resistente à seca e à escassez de alimento. Nem o bode se equipara. O bode é frugal, mas não tem a rusticidade do jumento. O bode tem um sistema imunológico vulnerável às epidemias, às macacoas de inverno. É na época das chuvas que o bode adquire infestações da estação. Mas jumento não adoece nem emagrece.

A reportagem da TV mostrou o jumento achado em Goiana, deu até o preço: trinta reais. Um jegue nem grande nem pequeno, tamanho padrão do Jumento Nordestino – raça reconhecida por esse nome, rústica entre os rústicos. O Jumento Nordestino é procurado e disputado entre os criadores de muares do Centro Oeste e do Norte do Brasil. Digo os jumentos besteiros, aqueles condicionados a cobrirem éguas. É desse cruzamento que nasce o burro, ou muar, ou mu, ou mulo. Mas é preciso ensinar ao jumento a procurar a égua, pois o equus asinus é de uma espécie diferente do equus cabalus, e a natureza tem suas regras – principalmente para a reprodução.

O jumento tem 64 cromossomos, a égua 62; somados os dois, fazem 126; divididos por dois, perfazem 63, número ímpar. A próxima divisão cromossômica (meiose) fica assim comprometida, o burro queda-se estéril e a mula infértil. Apenas duas em mil finalizam a gestação, quase sempre interrompida na segunda semana. A não ser quando a fêmea é filha do cavalo com a jumenta: tem-se aí outro animal, a bardota. Quarenta por cento das bardotas são férteis, quando fecundadas pelo cavalo ou pelo jumento, pois o burro, como já foi dito, é estéril.

A reportagem da TV não desceu a esses detalhes. Não sabe e nem se interessa. Queria mesmo era reduzir Goiana e o Nordeste. “A pobre Goiana”, como se expressou a locução. Corte para a fábrica da Fiat. O Nordeste não pode ter fábrica de carros, insinua a reportagem, só pode ter jumentos. Cruzado com a égua, o jumento dá origem a um animal mais resistente, mais forte, mais inteligente, de casco duro e couro grosso, de melhor passada que o cavalo. Só não é mais veloz. Quem conhece, dá preferência ao muar.

O rei David conhecia, e tinha uma burra como sua palafrém. Está na Bíblia, palavra da salvação. O futuro rei Pedro I também conhecia, e montava uma burra na ocasião em que deu o célebre Grito do Ipiranga, “independência ou morte!” Dia desses comentei esse assunto aqui na coluna; agora, a reportagem da TV com o jumento de Goiana me fez voltar ao tema. Dom Pedro fazia uma longa viagem, de Santos a São Paulo para o Rio de Janeiro. Entre Santos e São Paulo, a Serra do Mar, ladeirosa, cheira de subidas e descidas escarpadas. Quinhentos quilômetros de caminhos. Não é viagem para qualquer animal, burro é melhor.

A reportagem mostrou o interior da Fiat, você deve ter visto, corte para Dona Dilma na paisagem de Pernambuco. Por um triz não mostrou a presidente montada no jumento, dando o Grito da Independência. Minas Gerais, a terra de Dona Dilma e do seu adversário, tem bons jumentos. Trata-se da raça Pega, boa de sela. Os pegas andam com o chamado tríplice apoio, sempre com três membros no chão, o que lhes dá segurança, principalmente nas escarpas, e transmite conforto ao cavaleiro. Burros pegas, filhos de éguas mangalargas, têm essa característica. A coudelaria de Dom Pedro foi uma das vertentes da raça Mangalarga. Quem sabe, a burra do Ipiranga seria reserva da casa; bastava boquinha, bora burra, bora burra!

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

qui
23
out
2014

O candidato ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador pela Coligação A Vontade do Povo, continua recebendo novas adesões ao seu projeto político.  Agora, o tucano passa a contar com o apoio de um grupo de lideranças do município de Marcação – 66 km de João Pessoa – no Litoral Norte da Paraíba -, que deixam de votar e trabalhar pela reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Através de uma articulação do candidato a vice-governador Ruy Carneiro (PSDB), o presidente da Câmara Municipal de Marcação, Marinaldo Medeiros (PCdoB), conhecido como “Lala”, o vereador Irmão Francisco (PT do B) e o candidato a prefeito do município em 2012 pelo PMDB, Edfrance dos Santos Silva , o “Negão”, aderiram à caminhada tucana.

Segundo o grupo, que já começou a atuar firmemente em visitas às bases e reuniões com grupos de aliados, Cássio representa um novo momento para a Paraíba, que deseja superar a atual fase de perseguições e atraso nas relações políticas.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente