“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

seg
15
dez
2014

DSC08414
Bancada de oposição quer derrubar proposta que cria taxa de iluminação pública 

A Câmara de Vereadores de Princesa Isabel se reúne nesta terça-feira (16), em sessão extraordinária, para votar várias matérias, entre elas a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Mas, segundo a oposição, “o prefeito Dominguinhos, no apagar das luzes de 2014, vai tentar ressuscitar o projeto de lei que cria a taxa de iluminação pública”.

A reunião, que acontece às 15h, deve contar com a presença dos 11 vereadores. A oposição promete esquentar a sessão, caso a proposta da taxa encaminhada pelo Executivo integre a pauta de votações.

Segundo o líder Ricardo Pereira (PC do B), o bloco de oposição, formado pelos vereadores comunistas Irismar Mangueira, Givaldo Morais e Robson Matuto e o peemedebista Célio de Zé Biró, “vai tentar barrar mais esse golpe contra o bolso da população.”

“É bom que a comunidade compareça à sessão, participe e exerça seu direito legítimo de pressão pacífica e democrática, como fez no ano passado, e veja quem vai ficar contra e a favor do povo” finalizou.


  Compartilhe por aí: 2 Comentários

seg
15
dez
2014


Líder da oposição responsabiliza prefeito tucano por perda de recursos federais

A Prefeitura de Princesa Isabel perdeu todos os convênios de 2014 com o Ministério das Cidades para calçamento.

Segundo informou nesta segunda-feira-feira (15) o líder político Ricardo Pereira (PC do B), o município está impedido de receber recursos do governo federal por ser classificado inadimplente no Cadastro Único de Convênios (Cauc), subsistema do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

“A Prefeitura se encontra em situação irregular perante o Siafi e a culpa é do prefeito tucano Dominguinhos, que nada fez para resolver as pendências existentes”, afirmou.

“A legislação é clara, o prefeito sabia que não podia frimar convênios e receber verbas federais por conta das inadimplências que ele não solucionou, e a população é quem paga por isso, já que fica sem receber os calçamentos”, arrematou.


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

seg
15
dez
2014

Receita paga último lote do IRPF 2014 amanhã

A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (15) o último lote da restituição do imposto de renda de 2014. O contribuinte que ficou de fora dos sete lotes regulares de restituições deve acessar o Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), da Receita Federal para saber os motivos da retenção em malha. O serviço é acessível com a utilização de certificado digital válido ou código de acesso, que pode ser gerado seguindo instruções na própria página. A consulta ao último lote está disponível na nova página da Receita Federal desde o último dia 8.

Detectado o problema, o contribuinte deve corrigi-lo enviando, na maioria dos casos, uma declaração retificadora. O primeiro lote residual, dependendo das disponibilidades do Tesouro Nacional, deve ser liberado em janeiro de 2015. Se não houver erro na declaração apresentada, o contribuinte deve reunir os documentos que comprovem os valores declarados e agendar um atendimento presencial em uma unidade da Receita.

Nos sistemas informatizados da Receita Federal constam 937.939 declarações retidas em malha fiscal, com 740.760 declarações com imposto a restituir; 174.301 declarações com imposto a pagar; e 22.878 sem imposto a pagar ou a restituir.

O maior motivo de retenção em malha, informou a Receita, foi omissão de rendimentos, presente em 52% das retenções. Em segundo lugar, vieram despesas médicas, respondendo por 20% das retenções. Depois, com 10% das retenções, está a ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), que ocorre quando a pessoa física declara um valor, mas o patrão não apresenta essa declaração, ou falta informações no documento.

Pelas normas da Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente

seg
15
dez
2014

Tranquilidade, belas praias urbanas, riqueza cultural, centro histórico valorizado e um marco arquitetônico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Com tantos atrativos, a cidade de João Pessoa está entre as cinco cidades mais procuradas pelos turistas para viagens na época do Natal e de Reveillon. O levantamento foi realizado pelo Mundi, o maior comparador de passagens aéreas e hotéis do Brasil e divulgado na imprensa nacional. A pesquisa levou em consideração as buscas realizadas no endereço eletrônico.

Para o secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Bruno Farias, a boa colocação da cidade não chega a ser uma surpresa. “Temos um produto turístico muito interessante, mas a cidade vivia escondida do grande público. Temos agora uma ação de marketing muito forte, que contribui para essa visibilidade toda”, destacou.

Além da estratégia de comunicação, a influência da administração municipal, segundo o secretário da Setur, também são decisivas para a transformação da cidade de João Pessoa e fazê-la em um sucesso turístico. “A gestão tem trabalhado para incrementar o turismo como revitalização do Centro Histórico, duplicação da Avenida Panorâmica que dá acesso à Estação Cabo Branco e o realinhamento da Orla. Tudo isso é sentido pelos turistas, que não hesitam em voltar à cidade”, declarou.

O casamento de estratégia de divulgação e infraestrutura adequada, aliada ao apelo das praias, bons restaurantes, mão de obra qualificada e um Centro Histórico apoiado no título de terceira cidade mais antiga do Brasil fazem de João Pessoa um sucesso turístico. “O Brasil está descobrindo a cidade e a perspectiva de mais crescimento. Aqui o turista encontra tudo o que precisa”, garante Bruno Farias.

A pesquisa – O levantamento divulgado pelo Mundi aponta as dez cidades mais procuradas para os festejos de final de ano, que inclui o Natal e o Ano Novo. Em ambos os casos, a cidade de João Pessoa figura entre as cinco primeiras posições. Realizada entre julho e outubro de 2014, a pesquisa aponta como principal tendência os planos de viagens para cidades localizadas no litoral.

Nas duas listas a liderança é do Rio de Janeiro. Para o período natalino, João Pessoa aparece na quinta colocação atrás de cidades como Recife, Natal e Fortaleza, mas à frente de Capitais como Porto Alegre, Maceió e Brasília. No período de Ano Novo a cidade também a aparece na quinta posição. Desta vez à frente de Aracaju e Teresina.

Veja o ranking

Destinos mais procurados para o Natal:

1. Rio de Janeiro (9%)

2. Fortaleza (7%)

3. Recife (7%)

4. Salvador (6%)

5. Natal (4%)

    João Pessoa (4%)

7. Maceió (3%)

8. Porto Alegre (3%)

9. Teresina (3%)

10. Brasília (2%)

Destinos mais procurados para o Réveillon:

1. Rio de Janeiro (9%)

2. Recife (9%)

3. Fortaleza (8%)

4. Salvador (6%)

5. João Pessoa (5%)

6. Natal (4%)

7. Maceió (3%)

8. Teresina (3%)

9. Aracaju (2%)

10. Porto Alegre (2%)

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

seg
15
dez
2014

O Destino Paraíba deve receber mais de 1 milhão de turistas no período de dezembro deste ano até março de 2015. A maior quantidade de visitantes estará em João Pessoa, representando mais de 65%. A estimativa da Coordenadoria de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com base nos dados apontados pelo método da Taxa Geométrica dos últimos quatro anos, é que esse contingente de pessoas deve deixar na economia paraibana no período quase R$ 590 milhões. Serão gastos na hotelaria, comércio, bares, restaurantes e transportes, entre outros segmentos.

Outro dado revelado pela pesquisa é que o número de turistas que deverão vir à Paraíba no período de alta estação representará um aumento superior a 5% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de que janeiro seja o mês com maior concentração de turistas, em especial, na capital paraibana, quando se busca sol e mar. Segundo o Ministério do Turismo (MTur), esses são os principais apelos turísticos do Nordeste e que confirmam a intenção de viagem dos brasileiros rumo às praias da região.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

seg
15
dez
2014

:

Reduzidas as possibilidades de um golpe contra a presidente Dilma, que será diplomada nesta semana, após a aprovação de suas contas de campanha pelo Tribunal Superior Eleitoral, todas as baterias se voltam contra o ex-presidente Lula; estratégia aberta pelo jornal O Globo, com a reportagem sensacionalista sobre seu "triplex", repercutida por Veja, consiste em pintá-lo como um marajá, nos moldes da falsa capa da revista Forbes, que circula pela internet; mídia familiar trabalha, desde já, para evitar o risco de que o PT fique 20 anos no poder; pesquisa Datafolha divulgada no dia 8 revelou que, para 64% dos brasileiros, Lula foi o melhor presidente da história; a partir de agora, a ordem é destruir o mito

247 – Uma semana atrás, uma pesquisa Datafolha, divulgada sem destaque pelo grupo Folha, trouxe duas informações: Luiz Inácio Lula da Silva é considerado o melhor presidente da história por 64% dos brasileiros e o Partido dos Trabalhadores, a despeito de todos os escândalos, voltou a crescer na preferência dos eleitores, situando-se bem à frente do seu principal rival, que é o PSDB.

Coincidência ou não, na segunda-feira, o jornal O Globo, dos irmãos Marinho, deu a largada para um processo de desconstrução do mito Lula, com sua reportagem sensacionalista sobre o suposto ‘triplex’ do ex-presidente. Embora tenha sido desmentida pelo Instituto Lula (leia mais aqui), a reportagem do Globo foi repercutida por outros veículos conservadores, como fez Veja neste fim de semana, numa estratégia clara: o que se busca é a transformação de Lula numa espécie de marajá.

É o primeiro sinal claro de que Lula, lançado como pré-candidato do PT à presidência da República por Rui Falcão, apanhará muito da imprensa familiar nos próximos quatro anos. "A reeleição da presidente Dilma mostrou que a população reconhece e aprova os 12 anos de transformação pelas quais o Brasil vem passando desde a primeira eleição do ex-presidente Lula, em 2002.  E teme que um segundo governo da presidente Dilma, ainda melhor do que o primeiro, crie uma perspectiva de continuidade em 2018", disse Rui Falcão, em entrevista à jornalista Tereza Cruvinel (leia aqui).

O próprio Lula, em discursos recentes, tem dito que, embora não seja o momento de falar em 2018, a oposição entra em pânico quando pensa na possibilidade de que o PT permaneça vinte anos no poder. Uma possibilidade que se tornou mais concreta depois que, na última quarta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, as contas de campanha da presidente Dilma Rousseff, estreitando as possibilidades de um eventual impeachment.

Assim que começar a governar, fazendo com que o País retome um ambiente de normalidade democrática, Dilma deixará de ser o alvo principal da mídia, cedendo a incômoda posição para o ex-presidente Lula, que passará a representar a perspectiva futura de poder. O que o Globo fez com seu ‘triplex’ foi apenas um ensaio na tentativa de desconstrução do mito Lula. Com a Operação Lava Jato em curso, Lula pode se preparar, desde já, para golpes bem mais intensos.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente

seg
15
dez
2014

buba germano

O deputado eleito, Buba Germano (PSB), alfinetou o resultado obtido pelo PPS nas últimas eleições na Paraíba. De acordo com Buba, que manifestou o desejo de ingressar na legenda no ano passado, o resultado das urnas mostrou quem estava certo.

Segundo ele, o PPS errou ao romper a aliança que tinha com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para seguir um outro caminho no Estado. “O PPS não conseguiu eleger ninguém, as urnas mostraram quem estava certo”,comentou.

Buba Germano é esposo da deputada licenciada Gilma Germano (PPS) e que à época seu grupo político defendia a continuidade da aliança com o governador Ricardo Coutinho. “Nossa proposta era continuar a aliança e ampliar a bancada na Assembleia, mas estranhamente o partido tomou uma posição diferente e isso a meu ver foi um equívoco”, disse.

Indagado sobre o futuro político de Gilma, Buba Germano não quis comentar se ela permanece ou não na equipe do governador Ricardo Coutinho, mas adiantou que a parlamentar continuará filiada ao PPS. “Gilma permanece no PPS, agora espero que num futuro bem próximo o partido possa rever suas posições”, ressaltou.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

seg
15
dez
2014

Aeronautas, aeroviários aposentados, e pensionistas do Fundo Aerus, que reúne ex-trabalhadores das extintas Varig e Transbrasil, protestam na Advocacia Geral da União (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Aposentados e pensionistas têm até o dia 30 de dezembro para fazer comprovação de vida e renovar suas senhas nas agências bancárias 

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 30 de dezembro – os bancos não funcionam no dia 31 – para comprovação de vida e a renovação da senha na rede bancária, caso contrário o benefício será suspenso. O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que pede às pessoas que evitem o procedimento na última hora.

A comprovação de vida deve ser feita na instituição em que o segurado recebe. É importante destacar que o procedimento é obrigatório e deve ocorrer anualmente, segundo comunicado da federação.

A prova de vida é um importante procedimento no combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. Após procedimento operacional de conferência e validação dos dados, o beneficiário recebe uma nova senha.

Os bancos garantem que estão alertando os clientes sobre o fim do prazo por meio de avisos impressos nos extratos bancários e mensagens que podem ser lidas nas telas do caixa eletrônico, no momento do saque do benefício.

O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. Os bancos que têm tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la.

Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada.

O modelo da procuração pode ser encontrado no site do ministério. Outra opção é uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário for não alfabetizado, informa o INSS. Além disso, é necessária a apresentação de atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

Na última sexta-feira (12), o Ministério da Previdência Social divulgou o calendário de pagamento dos benefícios em 2015, que pode ser consultado na página da Previdência Social na internet. Em janeiro de 2015, a folha de pagamento do INSS tem início no dia 26 de janeiro e término no dia 6 de fevereiro. Para saber o dia de pagamento, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo-se o dígito.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente