“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

dom
29
mar
2015

Presidente estadual do PSB e suplente de deputado federal, o princesense Edvaldo Rosas deve regressar à Princesa Isabel nos próximos dias.

A agenda do dirigente socialista prevê reuniões com aliados do governador Ricardo Coutinho em diversos municípios da região.

A data dos encontros deve anunciada no começo de abril.


  Compartilhe por aí: Comente

dom
29
mar
2015

Com céu nublado a parcialmente nublado, este domingo (29) apresenta chance (90%) de pancadas de chuva com trovoadas em Princesa Isabel, Manaíra, São José de Princesa, Tavares, Água Branca e Juru, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Na maioria dos municípios, a temperatura máxima prevista é 29°C, e a mínima, de 17°C.

Abaixo, a previsão do Centro para a região Nordeste:

No norte e nordeste da região: pancadas de chuva localizadas a qualquer hora. No leste de PE: muitas nuvens e chuva isolada. No leste da BA: possibilidade de chuva. No sul da BA, leste de SE e de AL: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: muitas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 35°C no nordeste da BA. Temperatura mínima: 18°C no interior da BA.


  Compartilhe por aí: Comente

dom
29
mar
2015

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, ontem (28), a Vila Olímpica Parahyba, considerado um dos mais modernos complexos esportivos da América Latina. Durante a solenidade, que reuniu personalidades do esporte e da comunidade de João Pessoa, Ricardo destacou que o evento é um marco para a Paraíba e para a Capital, e que o espaço vai deixar um legado para as futuras gerações. Entre os destaques do equipamento, está a construção de uma piscina para o nado sincronizado.

A inauguração da Vila Olímpica faz parte de uma série de obras que marcam os cem dias de gestão do segundo mandato do governador Ricardo Coutinho. “Quando assumi o governo, em 2011, pela minha cabeça passava uma única coisa: não teria valido a pena eu passar pela gestão, assumir todos os compromissos que assumi e que cumpri, se eu não conseguisse legar, através de um Governo, uma grande vila olímpica, como esta, com essa realidade que estamos vendo”, afirmou. “Aqui [no complexo] há R$ 32 milhões em dinheiro do povo paraibano”, prosseguiu.

Ricardo também enfatizou que a inauguração da Vila Olímpica Parahyba é apenas parte de uma série de obras do Governo. “Olhemos para o Centro de Convenções, para os Centros Formadores de Educação, para os hospitais, para as estradas”, explicou. “Nós estamos criando condições objetivas para que a vida dos paraibanos possa evoluir cada vez mais. Só se faz isso com duas coisas. A primeira delas é a aplicação correta do dinheiro, que é público. A segunda é ter a coragem de ousar, de disputar nacional e internacionalmente um lugar para o nosso Estado”, acrescentou o governador.

Ele ainda destacou as conquistas da Paraíba na área econômica. “A Paraíba foi o Estado que mais gerou empregos em 2014, que mais cresceu o setor de serviços, que teve o maior crescimento da indústria”, lembrou. “As conquistas não são apenas na área econômica. São conquistas que valorizam os seres humanos que pertencem a este Estado”, pontuou.

Vila Olímpica – O governador afirmou que a construção da Vila Olímpica Parahyba será uma plataforma de inclusão social. “Quem pratica e ama o esporte dificilmente se desvia para qualquer outro caminho da vida. É através do esporte que conseguimos mostrar para a nossa juventude o caminho saudável, que daremos oportunidade de conquistas às crianças do presente e do futuro. É por isso que, neste complexo esportivo, temos 32 modalidades esportivas”, concluiu.

Após a inauguração, o governador Ricardo Coutinho, ao lado da vice-governadora Lígia Feliciano e dos secretários de Estado, assistiu a uma apresentação da Seleção Feminina de Nado Sincronizado da Paraíba. Também participaram da solenidade, diversos deputados e representantes do esporte paraibano. A inauguração ainda contou com vários medalhistas olímpicos, a exemplo dos jogadores de vôlei Giba e Fofão, e do maratonista Vanderlei Cordeiro.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

dom
29
mar
2015

Foto: Divulgação 

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março de 2015), tendo como tema central este ano “Água e Desenvolvimento Sustentável”, pesquisa realizada por especialistas em recursos hídricos do Insa alerta que as chuvas ocorridas até o momento na região não foram suficientes para recompor os volumes dos seus reservatórios.

Os resultados da capacidade dos reservatórios do Semiárido brasileiro foram divulgados na nova edição do Boletim de Monitoramento dos Reservatórios da Região Semiárida.

Previsão climática

Os especialistas afirmam que a situação se torna mais preocupante se considerarmos o resultado da reunião de análise e previsão climática realizada na Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em Recife (PE), no último dia 18 de março.

Meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que a previsão de consenso para o período de abril a junho é de chuvas que variam de normal a abaixo da média histórica para o setor Leste do Nordeste brasileiro e permanência de chuvas abaixo da média nas demais áreas do Nordeste.

Salomão Medeiros, coordenador do Núcleo de Recursos Hídricos do Insa, afirma que, se confirmado esse prognóstico apresentado pela recente previsão climática, os níveis dos reservatórios do Semiárido poderão alcançar níveis ainda mais críticos nos próximos meses.

Monitoramento

Desde setembro de 2014 o Insa acompanha, mensalmente, os volumes de 391 reservatórios em toda a região semiárida brasileira, que totalizam uma capacidade máxima de armazenamento de quase 40 bilhões de m3.

As últimas informações indicam que os volumes de água armazenados nestes reservatórios atingiram cerca de 10 bilhões de m3, o que representa apenas 28% da capacidade total de acumulação.

Também foram registrados que 13% dos reservatórios já entraram em colapso, 38% estão em estado crítico (reservatório com menos de 10% de sua capacidade de armazenamento) e 28% têm seus volumes oscilando entre 10 a 30%.

Insa


  Compartilhe por aí: Comente

dom
29
mar
2015

Água de Coremas está sendo usada em irrigações no RN, comprometendo cidades da PB
Frente Parlamentar visitou Coremas

A audiência pública realizada neste sábado (27), pela Frente Parlamentar da Água, na Câmara Municipal de Pombal, identificou, entre outras questões, a necessidade da Agência Nacional de Águas (ANA) ser alertada sobre a destinação da água de Coremas. É que a água está sendo usada em irrigações no vizinho estado do Rio Grande do Norte, comprometendo o abastecimento de, pelo menos, cinco cidades paraibanas. E o agravante é que Coremas já está com sua capacidade comprometida pela ausência de chuvas na região. Essa questão foi levantada pelo vereador de Pombal, Josevaldo Feitosa que solicitou da Frente Parlamentar uma gestão sobre o assunto junto a ANA.

Os deputados Jeová Campos, presidente da Frente, Janduhy Carneiro, Galego de Sousa, Gervásio Maia, Renato Gadelha e Nabor Wanderley, se comprometeram a solicitar da ANA providências que inibam essa prática que está sendo prejudicial aos paraibanos. “Vou levar essa questão para debate na audiência pública que acontecerá no dia 09 de abril, com a participação do diretor presidente da ANA, Vicente Andreu. A denúncia é grave e merece ser colocada em evidência durante essa audiência até porque é inadmissível que a pouca água que resta em Coremas seja utilizada em irrigação quando muita gente sequer tem água para consumo próprio”, destaca Jeová.

Uma outra constatação preocupante dos parlamentares que integram a Frente e que visitaram o açude Carneiro, que abastece vários municípios da região de Pombal, é que ele está com apenas 2% de sua capacidade e não tem mais condições de disponibilizar a água que necessita a população. “É preciso construir uma barragem para garantir água para esses municípios e vamos levar esse pleito ao governo do estado”, disse Jeová.

O deputado Jeová Campos fez um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela Frente até agora. “Muitas das constatações e problemas identificados até então só puderam ser conhecidos com a presença no local dos acontecimentos. Essas visitas às obras, o diálogo com a população e com seus representantes políticos tem nos fornecido subsídios e informações importantes que nos mostram exatamente onde e como devemos agir para cobrar das autoridades competentes a resolutividade dos problemas o quanto antes, pois a falta de água é um problema que não se pode esperar”, destaca Jeová.

Além dos deputados citados anteriormente, também participou das ações da Frente em Pombal, o Capitão Jesus, representando o Exército Brasileiro, o Gerente da Cagepa da regional do Rio do Peixe, Francisco Veras e o representante da AESA, Damião Fernandes.

Próximas ações da Frente

A Frente Parlamentar da Água vai estar nesta segunda-feira (30) com agenda de atividades em Campina Grande. No dia 09 de abril, será a audiência pública com a ANA, e no dia 17, com o Ministério da Integração.

ParlamentoPB


  Compartilhe por aí: Comente

dom
29
mar
2015

diabetes

Um sistema desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), vai possibilitar o diagnóstico pré-sintomático do diabetes mellitus tipo 2, doença que afeta o metabolismo da glicose, a principal fonte de energia do corpo. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Diabetes, baseado em dados do Ministério da Saúde, há 14 milhões de diabéticos no Brasil, 90% deles com o tipo 2 da doença e o restante, o tipo 1.

O diabetes não insulinodependente ou do adulto – tipo 2 – ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos. Por ser pouco sintomático, o portador do diabetes tipo 2, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que pode provocar complicações no coração e no cérebro.

O dispositivo foi criado pelo Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia do IFSC/USP com o objetivo de identificar alterações hormonais, de forma rápida e fácil, que possam indicar a possibilidade de surgimento do diabetes tipo 2 no futuro. A pesquisa foi feita pela aluna de doutorado Laís Canniatti Brazaca, com a orientação do professor Valtencir Zucolotto. “Não é um sistema para diagnóstico de diabetes tipo 2 e nem para diagnóstico precoce da doença. O que desenvolvemos é um sistema de detecção de um hormônio específico chamado adiponectina”, explicou Zucolotto, em entrevista à Agência Brasil.

“Quando o organismo começa a produzir menos esse hormônio, há uma relação com o aparecimento de diabetes tipo 2 lá na frente. Obviamente não são todos os casos em que a diminuição [do hormônio] leva ao diabetes, mas há uma correlação. Se existe uma maneira rápida e barata de detectar esses hormônios, pode-se pensar até em um diagnóstico preditivo. Sabendo que há uma disfunção [hormonal], a pessoa pode até pensar em uma mudança de hábitos alimentares e de vida, que podem evitar ou postergar o aparecimento da doença, acrescentou.

O sistema funciona por meio de um biossensor, descartável e de baixo custo, que detecta a baixa concentração do hormônio adiponectina, relacionado com a doença. Há diversas pesquisas que relacionam o aparecimento do diabetes mellitus tipo 2 à baixa produção de adiponectina, mas o método utilizado para detectá-lo, chamado de Enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA), costuma ser muito caro e pouco realizado em laboratórios. “Já existem métodos padrões e convencionais para detectar esse hormônio, mas são mais caros e precisam de grandes equipamentos, além de serem feitos em laboratórios de análises clínicas. Nosso sistema é um biossensor, descartável, um eletrodo pequeno para que se possa tentar tornar mais fácil esse monitoramento da adiponectina”, explicou o professor.

Exames feitos em laboratório com o novo sistema, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, obtiveram resultados bastante semelhantes aos feitos com o método tradicional Elisa. Mas a ideia é que o novo dispositivo não substitua a análise feita convencionalmente com o Elisa, mas seja um exame complementar. Após o desenvolvimento dessa tecnologia, o grupo espera encontrar empresas interessadas em produzir o aparelho e comercializá-lo.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente

dom
29
mar
2015

Embora alguns membros do Partido Progressista tenham ocupado cargo no governo de Romero Rodrigues (PSDB) em Campina Grande, a exemplo de Gustavo Ribeiro, a deputada estadual Daniela Riberto nega que o PP esteja apoiando a gestão tucana.

Em entrevista concedida a emissoras de Campina Grande, a deputada observou que a presença de alguns membros do PP no governo, não significa que o partido esteja apoiando Romero.

– O próprio presidente, Enivaldo Ribeiro, já deixou claro que não compomos o governo Romero, pois o fato de alguém do PP participar do governo não quer dizer que o partido esteja integrado à gestão – reforçou.

Em relação a 2016, Daniella Ribeiro reafirmou que, neste momento, não pensa em disputar a Prefeitura Municipal de Campina Grande nas eleições de 2016.

– Tenho gratidão sempre de ser lembrada e isso é sinal de que meu trabalho é lembrado. Neste segundo mandato na Assembleia, por exemplo, quase dobramos a votação. Isso é a aprovação do meu trabalho. Sobre ser candidata a prefeita, é muito e precipitado falar sobre isso, não deixando de agradecer a população por lembrar-se do meu nome. Estamos em um trabalho importante na ALPB e estou voltada para a legislatura – pontuou.

PB Agora


  Compartilhe por aí: Comente