“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

ter
05
maio
2015

DSC01733
Ricardo Pereira recebe  apoio do suplente de vereador e dirigente do PT do B local

O suplente de vereador e presidente do PT do B de Princesa Isabel, Gabriel Sonhador, declarou apoio ao projeto político de Ricardo Pereira. A decisão oficial foi anunciada após encontro no fim da manhã desta terça-feira (5).

Ex-PSB, Gabriel disse que seu apoio a Ricardo Pereira expressa “uma aliança programática capaz de superar o impasse político-administrativo que se instalou no município a partir da última eleição municipal”.

Ele disse ainda que deixou a sigla socialista em outubro de 2013, “por absoluta falta, no plano municipal, de um projeto popular de gestão, livre de traço personalista e comprometido com as demandas do povo, além de ter sido excluído de todas as decisões internas da agremiação e de outros eventos”.

Na avaliação de Ricardo Pereira, “Gabriel foi a grande surpresa da disputa por uma vaga na Câmara Municipal em 2012, pois mesmo sem ter conseguido chegar lá, obteve 273 votos [2,39% dos votos válidos] com uma campanha reconhecidamente pobre”.

“Já na eleição do ano passado, ele [Gabriel] apoiou o deputado estadual Frei Anastácio, do PT, e conseguiu 146 votos para o parlamentar candidato à reeleição”, acrescentou.

“É uma liderança carismática, popular, humilde, com passagem livre nos diferentes segmentos da população e tem uma atuação cultural muito forte, como presidente do Grupo de Teatro e Artes de Princesa Isabel (G.T.A.P.I.), compositor, cantor e principal protagonista na encenação da Paixão de Cristo local”, destacou.

O acordo político entre Ricardo Pereira e Gabriel Sonhador foi construído com a participação do lojista Iram Pinto.

DSC01735
Fábio Braz, Ricardo Pereira, Gabriel Sonhador e Iram Pinto comemoram aliança


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

ter
05
maio
2015

IMG_20150505_102004612
A tragédia anunciada: volume quase zero do Jatobá II inviabiliza captação de água

Sem mais condições de captar  água, por causa do baixíssimo nível do açude Jatobá II, o escritório local da Cagepa anunciou na manhã desta terça-feira (5) a desativação do sistema de abastecimento de Princesa Isabel.

É a primeira vez  – em quase 50 anos de existência do manancial, que o município vive uma situação de desabastecimento total.

De acordo o gerente da agência local da Cagepa, Gledson Nunes, “uma equipe de Patos vai tentar hoje captar o restante do volume através de uma  bomba flutuante, no meio da água, jogando o produto por baixo da parede do açude, mas é uma operação cujo resultado não podemos prever”.

Segundo ele, “o volume morto é pesado, tem muita lama e exige tratamento mais demorado, sendo que a quantidade disponível dará apenas para mais algumas horas, sem esquecer que, com a redução drástica do volume, associada à evaporação, a mortandade de peixes provocada pela falta de oxigenação vai agravar ainda mais o problema”.

Gledson explicou que “a captação normal, através da galeria, tornou-se inviável em função do nivel quase zero do Jatobá e, por isso, não podemos estimar ainda se o voume é suficiente para dois, três dias ou uma semana, mas o colapso é inevitável”.

Veja na sequência de fotos abaixo (tiradas por Gledson Nunes) a agonia final do Jaotbá II.

IMG_20150504_170030388_HDR

 

IMG_20150504_170023534_HDR

 

IMG_20150505_102009240

 

IMG_20150505_102018709

 

IMG_20150505_102024998

 

IMG_20150505_102033037


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

ter
05
maio
2015

PREVISÃO 5 DE MAIO

Com sol entre poucas nuvens, esta terça-feira (5) apresenta possibilidade (5%) mínima de chuva em Princesa Isabel, Manaíra, Juru, Tavares, Água Branca e São José de Princesa, segundo aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Na maioria dos municípios, a temperatiura máxima prevista é de 32°C, e a mínima, de 19°C.

Abaixo, a previsão do Centro para a região Nordeste:

No litoral da BA: No leste e nordeste da BA: possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Entre o litoral de SE e o litoral do RN: nublado com possibilidade de chuva. No norte do CE, norte do PI e norte e oeste do MA: nublado com pancadas de chuva. Nas demais áreas do MA e do PI, interior do CE, no RN e leste da PB e de PE: sol entre nebulosidade variável. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 35°C no norte do PI. Temperatura mínima: 19°C no interior da BA


  Compartilhe por aí: Comente

ter
05
maio
2015

https://gallery.mailchimp.com/8a6ee9a201bdb5c05e30ddafd/images/c9e7084c-ecd1-4e72-9dc0-713d56b7efde.jpg

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar da Água, realizou audiência pública na Câmara Municipal de Itaporanga, "Casa Adauto Antonio de Araújo", na manhã desta segunda-feira (4). Na agenda de trabalho dos deputados, estava o debate com a sociedade civil e lideranças políticas do Vale do Piancó sobre a questão hídrica na região.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado Jeová Campos, a audiência pública cumpriu seu papel de ouvir e debater com representantes do povo os problemas causados pela estiagem. "Nós estamos percorrendo a Paraíba para ouvir a população, as lideranças das regiões objetivando encontrar soluções para amenizar a escassez de água nesse longo período de estiagem".

Além de Jeová, participaram da audiência os deputados Nabor Wanderley, Janduhy Carneiro e Galego Souza. O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, foi representado por seu chefe de gabinete Amaro Neto.

Jeová Campos destacou que como resultado de sua agenda de trabalho a Assembleia Legislativa da Paraíba através da Frente Parlamentar da Água produzirá relatório para cobrar do Governo Federal mais recursos, mais projetos para obras estruturantes na área hídrica.

Na avaliação do deputado Janduhy Caneiro, que secretariou os trabalhos, é preciso ficar atento às ações de caráter permanente, por parte do governo estadual e governo federal. "O governo federal precisa enviar ao Congresso Nacional um projeto sobre fundo permanente para obras hídricas no Nordeste", declarou o parlamentar. Janduhy também defendeu ações emergenciais como carros-pipa e perfuração de poços na região do Vale do Piancó.

O deputado Nabor Wanderley ressaltou a importância que tem a Frente Parlamentar da Água e chamou a atenção para que os prefeitos participem dessas audiências públicas porque é fundamental que os gestores e a população apresentem sugestões e defendam demandas.

Nabor destacou que importante relatório será elaborado pela Assembleia Legislativa e será instrumento essencial para cobrar do Ministério da Integração Nacional e da bancada federal recursos para obras estruturantes no setor hídrico. "Nesse momento devemos unir forças e lutar pela conclusão das obras da transposição de águas do São Francisco".

O deputado Galego Sousa destacou que a Paraíba está em desenvolvimento, com muitas indústrias e isto requer oferta d’água, daí a urgência das águas do São Francisco e outras obras. O parlamentar lembrou que os 121 açudes  monitorados pela Aesa acumulam hoje apenas 20% do volume total de reserva que é de 3,7 bilhões de metros cúbicos d’água.

O coordenador regional da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, (Aesa), Chico Lopes, informou que o Governo da Paraíba implantou recentemente em Itaporanga 2.700 hidrômetros, diminuindo o número de ligações clandestinas. O representante da Aesa também informou que o Governo do Estado conseguiu a garantia da presidente Dilma Rousseff para a implantação do terceiro eixo da Transposição do São Francisco, que beneficiará o Vale do Piancó.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Itaporanga, Silverton Soares dos Santos (Nenem de Adailton), avaliou que a audiência pública da Assembleia Legislativa serviu para debater tema importante e atual já que a estiagem tem causado muitos danos a agricultores e à população do Vale do Piancó. "A Assembleia Legislativa acerta em interiorizar suas ações através da Frente Parlamentar da Água, todo o Vale do Piancó espera a transposição das águas do Rio São Francisco através do terceiro eixo e nada mais justo do que ações nesse momento de calamidade pública em prol da comunidade", comentou.

Itaporanga tem 11 vereadores e a Câmara apresentou aos deputados sugestões de construções de novos mananciais, de canais paralelos de adutoras e de barragens subterrâneas.

O gerente regional da Cagepa, Maciel Damasceno, observou que infelizmente não há legislação que proíba o usuário de desperdiçar água tratada, a exemplo das construções de residências e prédios. Em um aparte, o deputado Jeová Campos adiantou que a Frente Parlamentar da Água vai propor à Cagepa tarifas diferenciadas para inibir o desperdício d’água. A gerência regional responde pelo abastecimento d’água de 38 municípios.

Agência ALPB


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

ter
05
maio
2015

O governador Ricardo Coutinho (PSB), comentou em seu programa semanal de rádio na Tabajara FM, criticas da oposição a sua gestão de declarou que seus opositores estão desmoralizados e com dor de cotovelo, por que tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram.

Ricardo fez a referência ao comentar criticas as obras da barragem de Camará, que segundo o governador está 80% concluída, e que ainda este ano vai jorrar água em Esperança e Remigio.

“Eu acho bom esse pessoal que sempre investe no quanto pior, melhor, por que isso nunca me pegou, mas eu acho que por que a cada passo que a gente dá, a cada conquista que nós e o povo fazemos, o pessoal deste tipo fica desmoralizado, por que não fizeram e ficam agourando para que as coisas não aconteçam”, destacou.

Para o governador Ricardo Coutinho, o povo avançou mais que o segmento político.

“Seria bom que o segmento político também despertasse, mas eu creio que chegará o tempo, até mesmo por força e ação do povo, de que o segmento político avançará, para que possamos criar as condições mais legitimas possíveis para provocar avanços para a população”.

Ricardo ainda criticou ainda o senador Cássio Cunha Lima, que segundo ele, não pagou contratos do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, de 2009, que só teriam sidos pagos no seu governo em 2011 e também não teria contratado concursados.

Paraiba.com.br


  Compartilhe por aí: Comente

ter
05
maio
2015

O deputado estadual João Henrique (DEM) cobrou através de requerimentos aprovados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do presidente Rubens Rodrigues dos Santos, renove o subsídio do milho, objeto da portaria interministerial nº 710/14, importante instrumento regulatório de defesa.

O parlamentar justifica que a agricultura familiar e pecuarista da Paraíba, bem como na região Nordeste do país, vem enfrentando dificuldades para manter a alimentação dos seus rebanhos em razão do valor do milho, cotado no balcão da CONAB a R$ 39,90. O preço do milho subsidiado ficaria em média R$ 20,00 por saca de 60 kg.

O deputado João Henrique afirmou que é necessária a união de forças para que o pleito dos agricultores paraibanos seja atendido e apela para que a bancada federal paraibana cobre uma solução imediata da Conab.

“Este quadro que ora se registra no nosso meio rural tem suscitado inúmeras reclamações e produzido reivindicações, vez que seus bens de produção dependem substancialmente da aquisição do milho na forma subsidiada. Independente do quadro político que a sociedade vive hoje, ações urgentes do poder central deveria acolher as dificuldades dos trabalhadores e produtores”, pontuou o deputado.

João Henrique destacou que são necessárias ações eficazes e emergentes dos representantes do Congresso Nacional para que se resgate a situação de equilíbrio entre os meios de produção, seja a pecuária ou a agricultura tradicional dos contemporâneos, que vê no milho a sua fonte principal de subsistência para manter sua família e gerar investimentos.

Os requerimentos aprovados pelo voto unânime dos parlamentares no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, serão encaminhados à Conab e ao Ministério da Agricultura, direcionado ao gabinete da ministra Kátia Abreu.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

ter
05
maio
2015

FRANCISCO FERREIRA

Agora não tem choro, nem tem vela, os Institutos que fraudaram as pesquisas eleitorais na Paraíba em 2014 vão ter mesmo que desembolsar o dinheiro das penalidades devidamente corrigido.O TSE não acatou os recursos interpostos por Souza Lopes e Ipespe e o jeito vai ser tirar o dinheiro do cofre e ficar mais pobres.

Conforme tanto se viu nas eleições de 2014 , várias pesquisas foram consideradas ilegais e/ou fraudulentas nesse pleito. Foram várias ações de impugnações protocoladas junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba a fim de proibir a publicação bem como a aplicação de multas aos institutos que veicularam pesquisas ilegais . Dentre os institutos multados tivemos o Instituto Souza Lopes que teve aplicação de quatro multas de 52 mil reais cada e o Instituto IPESPE que foi multado em uma dessas pesquisas .

Segundo o advogado Francisco Ferreira , que foi o responsável pela derrubada em massa de tantas pesquisas fraudulentas , todos os institutos recorreram das decisões afim de reverter a situação no TSE , todavia , nenhum dos seus recursos foi aceito .

" A maior prova de que as pesquisas eleitorais ali vergastadas era todas ilegais ou até mesmo fraudulentas , foi o resultado externado nas urnas através da soberania do voto Popular que culminou com a vitória do Governador Ricardo Coutinho. Tanto é que o Tribunal Superior Eleitoral confirmou as decisões do TRE mantendo as multas aplicadas aos institutos ", frisou o jurista .

Tanto o Instituto Souza Lopes quando o IPESPE tiveram seus recursos denegados pelo TSE e agora estão sendo executados para pagar o débito junto à justiça eleitoral .

Segundo Dr Francisco Ferreira , o IPESPE requereu o parcelamento da multa para ser paga em 60 meses , todavia esse requerimento foi negado , tendo sido concedido o prazo de 20 meses para pagar , o que dará um valor mensal de RS 2.600 reais .

Já o Instituto Souza Lopes aguarda notificação para execução da dívida e caso também seja concedido um prazo de 20 meses para pagar , essa poderá ter que desembolsar por mês a bagatela de R$ 5.400, 00 reais para cumprir com a obrigação judicial.

Blog do Tião Lucena


  Compartilhe por aí: Comente

ter
05
maio
2015

Dengue

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou ontem (4), na capital paulista, que o país enfrenta uma epidemia de dengue. “Nós temos 745.957 casos até 18 de abril. Sabemos que esse número aumentará. O Brasil vive situação de epidemia concentrada em nove estados, que são os que têm mais de 300 casos por 100 mil habitantes”, declarou, após participar de encontro na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) com empresas de biotecnologia. Ele destacou que apenas três estados tiveram redução dos casos de dengue neste ano em relação a 2014: Espírito Santo, Distrito Federal e Amazonas.

Chioro destacou que houve elevação em praticamente todo o país, na comparação com 2014, sobretudo, porque ele foi um ano “excepcionalmente bom” em relação à dengue. “Tivemos redução do número de casos, de ocorrências graves, dos óbitos. De certa forma, em algumas localidades, o bom ano passado fez com que se desarmasse a mobilização da sociedade e de algumas ações”, avaliou. Em relação ao mesmo período de 2014, houve aumento de 234,5%. O ministro comparou a situação deste ano também com 2013, quando no mesmo período haviam sido registradas 1,4 milhão de casos da doença. “Nós ainda temos uma redução de 48% [sobre 2013]”, disse.

São Paulo tem mais da metade dos casos do país. Dos 745,9 mil casos, 401 mil ocorreram no estado paulista, assim como as mortes (169 das 229 registradas no país). Em termos proporcionais, a pior situação é do Acre, com 1.064 casos por 100 mil habitantes, seguido por Goiás (968 por 100 mil/hab), São Paulo (911 por 100 mil/hab), Mato Grosso do Sul (462 por 100 mil/hab) e Tocantins (439 por 100 mil/hab). O ministro apontou que é fundamental olhar os estados, pois isso define o plano de contingência. “O fato de termos uma situação epidêmica nacionalmente, não muda em absolutamente nada o plano de contingência, a estratégia de controle, a gravidade”, reforçou.

O ministro explicou que a tendência é de diminuição da dengue, com a chegada do inverno. “Em alguns estados, isso já se observa. As temperaturas começam a cair e as medidas de controle estão funcionando”, apontou. Embora o frio ajude a diminuir o impacto da doença, as estatísticas ainda devem indicar crescimento. Isso ocorre porque as próximas divulgações incluirão o restante de abril e maio. Ele destaca que é preciso manter as ações de prevenção, mesmo com a diminuição dos casos. “É possível que em muitos estados se interrompa em definitivo, até o início do verão. Isso não significa que a dengue deixou de ser uma preocupação”, destacou.

Entre os fatores que explicam a situação epidêmica neste ano, além do desarme pelos bons resultados do ano passado, Chioro disse que os eventos climáticos anteciparam o início da doença. “Tivemos um adiantamento que nós não sabemos se vai ter encerramento mais rápido do que nos anos anteriores. Vamos ter que esperar as próximas semanas”, apontou. Ele destacou ainda a crise hídrica, que favoreceu a armazenagem de água, sem a devida proteção. “No Nordeste, que tem intermitência no abastecimento, conseguíamos identificar maiores criadouros nos lugares onde as pessoas armazenavam água. No Sudeste, é um fenômeno novo. A gente percebeu aumento”, disse.

O ministro disse ainda que pediu prioridade à Agência Nacional de Vigilância Sanitária nos encaminhamentos relacionados à vacina contra a dengue. “Seria grande ganho para o Brasil e para mundo se chegássemos a uma vacina eficaz e segura. É a intenção do ministério, tanto que temos investimentos no Instituto Butantan, na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], no sentido de estabelecer parcerias para produção desta vacina, mas não podemos queimar etapas”, ponderou. Apesar de apostar na vacina como medida de prevenção, ele disse que considera um equívoco alimentar esperanças na população de que se terá uma vacina já nos próximos meses.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente

ter
05
maio
2015

Roberto Paulino rompe politicamente com Ricardo Coutinho

O ex-governador Roberto Paulino (PMDB) anunciou seu rompimento político com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Em resposta às declarações dadas pelo chefe do executivo estadual sobre Raniery Paulino, ele disse não aceitar os ataques de “zenobistas-girassóis” contra a sua família. A demonstração de explícito desapontamento se deveu à notícia publicada no ParlamentoPB, na qual o socialista dissera que Raniery, Roberto Paulino estaria tentando se autovalorizar perante o bloco governista. Roberto, contudo, disse lamentar a crise e responsabilizou "alguns assessores do Governo" por supostamente tentarem ajudar politicamente o grupo do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB): "Por isso, eles vêm usando os meios de comunicação para atingir meu filho, cuja atuação na Assembleia Legislativa é elogiada por grande parte da classe política paraibana. Tenho dito isso em várias ocasiões. Na imprensa e pessoalmente ao governador", afirmou Paulino.

"Todos viram que me pronunciei, pedindo a união das oposições em Guarabira e cobrando do atual gestor o cumprimento de suas enganosas promessas de campanha. Nesta segunda-feira, ficou claro, em entrevista publicada em sites, nossos apelos para o prefeito guarabirense resolver os graves problemas enfrentados pela população, mas, os partidários girassóis de Zenóbio não tiveram coragem de defendê-lo de púbico e vieram, em nota, atacar a minha família. Isso eu não posso aceitar", disse.

O vice-presidente estadual do PMDB prosseguiu, dizendo: “É bom Ricardo saber que Raniery nunca quis ir para o Governo. Ele recebeu emissários, inclusive com propostas pouco republicanas, mas, sempre as refutou. O meu filho não procurou o Chefe do Executivo, nem estar se valorizando”, garantiu Paulino.

O ex-governador afirmou que Raniery estava conversando com a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, tentando conciliar algumas arestas, mas, sempre encontrou obstáculos de setores do Governo.

"Agora conseguiram o meu distanciamento do governador. Prefiro estar ao lado da minha família do que ceder aos caprichos dos “zenobistas-girassóis”, ávidos pela reeleição do atual prefeito de Guarabira", comentou.

ParlamentoPB


  Compartilhe por aí: Comente