“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

sáb
09
maio
2015

DSC01756
Com nível quase zero, Jatobá II recebe água de chuva atípica no mês de maio

Uma chuva inesperada caída em Princesa Isabel entre o fim da noite dessa sexta-feira (9) e a madrugada deste sábado (10) pode aliviar por alguns dias a falta de água na cidade.

O volume acumulado atingiu 85,7 milímetros e elevou o nível do açude Jatobá II, que estava praticamente vazio desde a terça-feira (5), quando o sistema de abastecimento foi desativado pela Cagepa por não poder mais captar água.

Na régua de medição, foi registrada uma elevação de 1,30 m, mas na galeria  onde é feita a captação, o nível só atingiu 80 cm. Segundo o gerente da agência local da Cagepa, Gledson Nunes, uma equipe estará se deslocando de Patos na segunda-feira (12), para analisar a qualidade da água e avaliar o volume”.

Segundo ele, “após os estudos, a Cagepa vai se pronunciar oficialmente sobre o provável retorno do abastecimento, que deve adotar nova sistemática de fornecimento,  mesmo com o sistema de distribuição deficitário”.

Durante toda a manhã de hoje, dezenas de pessoas visitaram o reservatório para ver de perto o volume de água recebido. A grande preocupação manifestada pela população é com a retirada de água por carros-pipa e através de outros meios, como irrigação e abastecimento clandestino de diversas atividades.

O Blog registrou a nova paisagem do açude II. Acompanhe na sequência de fotos abaixo:

DSC01759

 

DSC01761

 

DSC01754

 

DSC01769

DSC01772

 

DSC01782

 

DSC01779

 

DSC01778

 

DSC01787

DSC01793


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

sáb
09
maio
2015

O governador Ricardo Coutinho defendeu uma política de segurança pública unificada para a região Nordeste, durante o Encontro de Governadores do Nordeste, realizado em Natal (RN), nessa sexta-feira (8). O chefe do executivo estadual da Paraíba explicou aos gestores a necessidade de se pensar uma política unificada. “É fundamental que seja encarado como uma política nacional. Nós fizemos uma proposta à presidente que no Nordeste fosse criado um sistema único de segurança pública. Esse problema precisa ser tratado de uma forma regional”, afirmou o governador, que sugeriu ainda que o assunto fosse tratado na próxima reunião dos governadores a ser realizada no mês de junho.

O governador de Alagoas, Renan Filho, referendou a fala de Ricardo, explicando que o estado alagoano vem adotando uma política de segurança planejada, mas que os Estados precisam de ajuda da União para pensar de forma unificada.

Ricardo Coutinho alertou aos governadores sobre a necessidade de se ter um olhar especial para o problema da dengue, que hoje já atinge níveis epidêmicos no Nordeste. “Estamos com um surto de dengue no Brasil, mas muito mais grave no Nordeste. Precisamos discutir a questão da saúde e da dengue na região”, alertou Ricardo.

Ainda durante a explanação, Ricardo Coutinho destacou a fala do ministro Mangabeira Unger, citando o empreendedorismo emergente como política pública propulsora de desenvolvimento para a região. “A concepção de desenvolver a economia de baixo pra cima, de incorporar setores que a partir de um talento, que muitas vezes têm, mas que muitas vezes se faltam estímulo. Estes setores, particularmente no Nordeste, não conseguem produzir, escoar a produção, aumentar o poder de consumo, nem desenvolver as cadeiras produtivas”, afirmou o governador, que citou o exemplo da criação do programa Empreender quando prefeito de João Pessoa, como uma política de investimento e como um caminho importante não só para o Nordeste, mas para o Brasil.

O governador paraibano falou da necessidade de se pensar a região Nordeste não apenas para os dias atuais, mas para as próximas gerações. “Precisamos olhar para a região não como coitadinha, mas de uma forma diferente para desiguais. Não adianta colocar todo mundo no mesmo patamar. É preciso que se construam instrumentos de captação, onde essa região possa ser cada vez mais industrializada para que não sejamos, daqui há algumas gerações, apenas uma região de consumo e de setor de serviços. Essa preocupação é de todos os governadores”, afirmou Ricardo Coutinho.

O governador da Paraíba finalizou o discurso explanando sobre a gravidade da seca na região Nordeste. “Estamos no quarto ano de estiagem. Nos reunimos há quarenta dias com a presidente. Já se passaram cinco meses desde o primeiro encontro dos governadores, realizado em João Pessoa. Até hoje nenhum estado recebeu ajuda emergencial. É importante ressaltar que nós não estamos pedindo algo que não nos pertence. O problema climático pertence à União. Nós precisamos ter prazo para as coisas. É preciso que o diálogo no setor de emergência seja tratado realmente como emergência. Na Paraíba são 812 mil pessoas nessa situação”, finalizou.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

sáb
09
maio
2015

O ex-presidente do PSB e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, comentou em entrevista ao programa Rádio Verdade da Arapuan FM, nessa quinta-feira (7), que é contra a fusão do partido com o PPS, taxou Roberto Freire, presidente nacional do PPS de provocador e chamou a própria legenda de oportunista.

Sem papas na língua, o militante histórico afirmou que a fusão destes partidos é “espúria”. “O PPS é a excrecência da política brasileira. Roberto Freire é um provocador da direita, não tem nada a ver com o PSB que eu ajudei a fundar, mas muito a ver com o PSB de hoje”, critica.

Amaral continua desta vez falando do próprio partido. “O PSB de hoje é de oportunistas, deliberadamente estão rasgando a história do partido que se transforma em um satélite de menor grau do PSDB hoje, não é nem sequer um projeto de direita  é um subprojeto do PSDB. Não é o meu partido”, reclama.

“Sou o último dos fundadores do PSB vivos, eu é que sou o PSB essa gente conspurca o partido, o nosso grupo tem um lema, ganhar para mudar, o lema dessa gente é mudar para ganhar”, conclui.

Paraiba.com.br


  Compartilhe por aí: Comente

sáb
09
maio
2015

08.05.15 frente parlamentar da agua visita acude pitombeira©roberto guedes (57)

A Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Frente Parlamentar da Água, realizou nesta sexta-feira (8), Audiência Pública na cidade de Esperança para discutir a problemática da falta de água, problemas no abastecimento e demais transtornos causados pela estiagem.

O evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade e contou com a presença do presidente da ALPB, Adriano Galdino, do presidente da Frente Parlamentar da Água, Jeová Campos, e os deputados Frei Anastácio, Buba Germano e Arnaldo Monteiro. Além disso, também estavam presentes vereadores de várias cidades da região e autoridades locais.

Os parlamentares presentes ouviram as demandas da população e também reafirmaram o compromisso de lutar junto ao Governo Federal por mais verbas para obras estruturantes de possam amenizar os transtornos causados pela seca. "O Governo Federal tem uma dívida histórica com o povo nordestino e nada mais justo do que cobrarmos que a mesma quantia investida nos estados do sul e sudeste do país também possa ser investida na região Nordeste", disse o presidente Adriano Galdino.

Já Jeová Campos falou do compromisso da Frente Parlamentar da Água de debater com a sociedade paraibana os problemas enfrentados pela falta de água. "Estamos estudando e ouvindo os principais problemas causados pela seca para achar soluções que possa acabar com o sofrimento do nosso povo. Água é vida e sem ela nada funciona", afirmou.

Antes da audiência, no início da manhã, os deputados visitaram as obras de construção do açude Pitombeira, na cidade de Alagoa Grande, que deverá ser entregue até o final do ano e minimizar com o problema hídrico na região. Os parlamentares também visitaram as obras de reconstrução da barragem Camará, que também está sendo executada pelo Governo do Estado e vai fornecer água para 23 municipios da região.

A cidade de Esperança recebeu a oitava audiência pública realizada pela Frente Parlamentar da Água. Na noite desta sexta-feira, os deputados realizam nova audiência na cidade de Picuí. As outras sete audiências públicas foram realizadas nas Câmaras Municipais de Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Pombal, Monteiro, Itaporanga e Patos.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

sáb
09
maio
2015

Criança é vacinada contra a gripe

Postos de saúde em todo o país abrem neste sábado (9) para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças na faixa a partir de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.

Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Nesse caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente

sáb
09
maio
2015

A crise e a troca de acusações entre os grupos políticos continua na cidade de Guarabira, principal município do Brejo paraibano.Após o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) sofrer duros ataques na mídia por parte do governador Ricardo Coutinho (PSB), tendo como desdobramentos o rompimento político do ex-governador Roberto Paulino (PMDB) com socialismo, mais uma personagem deu a sua opinião sobre o assunto: a deputada Camila Toscano (PSDB).

Durante entrevista concedida ao PB Agora, Camila seguiu o raciocínio do seu pai o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB) e negou com veemência uma aproximação com o grupo Paulino para fazer frente a terceira via que tem como líder Josa da Padaria.

“Acompanhei pela imprensa a informação dando conta de uma aproximação com Roberto e com os Paulinos: de forma nenhuma!”, disparou a tucana.

Ao ser questionada se o comportamento mais incisivo por parte de Roberto e Raniery em relação a Ricardo Coutinho não aproximaria os dois grupos, Camila foi veemente:

“Cada um tem seu lado!”, disparou.

A jovem deputada continuou a descartar a possibilidade de alinhamento com o grupo rival: 

“Eu sempre estive na oposição e na oposição eu vou permanecer! Não posso lhe prever o futuro, o que vai acontecer ou que venha a acontecer…de fato o deputado Raniery nem se manifestou sobre essa questão, não sou eu que vou dizer o que vai acontecer no futuro, o meu posicionamento é o mesmo: permaneço na oposição e na oposição eu ficarei!”, concluiu.

PB Agora


  Compartilhe por aí: Comente

sáb
09
maio
2015

A Petrobras informou ontem (8) que entrou, como coautora do Ministério Público Federal (MPF), com duas ações de improbidade administrativa na Justiça contra as empreiteiras Engevix e Mendes Júnior e os executivos apontados como responsáveis por irregularidades no âmbito da Operação Lava Jato.

As ações somam-se a um conjunto de medidas que estão sendo adotadas para garantir o ressarcimento integral dos prejuízos sofridos pela companhia, inclusive aqueles relacionados à sua reputação.

Nesta primeira etapa, são duas ações: a primeira foi protocolada no dia 30 de abril e a outra nesta sexta-feira. Ambas referem-se a pagamentos indevidos, relacionados a contratos das empresas Engevix e Mendes Júnior com a Diretoria de Abastecimento da estatal. O valor total do ressarcimento é de cerca de R$ 452 milhões, considerando reparos por danos materiais e multa, além de pedido de indenização por danos morais, cujos valores serão quantificados no decorrer do processo.

A Petrobras ingressará também, nos próximos dias, como coautora, com mais três ações, envolvendo contratos com as empresas Camargo Corrêa, OAS e Galvão Engenharia, totalizando pedido de reembolso de aproximadamente R$ 826 milhões. Assim como no primeiro bloco, o montante é composto por danos materiais, acrescidos de multa – equivalente ao triplo do prejuízo material – e danos morais.

Agência Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

sáb
09
maio
2015

nonato bandeira

O presidente estadual do PPS e vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, surpreendeu, nesta sexta-feira (8), ao admitir que não tem planos de disputar a reeleição em 2016 e evitou falar da fusão entre o Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e da possível indicação de nomes para o pleito eleitoral.

“No processo de fusão, se antecipar nesse debate é algo temerário e perigoso. Com ou sem fusão, só falo em nomes no próximo ano”, destacou Nonato.

Nonato disse que existe a possibilidade que ele não continue na direção do PPS, mas vai permanecer como militante político. “Não tem problema nenhum, se entenderem na nacional ou local que tem outros companheiros, não tem problema, continuo como membro”, destacou.

Ele não quis revelar seus planos para o próximo ano, enquanto a reforma política não for aprovada.  “Olhe eu diria que não está nos planos disputar 2016… eu estou fora da política partidária”, disse.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

sáb
09
maio
2015

APP-Sindicato:

Em sua aparição no Jornal Nacional na noite de ontem, o governador tucano Beto Richa pediu desculpas não apenas em seu nome, mas também dos professores do Paraná; "Eu não sou professor, não sou paranaense, mas me senti insultado. Pessoas que se feriram gravemente, que levaram tiros de bala de borracha nos olhos, que quase morreram por ter uma artéria da coxa triturada por mordida de um (cão) pit bull da PM, devem desculpas aos paranaenses e ao resto do Brasil?", questiona Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania; "para alguns professores, a declaração dele deve ter doído mais do que as pancadas e bombas da PM"

Os professores paranaenses foram espancados pelo governo do Estado pela segunda vez na noite desta sexta-feira, 8 de maio. Desta vez, porém, o principal agressor decidiu fazer o serviço sujo pessoalmente, em vez de mandar a polícia.

Após o Jornal Nacional, entre outros, noticiar as sucessivas quedas de membros do governo Beto Richa devido à brutal agressão que esse governo promoveu contra os professores diante da “casa do povo” paranaense, ele apareceu na reportagem.

Em vez de o governador que os paranaenses elegeram há poucos meses explicar por que membros de seu governo e até da PM caíram após a agressão, já que, como dissera antes, a atuação da tropa foi contra os professores foi “uma reação natural”, preferiu esbofetear aqueles que agrediu.

Richa teve mau-caráter suficiente para falar em nome dos professores. É isso mesmo: ele pediu “desculpas” ao povo paranaense em nome de seu governo e EM NOME DOS PROFESSORES.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: Comente