“Os homens sábios usam as palavras para os seus próprios cálculos, e raciocinam com elas, mas elas são o dinheiro dos tolos”.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês, autor de Leviatã

qua
01
jul
2015

PREVISÃO 1º DE JULHO

A chuva caída nessa terça-feira (30) na região registrou maior índice em Princesa Isabel, que acumulou 35,2 mm. Em Manaíra, o volume atingiu 28,2 mm, enquanto Água Branca registrou 17,7 mm. Juru anotou 2,1 mm e Tavares, 2 mm. Houve também registro de chuva em Desterro (14 mm), Teixeira (4,8 mm) e São José de Princesa, cujo índice ainda não foi informado.

Os dados são do Escritório Regional da Emater de Princesa Isabel.

Para esta quarta-feira (1º), o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) aponta tempo nubaldo com possibilidade (5%) reduzida de chuva em Princesa Isabel, Água Branca, Juru, São José de Princesa, Tavares e Manaíra.

Na maioria dos municíios, a temperatura máxima prevista é de 26°C, e a mínima, de 18°C.

Abaixo, a previsão do Centro para a região Nordeste:

No sudoeste e oeste da BA: predomínio de sol. No norte do MA e litoral do RN: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. No litoral da BA e de SE: No centro-norte da BA, centro-sul do PI, sul do MA e oeste de PE: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: dia nublado. Temperatura máxima: 33°C no norte do PI. Temperatura mínima: 17°C no sudoeste da BA.


  Compartilhe por aí: Comente

qua
01
jul
2015

Domingos- entrevista 2

O prefeito de Princesa Isabel, Dominguinhos (PSDB), concederá  entrevista à Rádio Princesa Isabel AM neste domingo (5), no programa semanal de entrevistas “Microfone Aberto”.

O programa radiofônico vai ao ar ao vivo das 13h às 14h e pode ser acompanhado também na internet, no site da emissora (www.radioprincesa970.com).


  Compartilhe por aí: Comente

qua
01
jul
2015

Ontem eles foram apresentados pelas autoridades policiais como responsáveis pela barbárie contra as mulheres e o bebê.

Os suspeitos de sequestrar no último dia 20 duas mulheres e um bebê bairro dos Bancários, em João Pessoa, para o município de Goiana (PE), Ivar Pedro da Silva, 43 anos, e Leonardo José de Sousa, 22 anos, serão conduzidos no final da manhã desta quarta-feira (1º) para o presídio de Segurança Máxima PB1, em Jacarapé. Antes disso, eles serão novamente interrogados pela Polícia. Ontem eles foram apresentados pelas autoridades policiais como responsáveis pela barbárie contra as mulheres e o bebê.

Segundo a Polícia, eles permanecerão presos no Estado onde serão julgados pela justiça paraibana. Leonardo Sousa poderá ser condenado a 15 anos de prisão por roubo e privação de liberdade. Já Ivar Pedro poderá ser condenado a 110 anos de prisão pelos crimes de duplo estupro, dupla tentativa de homicídio e homicídio.

Entenda o caso

As vítimas foram abordadas quando estavam conversando dentro de um veículo estacionado em frente à casa de uma delas. Os dois homens, que chegaram em uma moto, anunciaram o assalto e um deles assumiu a direção do veículo, enquanto o outro seguiu o carro de moto.

Em um determinado ponto, os dois teriam se desentendido e um deles voltou para João Pessoa enquanto o outro seguiu até uma estrada de barro e lá estuprou, amarrou e atropelou as mulheres. Uma das vítimas, Gloria Silva, não resistiu aos ferimentos e morreu no local a outra mulher, junto com o filho de nove meses, foi encontrada na manhã do domingo (21) por pessoas que passaram pelo local. Ela e o bebê foram encaminhados para um hospital de Pernambuco.

Prisão

O crime foi desvendado após a investigação realizada pelos policiais Civis da 2ª Delegacia Seccional e da Delegacia de Roubos e Furtos de João Pessoa. Trinta policiais coordenados por três delegados participaram dos trabalhos que começaram no dia do desaparecimento das vítimas.

Leonardo foi preso no domingo (28) na comunidade Iraque, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Durante o depoimento, ele confirmou a participação no assalto e revelou o nome do segundo suspeito. Segundo ele, os dois passaram a tarde do sábado bebendo em um bar no conjunto Cidade Verde e, no início da noite, decidiram roubar um veículo. Quando passavam pela rua viram as mulheres decidiram abordar e colocar em prática o plano.

Ivar foi preso na manhã dessa terça-feira (30) em um restaurante na cidade de Igarassu, em Pernambuco. A vítima reconheceu a foto dele e de Leonardo como sendo os autores do crime. “Os dois já estavam sendo investigados pela polícia por roubos de veículos. Eles agiam na Paraíba e levavam os carros para Pernambuco”, esclareceu o delegado Titular de Roubos e Furtos, Walter Brandão.

WSCOM Online


  Compartilhe por aí: Comente

qua
01
jul
2015

Os repelentes, quando utilizados corretamente, não são perigosos à saúde, pois, antes de serem disponibilizados no mercado, comprovam à Anvisa, sua segurança. Apesar disso, os repelentes trazem em sua composição substâncias que podem, por vezes, resultar em efeitos indesejados, como reações alérgicas, por exemplo. 

A PROTESTE testou 10 marcas de repelentes disponíveis no mercado e foi identificado que a maioria dos produtos pode oferecer risco a crianças.

Análise

Como os produtos testados possuem diferentes ativos em diferentes concentrações, foi utilizado um modelo prático que leva em consideração a quantidade de produto que é utilizada, a concentração do ativo repelente em cada produto, o tempo em que a pessoa fica exposta ao repelente e as características de cada organismo (peso e superfície corporal de adultos e crianças). 

Foram determinados os riscos para dois tipos de exposição: aguda – efeitos dentro das primeiras 24 horas (alergias, irritações, por exemplo), e crônica – probabilidade de causarem efeitos a longo prazo (caso de doenças mais graves como câncer, alterações reprodutivas, etc.).

Riscos

No caso dos repelentes específicos para uso infantil, todos apresentam risco de reações adversas nas primeiras 24 horas a partir da aplicação. Os piores resultados ficaram com os produtos Super Repelex e Xô Inseto Kids.

Os resultados demonstram que alguns produtos especialmente formulados para crianças apresentam mais riscos de causar efeitos adversos do que aqueles formulados para o uso em família (crianças maiores de 2 anos). 

Em relação aos repelentes para uso família, todos os produtos se demonstraram seguros para uso em adultos. Já para as crianças, apenas os produtos Super Repelex, Xô Inseto e Off ! se mostraram com baixo risco de causar alguma adversidade, sendo o Xô Inseto o mais seguro dentre eles.

Os produtos Exposis e Moskitoff devem ser utlizados com cuidado nas crianças acima de 2 anos, principalmente as mais sensíveis.

O risco da exposição a longo prazo pode acarretar problemas mais sérios, ligados a: leucemias, câncer de pulmão, câncer de próstata, etc. Felizmente, neste quesito todos os produtos de uso familiar e infantil são seguros para uso em longo prazo, tanto para adultos quanto para crianças.

Ao final do teste, o produto Johnson´s Baby, porém, apresentou o melhor resultado dentre todos. Já o produto Turma da Mônica, não pôde ter o risco em curto e longo prazo avaliado, porque não informa no rótulo a concentração do ativo correspondente para análise.

EBC


  Compartilhe por aí: Comente

qua
01
jul
2015

Mulher grávida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente  ontem (30) que Cuba é o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão do vírus da aids (HIV) e da sífilis de mãe para filho. “Eliminar a transmissão de um vírus é um dos maiores feitos em matéria de saúde pública”, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

“É uma grande vitória na nossa longa luta contra o vírus HIV e as infeções transmitidas sexualmente, assim como um passo importante para conseguirmos uma geração sem aids”, acrescentou.

De acordo com a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde, Carissa Etiènne, o êxito alcançado por Cuba mostra que um acesso universal a cuidados médicos é possível . "Na verdade, é a chave do êxito contra desafios tão grandes como a aids.”

Segundo a OMS, em todo o mundo cerca de 1,4 milhão de mulheres infectadas com o HIV engravidam a cada ano. A maioria vive em países em desenvolvimento, especialmente na África Subsaariana.

Sem tratamentos antirretrovirais, há o risco de que entre 15% e 45% dessas mulheres transmitam o vírus ao bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

Em contrapartida, esse risco é praticamente eliminado, caindo para pouco mais de 1%, quando a mãe é tratada com antirretrovirais durante a gravidez e o bebê recebe o mesmo tipo de tratamento a partir do nascimento.

O número de bebês que nascem soropositivos no mundo passou de 400 mil, em 2009, para 240 mil em 2013.

Em 2010, os estados que integram a OMS comprometeram-se a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho até 2020.

No caso da sífilis, quase um milhão de mulheres grávidas são infectadas a cada ano, o que pode causar morte fetal, morte perinatal ou infecções neonatais graves.

Para o reconhecimento oficial da OMS, o número de nascimentos de bebês infectados com o HIV tem de ser inferior a dois em cada 100 bebês nascidos de mães soropositivas e, no caso da sífilis, igual a um caso para cada 2 mil nascimentos.

Agência Lusa


  Compartilhe por aí: Comente

qua
01
jul
2015

pt._registro_tre._charliton_machado_pag.especial_cad.caderno_1_francisco_franca_380675_1

Uma reunião da executiva do Partido dos Trabalhadores vai decidir a manutenção da aliança com o PSB. Segundo o presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado o encontro está agendado para próxima quinta-feira (2), onde pode ser anunciado o rompimento político entre a legenda e os socialistas, tendo em vistas, as recentes e sucessivas críticas que o vereador Renato Martins (PSB) faz ao prefeito Luciano Cartaxo (PT) ao qual faz oposição na Câmara Municipal de João Pessoa.

Outros assuntos também estão na pauta da reunião. “Não vamos recusar debater nenhum assunto, mas essa não será nossa prioridade. Não há motivo para rediscutir a aliança, até porque desconheço qualquer crítica feita por lideranças do partido ao prefeito e sua gestão, apenas de Renato Martins”, justificou Charliton.

O presidente petista destacou que as críticas do parlamentar são feitas no foro pessoal e não representam o PSB nas instâncias municipal e nem estadual.”Se houver críticas, vamos discutir em âmbito político, não tememos críticas e nem debates. Isso é legítimo e natural, seja com aliados ou com adversários”, disse.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

qua
01
jul
2015

Sessão extraordinária para discussão e votação da PEC da maioridade penal (PEC 171/93)
Plenário teve debate acirrado sobre a PEC. Na votação, foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308.

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, na madrugada desta quarta-feira (1º), o texto da comissão especial para a PEC que reduz a maioridade penal (PEC 171/93). Foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308. Foram 184 votos contra e 3 abstenções.

A discussão, no entanto, ainda não se encerrou, avisou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ele lembrou que o Plenário ainda tem de votar o texto original da proposta ou outras emendas que tramitam em conjunto.

“Eu sou obrigado a votar a PEC original para concluir a votação ou o que os partidos apresentarem. No curso da votação, poderão ser apresentadas várias emendas aglutinativas. A votação ainda está muito longe de acabar, foi uma etapa dela”, disse Cunha.

Ainda não há data para a retomada da discussão. Eduardo Cunha disse que a proposta poderá voltar à pauta na semana que vem ou, se isso não for possível, no segundo semestre. Antes do recesso, o Plenário ainda precisa votar o segundo turno da PEC da Reforma Política.

A proposta rejeitada reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). O adolescente dessa faixa etária também poderia ser condenado por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). O texto original, que pode ir à votação, reduz a maioridade para 16 em todos os casos.

A decisão apertada – faltaram 5 votos para aprovar a proposta – foi recebida com gritos por deputados e manifestantes das galerias, que cantaram “Pula, sai do chão, quem é contra a redução” e outras palavras de ordem. A sessão chegou a ser suspensa pelo presidente da Câmara para que as galerias fossem esvaziadas.

O relator da proposta, deputado Laerte Bessa (PR-DF), lamentou o resultado. “Infelizmente, nós perdemos. Eu fico triste, como parlamentar, e mais ainda como cidadão”, disse o deputado.

Bessa avaliou que as chances de vitória na PEC original são reduzidas. “O acordo foi feito com base nesse substitutivo”, explicou.

Agência Câmara Notícias


  Compartilhe por aí: Comente