ter
20
ago
2013

DSC00831
Pedro Fogueteiro, durante homenagem de bacamarteiros, em 24 de junho de 2012

O pirotécnico Pedro Raimundo de Souza, o Pedro Fogueteiro, morreu aos 85 anos nesta terça-feira (20) em Princesa Isabel.

Segundo familiares, Pedro Fogueteiro lutava contra diabetes e problemas cardíacos há anos, e morreu às 04h da madrugada. Há quatro anos ele não fabricava mais seus fogos, que encantaram diversas gerações.

O corpo está sendo velado na residência dele, na Praça do Cancão, no centro da cidade, e será enterrado amanhã (21), em horário a ser definido pela família.

Pedro Fogueteiro foi, por mais de meio século, o  pirotécnico mais famoso e requisitado da região, inclusive no Vale do Pajéu, Sertão de Pernambuco. Ele começou a fabricar fogos em 1945, aos 17 anos.

De lá pra cá, atraia multidões nas festividades juninas, com seu show pirotécnico e o tradicional “São Pedro de Pedro Fogueteiro”, que durante décadas configurou-se a maior festa popular do calendário festivo do ciclo na região.

Pedro deixa viúva (Soledade) e cinco filhos ( Lourdes, Rubinaldo, Rubens Pedro, Rosângela e Rosimeri).


  Compartilhe por aí: 7 Comentários

7 respostas para “Morre Pedro Fogueteiro, ‘o mago dos fogos’”

  1. Seu pedro, a sua alegria de viver sempre contagiava a todos, e sei que DEUS tem um bom lugar para ele la no céu. Valeu seu pedro guerreiro e fazedor da sua própria historia, que vai ser lembrada para sempre. Va em paz.

  2. “Seu” Pedro saiu da vida e entrou na história. Para a nova geração que pouco conheceu de sua arte e acostumada à visão de fogos de artificio espetaculares, tudo produção industrial e de alta tecnologia, não vai entender o nosso sentimento de saudade nas pessoas de nossa geração. Dos anos 50 aos 60, fui testemunha do enorme impacto que nos causava a arte de Pedro Fogueteiro. Era pura magia ver aqueles bonecos no pilão, as rodas girando, os rojões. A expectativa do pega-não-pega, o medo de dar algo errado, o cheiro da pólvora, tudo marcava de forma indelével nossa memória infantil, que resiste até hoje passados os anos. É parte do que nos resta da nossa perdida alma infantil. Para os que acreditam no sobrenatural, quando numa noite de S João, ao olharem o ceu e virem uma “estrela cadente” rasgar o veu da noite, vão sentir que é Pedro Fogueteiro, lançando do infinito suas mensagens aos conterraneos e se revivendo nas nossas memórias profundas. É o que faremos para mante-lo vivo entre nós.

  3. Todos nós da FAMÍLIA PINHEIRO, tanto aqui na capital, como ai em Princesa, sentimos a dor da família ilutada pela perda irreparável de um grande monumento artístico princesense que foi PEDRO FOGUETEIRO, homem que ficou conhecido nacionalmente, e ate mesmo internacionalmente, pois, temos princesenses nos quatros cantos do mundo. Nunca esquecerei das festas realizadas no bairro do cancão por PEDRO homenageando SÃO PEDRO, festas essas que por muitos anos se tornaram as maiores festas juninas de toda região do nordeste. Neste momento, declinamos nossas condolências e dividimos todo sofrimento com sua família.
    Com certeza, estará em um bom lugar, que Deus tenha compaixão de sua alma. Saudades do amigo ANTONIO PINHEIRO.

  4. ielpo lacerda disse:

    vai deixar saudades…

  5. Pedro Fogueteiro foi um astro de luz na Pirotecnia popular. Foi um Deus dos Fogos de Artifícios, Deus não tem substituto, nem sucessor. Tem seguidores, Fãs e admiradores.
    seu Pedro foi um desses. Adeus Pedro Fogueteiro, foi alegrar as noites de São João com Gonzagão lá no céu.
    Ainda bem que pude homenagea-lo ainda em vida quando em 2009 criei a lei nº 003/09 e em 2010 presenteei Pedro com o troféu Canhoto da Paraíba, uma homenagem com toda pompa ao artista princesense que prestou um grande serviço no campo das artes à comunidade Princesense.

  6. MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA PELA PASSAGEM DO INESQUECIVEL PEDRO FOGUETEIRO UM ICONE DA CULTURA DE PRINCESA ISABEL.

  7. PEDRO FOGUETEIRO, CIDADÃO DIGNO, HONESTO E TRABALHADOR. VIVEU PARA AMAR OS SEUS FAMILIARES E AOS AMIGOS, COMO EU. VIVEU PARA ALEGRAR NOSSOS CORAÇÕES EM NOITES DE FESTAS, NO NATAL DE TRIUNFO, COMO ME LEMBRO: OS NEGUINHOS PISANDO NOS PILÕES, OS BALÕES, OS FOGOS, A IMAGEM DE SANTOS E SANTAS QUE APÓS A QUEIMADA DE FOGOS APARECIAM,ENFIM, PEDRO FOGUETEIRO CONQUISTOU CORAÇÕES, FEZ MUITAS AMIZADES, TRABALHOU E VIVEU UMA TRAJETÓRIA DE AMOR E DE BONDADE. MEU AMIGO,ONDE QUER QUE NOS ENCONTRÁSSEMOS EU RECEBIA AQUELE ABRAÇO E UM BEIJO NO ROSTO, DADOS CARINHOSAMENTE POR ESTE GRANDE E INESQUECÍVEL CIDADÃO. À FAMÍLIA ENLUTADA AS MINHAS CONDOLÊNCIAS E A PEDRO FOGUETEIRO O MEU ADEUS, REPLETO DE UMA IMENSA SAUDADE. O CÉU ESTÁ EM FESTA, OS FOGOS ESTÃO ESTOURANDO COM SUA CHEGADA E DEUS, ALEGREMENTE, ESTÁ RECEBENDO ESTE CIDADÃO ILUSTRE DE BRAÇOS ABERTOS. “PARTIR QUER DIZER ADEUS, MAS, DIZER ADEUS NÃO QUER DIZER ESQUECER!” DE TI, SEMPRE LEMBRAMOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br