ter
29
jul
2014

Apesar da chuva que cai na Serra da Borborema e algumas cidades do Compartimento da Borborema, a situação do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, é preocupante e o risco de um colapso no sistema de abastecimento de Campina Grande é iminente. Responsável pelo abastecimento de água de Campina Grande e mais 19 municípios, o açude de Boqueirão, atingiu ontem o nível mais baixo dos últimos 15 anos e o menor de sua história.

De acordo com a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) e do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (Dnocs), Boqueirão amanheceu com 29% do seu volume de armazenamento o que corresponde a 123 milhões de metros cúbicos de sua capacidade total. A bacia do Rio Paraíba, do qual o manancial faz parte, também é uma das mais secas, com 15 açudes, dos quais três já secaram e oito tem menos de 35% da capacidade.

A Aesa ainda alerta que a tendência é que o açude continue perdendo volume sem perspectivas de recargas até dezembro, por conta estiagem na região do Cariri onde se localizam os reservatórios da bacia. O racionamento d’água já está sendo discutido.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a última vez que o Boqueirão registrou seu menor nível, foi em 1999, quando o Estado vivenciou uma de suas maiores secas e o manancial chegou aos 14% de capacidade. Na época, Campina Grande e outros 19 municípios abastecidos pelo reservatório tiveram que enfrentar racionamento.

Segundo ele, desde fevereiro o Epitácio Pessoa vinha se mantendo com volume de até 32%, mas começou a perder com mais rapidez após o mês de maio, quando acabou o período chuvoso no Cariri.

Diante da redução drástica de água, a Cagepa já estuda a possibilidade de realizar um novo racionamento. O engenheiro da AESA Isnaldo Cândido fez um apelo a população para que evite desperdiçar a água, mas uso o líquido tão escasso na região de forma racional.O Açúde de Boqueirão é responsável por garantir o abastecimento de uma população superior a 1 milhão de pessoas, e tem  uma função importante na economia local. 

PBAgora


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br