sáb
28
mar
2015

Agentes Culturais em Pesquisa de Campo - Barracão do Coco de Roda - Comunidade Quilombola Gurugi - Ipiranga - Município do Conde - Foto de Moysés Sicoco de roda na comunidade quilombola do Ipiranga
Remanescentes Quilombolas da região do Conde (PB) apresentam, hoje (28), manifestações artísticas tradicionais inventariadas pelo Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa

São aproximadamente três mil remanescentes Quilombolas na região do Conde na Paraíba. Lá eles mantém tradições culturais como o coco de roda, a capoeira e o ofício das rezadeiras. Neste sábado (28), as comunidades de Ipiranga e Gurugi se reúnem para apresentar as manifestações artísticas que representam as suas tradições e fortalecem a identidade Quilombola.

A partir das 18h, será aberta a exposição fotográfica que apresenta os bens culturais imateriais que foram inventariados nas comunidades por agentes culturais locais. Essa exposição é fruto de uma trabalho realizado pelo Museu do Patrimônio Vivo -MPV da grande João Pessoa que capacitou jovens em Agentes Culturais Comunitários para o reconhecimento e mapeamento das manifestações culturais de maior expressão nas comunidades.

Além da exposição, serão realizadas apresentações artísticas de coco de roda, Maracatu, Ciranda, Capoeira e apresentação teatral da peça "Muchima – A Vida no Quilombo". Para o agente cultural do MPV que participou do mapeamento e montagem da exposição, esse trabalho é muito rico, valoriza, fortalece a identidade e auto estima do povo Quilombola. "As Culturas influenciam a vida das pessoas, para nós essas expressões artísticas que identificamos aqui na nossa comunidade são um ato de resistência", destacou Marcos Santos, morador do Quilombo Gurugi.

Segundo a educadora patrimonial do Museu do Patrimônio Vivo, o projeto surgiu para promover o envolvimento das gerações mais jovens nas práticas culturais e facilitar a inserção e visibilidade das manifestações tradicionais das comunidades no mercado Cultural. "O Museu se dedicada à educação patrimonial, à formação de agentes culturais, à divulgação e valorização dos bens culturais imateriais como o que tem acontecido nos Quilombos de Gurugi e Ipiranga”, frisou Marcela Muccillo.

O Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa é um projeto que tem impulsionado ações de salvaguarda do patrimônio imaterial da Grande João Pessoa. A iniciativa foi premiada em 2013 pelo IPHAN Nacional, por meio do Prêmio Rodrigo de Melo Franco, na categoria patrimônio imaterial.

Serviço:

Exposição Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa – Comunidade Gurugi/Ipiranga

Dia: 28/03 (sábado)

Horário: a partir das 18h

Local: Quilombo do Ipiranga

(comunidade fica às margens da PB 018, km 10, sentido Conde – Jacumã)

Sítio do Museu do Patrimônio Vivo

http://www.museudopatrimoniovivo.com/#!inventario/cg03

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br