ter
07
jul
2015

A comissão organizadora do Internet Governance Forum (IGF) se reuniu em João Pessoa para definir a logística, programação e a segurança do evento realizado pela Organização das Nações Unidas e que este ano acontece no Brasil, entre os dias 9 e 13 de novembro, mais precisamente no Centro de Convenções, na capital paraibana.

De acordo com a secretária executiva de Ciência e Tecnologia do Estado e membro do Comitê Gestor da Internet (CGI.Br), Francilene Procópio Garcia, está sendo ultimada a relação dos convidados chave para o evento, mas já há confirmação da presença do secretário geral da ONU,  Ban Ki-Moon. “O Fórum Mundial, que vai discutir a governança na internet, deve receber mais de 1.800 participantes entre autoridades e representantes de países e estados, além de pesquisadores e pensadores sobre o tema, que virão de várias partes do mundo”, estima Francilene.

Com mais de 100 workshops temáticos e sessões principais definidos pela ONU, o evento conta com um dia da programação liderada pelo país hospedeiro.

Uma das preocupações do Governo do Estado para o sucesso do encontro é com a velocidade da internet nos locais comuns da cidade. Se antecipando ao problema, Francilene Garcia informou que já está entrando em contato com as operadoras que fornecem os serviços de banda larga em João Pessoa. “Estamos também vendo outros esquemas alternativos com ênfase na melhoria do acesso à internet para evitar qualquer reclamação por parte dos participantes do Fórum”, garantiu.

O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. Essa é a segunda vez que o evento acontece no Brasil. A primeira foi em 2007, no Rio de Janeiro. Segundo o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser, João Pessoa foi escolhida pela necessidade do evento ser fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília e pelo fato da Paraíba ter um Centro de Convenções de alto nível, onde já foram realizados grandes eventos, como Canadá 3.0 e a Robocup.

Glaser adiantou que o tema que norteará o fórum será “Evolução da Internet – Enriquecendo um desenvolvimento sustentável” e que esse conhecimento e novas políticas tiradas a partir de João Pessoa serão disseminadas em todo o mundo.

A próxima reunião da comissão organizadora está agendada para agosto e contará com a presença de técnicos da ONU.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br