qua
29
fev
2012

O Museu da Cidade de Manaíra, inaugurado em 16 de janeiro de 2011, é o primeiro estabelecido na região polarizada por Princesa Isabel. Administrado pela Fundação Antônio Antas Diniz, o espaço sociocultural da cidade conserva uma prestigiosa coleção de mobiliário, objetos, máquinas, moedas, utensílios domésticos, entre centenas de outras peças que compõem seu acervo, acumulado por doações de famílias.

Idealizado por Valdeny Antas e “Biela”, o museu coloca Manaíra na vanguarda da preservação da memória histórica e cultural, na região.

E o que dizer de Princesa Isabel, comparando-a com Manaíra? Estamos a zilhões de anos-luz, em matéria de História, patrimônio artístico e cultural, entre otras cositas mas. Mas, infelizmente, nós não temos museu.

Até quando?

Abaixo, para ilustrar, fotos do museu. De Manaíra, evidentemente.

Apreciem com orgulho, inveja e indignação.

 

IMG_0543

 

IMG_0550

 

IMG_0546

 

IMG_0555


  Compartilhe por aí: 6 Comentários

6 respostas para “O que é que Manaíra tem e Princesa não ? Um museu, pra chamar de seu”

  1. JOÃO SOARES MARTINS disse:

    Pois é,né!!!! Cadê o nosso???????????????

  2. Francisco Florencio disse:

    Primeira resposta: porque Princesa não tem um Valdeni Diniz que passando por cima de todos os obstaculos, não sabendo que era impossivel, foi lá e fez!
    Segunda: porque a prestação de contas da primeira fase (recuperação do predio onde será o Museu de Princesa) não foi feita ou foi rejeitada, o que não permite novo repasse para as outras etapas (O gov Maranhão chegou a liberar e não pode ser usado por conta das pendencias)
    Terceira: Museu não dá voto. E só dá verba pequena.
    Quarta:Em Princesa, cultura ainda é só a do feijão e do milho.
    Quinta: Desconhecimento. Quantos professores, publico em geral, gestores e politicos princesenses já visitaram um museu? Nem pela internet, onde se pode visitar os grandes museus do mundo!

    Aproveito para tornar publico o que já fiz em privado, para parabeniza-lo pela coragem e tresloucada ousadia de, com muito verbo e pouca verba, traduzir para nós, os tiroteios entre as facções politicas que disputam o poder em Princesa. É muito importante que um bom jornalista como vc, nos mostre como nossos politicos estão aí somente para servir e ajudar ao carente e pobre povo desta paróquia. Seu blog pode nos revelar aqueles que estão nessa disputa por espirito público, solidariedade e desprendimento pessoal, aliados a competencia e liderança. E que querem servir em vez de se servir!

    • duartelima disse:

      Estimado Florêncio, estamos vivendo um período de retribalização cultural, no qual a esfera pública municipal entra como ator coadjuvante, visto que não exerce seu papel como deveria, adotando políticas culturais que resgatem expressões diversas da identidade municipal. Mas não só ao poder público compete o mecenato cultural, sem dirigismo. É necessário que nós façamos a nossa parte, da maneira possível. Isso, pode anotar, tentarei fazer. A matéria sobre o museu é um passo tímido, mas já é algo em favor de. Quanto à sua contribuição, desnecessário enfatizar a dimensão de que se reveste e só o futuro haverá de avaliar sua necessária atuação no campo cultural sem, claro, esquecer de sua já clássica contribuição à História de Princesa que, acredito eu, divide-se antes e depois de Francisco Florêncio. Grato por tudo, em nome da memória princesense. Um abraço fraterno do seu admirador de sempre.

  3. Neto Caçula disse:

    Muito bem josé é importante você mostrar as belezas de nossa Região,eu não sabia do Museu de Manaíra e vendo as fotos me deu vontade de visitar, qualquer dia faço isso, boa noite a todos.

  4. Gilson Melquiades de Medeiros disse:

    Parabéns pelo blog!!!
    Vc merece!!!
    Radialista…Jornalista…Escritor…
    Conhece todo mundo…é do ramo…
    Abraço sincero do amigo.
    Gilson Medeiros!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br