qui
26
nov
2015

A prevenção e o combate ao câncer de próstata integraram mais uma atividade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Princesa Isabel na tarde desta quinta-feira (26), dentro da campanha preventiva “Novembro Azul”.

Com palestra, exibição de audiovisual e exames de ultrassonografia transabdominal da próstata, a UPA reforçou a importância da realização de exames. Segundo o diretor clínico da unidade, médico Aledson Moura, que ministrou a palestra preventiva, “o câncer de próstata é o segundo mais comum entre a população masculina brasileira”.

Durante a palestra, ele destacou a importância da realização dos exames do toque retal e da dosagem sérica de PSA (Antígeno Prostático Especifico. “Esses exames, associados com exames de ultrassonografia, devem ser feitos anualmente por todo homem acima de 50 anos ou a partir de 40 a 45 anos, caso haja histórico familiar da doença ”, alertou. E completou: “É preciso também ficar atento sobre os sintomas da doença, como dificuldade de urinar ou diminuição da força do jato da urina”.

Entre outros fatores de risco, ele apontou o tabagismo, vida sedentária e alimentação inadequada. “A doença pode ser evitada ou ter risco reduzido com alimentação saudável, atividades físicas regulares e longe do fumo, além de outros cuidados”, lembrou.

“O diagnóstico precoce da doença é por demais importante, indispensável mesmo, para aumentar as chances de cura. Por uma questão cultural, de preconceito, muitos homens não realizam esses exames, o que se torna um obstáculo para prevenção”, finalizou.

O agricultor Josimar Batista, 26 anos, residente na comunidade rural Escorregada, município de Princesa isabel, disse que a palestra “foi muito importante, já que fez um alerta pra gente, que precisa ter muito cuidado e atenção para a doença, além de perder o medo de fazer os exames”.

 

 

 

ASSESSORIA


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br