sex
05
fev
2016

DSC04457

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Princesa Isabel realizou, na manhã desta sexta-feira (5), ação de conscientização e prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, com palestras orientando sobre os riscos de contágio principalmente durante o carnaval.

A iniciativa aconteceu no anexo da recepção da unidade. Ao iniciar os trabalhos com os usuários e funcionários da UPA, a enfermeira Analu Barbosa lembrou que “todos devem ter cuidados, principalmente os jovens, que hoje formam um dos grupos mais vulneráveis às DSTS e a Aids”.

Em sua palestra, o médico Jailson Ramos alertou que “as DSTs não têm alvo preferencial, pois atingem jovens, adultos, grávidas, solteiros, casados, sem distinção de cor, raça, etnia ou religião”.

“Há várias delas fazendo a maior ‘folia’, principalmente no período de carnaval, como HIV, HPV, sífilis, gonorreia. Todos correm o risco de contrair uma. A prevenção é o segredo, a arma certa para evitar as doenças, e o preservativo [camisinha] continua sendo o método mais seguro”, frisou.

“Temos que prevenir, realizar exames regularmente, escolher os parceiros e parceiras que não oferecem risco e, acima de tudo, não trocar o certo pelo perigo de uma relação sexual casual”, E completou: “Um beijo na boca, o compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis, além do ato sexual sem proteção da camisinha, são várias das formas de contágio de DSTs e Aids mais acentuadas no festejo carnavalesco”.

Ele disse ainda que muita gente tem medo de procurar um profissional de saúde quando aparecem os primeiro sintomas de uma DST, “cuja demora implica a evolução da doença até para um quadro sem cura, que podia acontecer na fase inicial, de detecção”.

“A educação em saúde, os cuidados pessoais, a procura por unidades de saúde pública, a prevenção permanente, além de exames sorológicos, entre outros, podem evitar os casos, reduzindo os registros das doenças. A prevenção, reafirmo, é a maneira mais eficaz de evitar tudo isso. E a camisinha, que é distribuída gratuitamente nas unidades públicas de saúde, é uma ideia que todos precisam vestir antes, agora, neste e noutros carnavais”, finalizou.

Ao término da ação conscientizadora, foi feita a distribuição de preservativos entre os usuários do serviço.

 

DSC04444

 

DSC04454

 

DSC04460

 

DSC04466

 

DSC04448

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – UPA DE PRINCESA ISABEL


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br