ter
28
jun
2016

desafio-de-repente4_foto_thercles-silva_portal

Em comemoração ao primeiro ano de encontros mensais com nomes consagrados da poesia popular nordestina, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) anuncia o 2º Desafio De Repente no Espaço. O evento, que acontecerá no dia 6 de julho, a partir das 19h, no Teatro Paulo Pontes, na Capital, reunirá cinco duplas de repentistas de diferentes Estados nordestinos.

A segunda edição tem como participantes Rogério Meneses (PB) e Zé Viola (PI); João Lourenço (PB) e Hipólito Moura (PI); Raulino Silva (RN) e Raimundo Caetano (PB); Gilmar de Oliveira (PB) e Miro Pereira (RN); Luciano Leonel (PE) e Zé Carlos do Pajeú (PE). Como convidadas especiais, a noite vai contar com as presenças das repentistas paraibanas Minervina e Soledade, que se apresentarão em dupla. No palco, eles prometem uma verdadeira batalha, a exemplo da primeira edição, realizada em janeiro deste ano. As armas são as violas, a ironia e o sarcasmo presentes em versos afiados. A entrada é gratuita.

A atividade promovida pelo Governo do Estado por meio da Funesc dá continuidade ao projeto permanente De Repente no Espaço, realizado mensalmente. A segunda edição especial – Desafio – tem como objetivo comemorar um ano do projeto, que teve seu primeiro encontro realizado em julho do ano passado. A atração se repete na primeira quarta-feira de cada mês com uma dupla de convidados.

Sobre o projeto – “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples. Em janeiro de 2016, para abrir o ano em grande estilo, o projeto contou com um formato diferente – o Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas.

Sucesso de público, a edição especial de janeiro lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes. Quase mil pessoas acompanharam o evento, tornando o local pequeno para o público. Na ocasião, a então presidente da Fundação, Márcia Lucena, garantiu que o próximo Desafio De Repente seria realizado dentro do teatro para acomodar melhor o público. Com a sua saída da presidência, a sucessora, Nézia Gomes, manteve a promessa e confirmou que o evento será no Paulo Pontes.

De fevereiro a maio, outras quatro edições simples foram realizadas na temporada 2016. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.

A cada mês, um repentista paraibano se apresenta fazendo dupla com um convidado vindo de outro Estado, apresentando duelos, poesias e canções da melhor qualidade do universo dos versos da cultura popular nordestina. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.

Iponax Vila Nova – Filho do repentista Ivanildo Vila Nova. Considerado um dos mais importantes recitadores da nova fase da poética popular nordestina, Iponax gosta de interagir com o público, permitindo a ele fazer parte de sua poesia. Convidado para participar ou mediar os maiores festivais de viola do País, o poeta traz na bagagem muita experiência e a referência dos principais cantadores do Nordeste.

Repentistas do desafio

Rogério Menezes – Rogério Meneses Sobrinho nasceu no município de Imaculada, na Paraíba, onde iniciou sua carreira de repentista. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e tem pós-graduação em Gestão Pública pela Associação Caruaru de Ensino Superior (Asces).

Como poeta e repentista, tem quatro CDs gravados e participação em mais de dez coletâneas. Comanda diariamente o programa Canções de Viola, na Rádio Jornal do Commercio, em Caruaru, e apresenta o programa “Brasil, Cordel e Repente”, na emissora local de TV Nova Nordeste. Parceiro de cantoria de Vila Nova, Rogério Meneses é, sem dúvida alguma, um dos cinco maiores da atualidade. Juntos vencem oito de dez festivais que participam.

Zé Viola – Dono de uma voz privilegiada e um dos cantadores mais requisitados para os festivais de repentistas que acontecem pelo país. Além de CDs solo, onde interpreta belas canções da essência nordestina, o piauiense de Bocaina já gravou discos com Moacir Laurentino, Ivanildo Vila Nova, Dedé Laurentino, entre outros mestres do repente.

João Lourenço – Nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o grande romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru/PE. É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.

Hipólito Moura – Nascido em Picos – PI, atualmente reside em Caruaru-PB. Com 20 anos de carreira, também é veterano em festivais pelo Brasil. É um dos cantadores que mais tem se destacado nos últimos festivais.

Raulino Silva – Nascido no Rio Grande do Norte, na cidade de Antônio Martins, atualmente reside em Caruaru-PE. Com 17 anos de profissão já participou de centenas de festivais e ganhou exatamente 10 deles. Já gravou em 3 CDs e 1 DVD e agora se aventura no universo da música romântica.

Raimundo Caetano – Conhecido por transformar seu improviso em obra-prima, esmerando-se no acabamento dos versos, refinando e polindo as estrofes, dando-lhes um toque de classe e beleza de tal forma que teve o seu trabalho comparado ao de um arquiteto, sendo apelidado de ‘Arquiteto do Repente’.

Gilmar de Oliveira – Natural de São José de Piranhas -PB, atualmente reside em Cajazeiras onde tem um programa diário na rádio Alto Piranhas. Com 13 anos de carreira já participou de mais de 200 festivais, com destaque no realizado em Capina Grande recentemente Estado contra Estado.

Miro Pereira – Potiguar nascido em Patu, já tem mais de 30 anos de estrada. Contabiliza em suas andanças mais de 300 participações em festivais. Também é conhecido por promover importantes eventos de cantoria em cidades do Rio Grande do Norte.

Luciano Leonel – Pernambucano de Cachoeirinha, atualmente reside em Vertentes – PE. Com 17 anos de profissão já marcou presença em centenas de festivas e cantorias pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste.

Zé Carlos do Pajeú – Natural de Tabira-PE atualmente é também atua como secretário municipal de Juventude e Meio Ambiente da cidade. Com 12 anos de profissão já participou de mais de 100 festivais com destaque na cidade de Teresina, Recife.

Serviço:

2º Desafio De Repente no Espaço

Duplas confirmadas: Rogério Meneses (PB) e Zé Viola (PI) | João Lourenço (PB) e Hipólito Moura (PI) | Raulino Silva (RN) e Raimundo Caetano (PB) | Gilmar de Oliveira (PB) e Miro Pereira (RN) | Luciano Leonel (PE) e Zé Carlos do Pajeú (PE)

Dupla convidada: Minervina e Soledade (PB)

Hora: 19h

Local: Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

Direção geral: Renata Mora | Coordenação: Iponax Vila Nova

Realização: Governo do Estado/Funesc

Secom-PB


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

Uma resposta para “Desafio ‘De Repente no Espaço’ reúne duplas de repentistas no Teatro Paulo Pontes”

  1. Neto Caçula disse:

    Isso muito engrandece
    A cultura Nordestina
    Um evento desse porte
    Onde a poesia se afina
    Salve, salve o repentista
    Que mostra sua conquista
    Bota seu nome na lista
    Por consagrar-se na rima.
    (Neto Caçula)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br