ter
23
ago
2016

GENETON MORAES NETO

Escritor, documentarista, blogueiro do G1 e apresentador da GloboNews, Geneton Moraes Neto morreu na tarde dessa segunda-feira, 22, no Rio de Janeiro; aos 60 anos, o jornalista que trabalha desde os anos 1980 na Globo estava internado desde maio, após sofrer aneurisma na aorta.

Comunique-se – Escritor, documentarista, blogueiro do G1 e apresentador da GloboNews, Geneton Moraes Neto morreu na tarde desta segunda-feira, 22, no Rio de Janeiro. Aos 60 anos, o jornalista estava internado desde maio na Clínica São Vicente, no bairro carioca da Gávea, após sofrer aneurisma na aorta. Nos meses em que o comunicador esteve sob cuidados médicos, amigos e colegas da imprensa chegaram a usar as redes sociais para pedir doação de sangue.

Ao noticiar a morte do jornalista, a reportagem do G1 enfatiza que Geneton tinha mais de 40 anos dedicados à comunicação social. Ele trabalha desde a década de 1980 no Grupo Globo no Rio de Janeiro, onde foi editor do local ‘RJTV’, editor do ‘Jornal Nacional’, repórter e editor-chefe do ‘Fantástico’ e editor-chefe e editor-executivo do ‘Jornal da Globo’. Nos últimos anos se dedicou a gravação reportagens exibidas pela GloboNews.

Pernambucano do Recife, o jornalista iniciou a carreira em seu estado natal, sendo repórter do Diário de Pernambuco. Ainda no Nordeste, passou pela sucursal do Estadão e pela emissora local da TV Globo, de onde saiu para atuar no Rio de Janeiro. Além das experiências no impresso e na televisão, Geneton se dedicou ao trabalho de escritor. Entre os mais de 10 livros publicados por ele estão Dossiê 50: Os Onze Jogadores Revelam os Segredos da maior Tragédia do Futebol Brasileiro e Dossiê História: um repórter encontra personagens e testemunhas de grandes tragédias da História mundial.

Entusiasta do que chamava de “jornalismo autoral”, Geneton estava cada vez mais dedicado à produção de documentários. Em conversa com a reportagem do Portal Comunique-se  em outubro de 2015, ele destacou seu trabalho como documentarista. No modelo, ele dirigiu “Cordilheiras no Mar: A fúria do Fogo Bárbaro” (que conta a história do cineasta Glauber Rocha) e “Boa Noite, Solidão” (em que apresenta histórias de moradores de Solidão, cidade do sertão pernambucano).

Geneton deixa a mulher, duas filhas e netos. No Twitter, colegas de promissão lamentaram a morte do jornalista e reforçaram o talento dele.

Brasil 247


  Compartilhe por aí: 1 Comentário

Uma resposta para “Marca do jornalismo brasileiro, Geneton Moraes Neto morre aos 60 anos”

  1. Agnelo disse:

    Grande profissional, vai deixar uma grande lacuna, sempre acompanhei seu brilhante trabalho no programa Dossiê na GloboNews, meus sinceros votos de profundo pesar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br