qui
25
ago
2016

pesquisa-prefeitura

Após lançamento das candidaturas para prefeito de João Pessoa foi divulgada na noite desta quarta-feira (24) a pesquisa Ibope que foi registrada no TRE-PB sob o número Nº PB-06426/2016, e realizada entre os dias 20 e 23 do corrente, ouvindo 602 eleitores. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Na pesquisa Ibope, a diferença entre o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), candidato a reeleição, e a candidata do PSB, Cida Ramos, diminuiu 5 pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado no dia 13 de junho pela pesquisa Opinião/Sistema Arapuan.

Cartaxo hoje aparece com 52% das intenções de voto contra 23% de Cida Ramos, o professor Charliton Machado (PT) e Victor Hugo do PSOL aparecem empatados com 2% cada um, branco e Nulo foram 15% e não souberam ou não quiserem responder 6%. Já em 13 de junho, de acordo com o instituto Opinião Cida aparecia com 11,3%, pouco mais de 2 meses depois, ela conseguiu mais que dobrar o que tinha, chegando a 23%. Cartaxo aparecia com 44%, contra 11,3% de Cida, Professor Charliton aparecia com 1,3% e Victor Hugo 0,4%.

A campanha começou há poucos, tivemos apenas um debate, com Olímpiada e Impeachment pelo meio, e ainda resta o Guia Eleitoral. Ou seja, a campanha apesar de curta, ainda não começou pra valer. Nesta sexta-feira (26), o Sistema Arapuan realiza o primeiro debate entre os candidatos na TV aberta, o que vai aumentar a visibilidade dos candidatos e influenciar diretamente nas próximas pesquisas.

Outro fato que merece destaque é o fato de Cida Ramos, ter hoje, a 40 dias da eleição, mais do que a deputada Estela Bezerra, eterna sombra dos nomes do PSB, alcançou ao fim da eleição em 2012. Estela terminou aquele pleito com pouco mais de 20% e por causa de 600 votos ficou de fora do segundo turno. É claro que toda eleição é diferente, mas aqui não existe comparação, o que existe é a constatação de tamanhos. Cida hoje, é maior do que Estela, ao fim da do pleito passado.

A principal diferença entre as duas pesquisas está no número de candidatos. Na primeira, foram computadas as intenções de voto para Manoel Júnior (PMDB) e Wilson Filho (PTB). Os dois, no entanto, desistiram da disputa na cabeça de chapa. O primeiro virou vice de Cartaxo e o segundo de Cida.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo PB-06426/2016.

O instituto Opinião ouviu 800 eleitores em 40 bairros de João Pessoa nos dias 07 e 08 de junho. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada sob o número TSE/TER-PB n° PB 00274/2016.

Outro fato que chamou a atenção na pesquisa Ibope/TV Paraíba foi a rejeição. Cida tem uma alta rejeição (37%), enquanto Cartaxo tem a menor entre os candidatos (25%). Victor Hugo lidera este quesito com 46% e o professor Charlinton aparece em logo atrás com 43%.

O caso de Cida pode ser explicado pela polarização que mantém com o prefeito. Sendo assim, os trinta e poucos por cento que todo governante tem de voto cristalizado, já rejeita totalmente sua principal adversária. Alie-se a isso, o ainda elevado grau de desconhecimento da candidata. Você tende a rejeitar o que não conhece.

No caso do prefeito, sua baixa rejeição pode ser explicada pela confusão que muita gente ainda faz, sobre o gestor e a pessoa. Ora, ninguém tem absolutamente nada contra o prefeito Luciano Cartaxo, que sempre foi uma pessoa de fácil trato, tem a imagem de bom pai de família, sempre sorridente. Quando sua gestão passar a ser mais confrontada no decorrer do processo, esse quadro tende a mudar.

Veja abaixo os números das duas pesquisas:

Ibope – 24/08

– Luciano Cartaxo (PSD) – 52%

– Cida Ramos (PSB) – 23%

– Professor Charliton (PT) – 2%

– Victor Hugo (PSOL) – 2%

– Branco/nulo – 15%

– Não sabe/não respondeu – 6%

Opinião – 13/06

– Luciano Cartaxo (PSD) –  44,0%

– Cida Ramos (PSB) – 11,3%

– Manoel Júnior (PMDB) – 4,6%

– Wilson Filho (PTB) – 3,5%

– Professor Charliton (PT) – 1,3%

– Victor Hugo (PSOL) –  0,4% das intenções de voto.

– Branco/nulo – 19,4%

– Não sabe/não respondeu – 15,5%

Paraiba.com.br


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br