sáb
01
out
2016

UPS-dos-bancarios-foto-francisco-frança-secom-pb-2

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, ontem (30), a Unidade de Polícia Solidária (UPS) dos Bancários, que vai beneficiar quase 40 mil moradores dos Bancários, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo, Anatólia e comunidade do Timbó. A UPS recebeu cerca de R$ 300 mil de investimento numa parceria com recursos públicos e privados. Durante a solenidade, Ricardo também fez a entrega de 17 viaturas para o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Participaram da inauguração o senador Raimundo Lira, deputados estaduais, auxiliares do Governo e autoridades militares.

Na ocasião, houve a entrega de medalhas e láureas para militares e pessoas que contribuíram com a área da segurança, além do desfile dos policiais que vão atuar na UPS e em outros pontos da cidade. “Lembro que neste bairro, há alguns anos, tinham vários casos de violência, como estupros e roubos. Fizemos ações para combater essa criminalidade e hoje, com esta parceria público-privada, estamos inaugurando a Unidade de Polícia Solidária que faz parte da política de segurança que implantamos neste Governo. Em todos os locais onde uma UPS é inserida os índices de criminalidade caem. Isso mostra que o combate à violência tem avançado, como em relação à queda do número de homicídios. A política pública de segurança que fazemos está correta e buscamos melhorar a cada dia”, pontuou o governador.

Ricardo ainda reforçou a necessidade de haver uma política nacional de segurança que unifique as ações nesta área em todo o país. “No Brasil cerca de 60 mil pessoas são mortas por ano, a maioria pobres, negros e jovens. Isso não é normal, o país precisa acordar para essa questão e criar uma grande política nacional de segurança, com uma base padronizada. É preciso dividir as responsabilidades e a União tem que ter uma política nacional na área visando combater a criminalidade”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, a unidade funcionará 24 horas e vai aproximar mais a polícia da sociedade. “Antes a polícia era muito afastada da população. Com o modelo de UPS que foi criado em 2012 pelo Governo do Estado, essa realidade vem se modificando e a polícia solidária está conseguindo ficar mais próxima da população. A chegada da UPS está trazendo uma grande diminuição da criminalidade nos bairros. Tudo isso faz parte da nossa política pública de segurança que amplia, qualifica e melhora o policiamento no Estado”, enfatizou.

A UPS dos Bancários é a 25ª implantada no Estado e a 15ª na cidade de João Pessoa. Esta Unidade conta com uma equipe de 49 policiais, quatro viaturas, uma Van e três motos. “Agradeço a confiança do povo nessa polícia que está atuando de forma cada vez mais eficiente. A Polícia Militar vem para somar, para construir e vivenciar a vida em sociedade. Já chegamos a 25ª UPS que vem trazendo mais segurança para a população. A polícia solidária representa as mãos que se unem para juntas mudar a sociedade”, observou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

O senador Raimundo Lira comentou que o Governo Federal precisa unir as estratégias de segurança no país para combater a criminalidade. “Lutamos para que a União crie uma política pública de segurança unificada, uma espécie de identidade nacional na área. Dessa forma, os Estados trabalhariam de forma padronizada e em conjunto com o Governo Federal, proporcionando mais condições de combater a violência de forma eficaz”, falou.

O padre Marcondes Menezes, da Paróquia Menino Jesus de Praga, nos Bancários, agradeceu o empenho do Governo do Estado em promover ações que tragam mais segurança para a população. “É uma satisfação ver esse sonho se realizando. Era um pedido dos moradores que em união com o Governo do Estado conseguimos conquistar. É um equipamento muito importante e desejado pela população desta área. A UPS vai reforçar demais o policiamento nos Bancários e região. Cedemos o local e o Governo reformou e cuidou para proporcionar todas as condições necessárias para a instalação desta Unidade. Que continuemos unidos pela paz”, conclamou.

“Eu moro há aproximadamente 30 anos no bairro dos Bancários e infelizmente a nossa segurança estava deixando a desejar. Mas acredito que a chegada da UPS vai diminuir bastante a criminalidade. Foi muito bom a vinda da unidade para que todos nós que somos moradores da localidade tenhamos mais tranquilidade”, comemorou a moradora Eurídice Almeida.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br