sex
21
out
2016

DSC06471
Depoimento de Nana (de flores na mão), que venceu um câncer de mama, marca atividade de prevenção da doença na UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Princesa Isabel realizou, na manhã desta sexta-feira (21), programação especial com várias atividades do “Outubro Rosa”, campanha nacional que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar sobre a doença.

As ações contaram com exibição de vídeo e palestras preventivas ministradas pelo médico Antônio Jordão e a enfermeira Analu Barbosa – com intervenções de Cleópatra Tavares (também enfermeira ) e da assistente social Rávyla Medeiros – para usuários da unidade com orientações sobre a doença e as formas de prevenção.

O mastologista Antônio Jordão destacou que “o autoexame permanente das mamas e a mamografia, entre outros exames clínicos e de imagens, são medidas eficazes na prevenção, além de hábitos saudáveis no dia-a-dia de todos, inclusive de homens, que também podem desenvolver o câncer mamário”. E completou: “Com todos os cuidados necessários, é possível um diagnóstico precoce e um tratamento eficiente da doença que, no Brasil, registra cerca de 50 mil casos todos os anos”.

Para a diretora geral da UPA, biomédica Alany Moura, “a programação disponibiliza orientações e informações importantes sobre o autoconhecimento e o autocuidado, diagnóstico precoce da doença e tratamento”. Ela acrescentou que a ação ajuda ainda as mulheres “a enfrentar as dificuldades, o medo comum e a ausência de tempo e realizem os exames”.

Durante as palestras, usuários e funcionários da unidade fizeram perguntas, tiraram dúvidas e prestaram depoimentos. A auxiliar de serviços gerais da Prefeitura de Princesa Isabel, Maria das Dores Silva (Nana), de 51 anos, emocionou a todos com sua participação. Ela superou um câncer de mama, diagnosticado em 2014.

“Descobri a doença, fiquei preocupada, mas não entrei em desespero, pois existe cura, inclusive com o auxílio do Senhor. Foram dois anos difíceis, de viagens para exames, tratamento de quimioterapia e radioterapia no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, que considero a mão de Deus em favor dos mais pobres”, relatou.

“Façam o autoexame da mama todos os dias, sim. Todo mundo precisa se cuidar, em todas as idades, pra evitar esse mal. Vamos perder o medo, vamos acabar com a falta de cuidado e procurar mais informações sobre a doença, que também atinge os homens”, aconselhou.

Ao final da atividade, usuárias da UPA foram contempladas com o sorteio -  feito por crianças – de presentes doados por parte do comércio local (Mercadinho Serve Bem, Lindiversos Perfumaria, Moda K, O Boticário, Belíssima Calçados, Patuffos Bar e Liria Floricultrua).

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica que as mulheres na pré e pós-menopausa correm maior risco de ter câncer de mama, principalmente as que apresentam excesso de gordura corporal na região abdominal.

A prática rotineira do autoexame permite verificar se existe sinal de alguns dos sintomas da doença, como tais como caroço (nódulo) fixo, endurecido que, comumente, não causa dor; pele da mama avermelhada, encolhida ou com aparência de casca de laranja, além de alterações no bico do peito (mamilo) e pequenos nódulos situados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

DSC06434

 

DSC06440

 

DSC06441

 

DSC06448

 

DSC06430

 

DSC06445

 

DSC06491

 

DSC06469

 

DSC06506

 

DSC06512

 

DSC06513

 

DSC06508

 

DSC06517

 

DSC06524

 

DSC06525

ASSESSORIA DE IMPRENSA – UPA DE PRINCESA ISABEL


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br