qui
09
maio
2013

O quadrinho “Anayde Beiriz – Uma Biografia em Quadrinhos”, que retrata a história da professora e poetiza paraibana da década de 20, será lançado neste sábado (11), na Usina Cultural, às 19h. Mas o evento está previsto para começar bem antes, a partir das 17h, com um bate-papo sobre a obra, que contará com a presença da autora Luyse Costa, também responsável pelas ilustrações. O projeto é uma das 69 propostas aprovadas e patrocinadas pelo Fundo Municipal de Cultural (FMC), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

O gestor do FMC e diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, lembrou que o Fundo Municipal de Cultura é um incentivador da produção cultural local e da preservação da memória e identidade da cidade. “Um exemplo disso é este projeto, que ressalta em quadrinhos uma personalidade significativa de nossa história, como Anayde Beiriz. Ela foi uma apaixonada pela poesia e uma mulher intelectual, a frente dos padrões impostos à década de 20”, comentou.

“Anayde Beiriz – Uma Biografia em Quadrinhos” foi um dos dez projetos da área de literatura, contemplados pelo edital de nº 01/2011 do FMC, que disponibilizou R$ 1,2 milhão para um total de 69 propostas, divididas em várias categorias. O quadrinho, criado pelas mãos delicadas da ilustradora Luyse Costa, procura preservar a memória de Anayde Beiriz, mas também mostra um lado pouco divulgado da professora e poetiza paraibana.

Apaixonada por poesia e intelectual, Anayde Beiriz frequentava saraus e não se entregava às regras impostas às mulheres da década de 20. Para muitos, ela ficou apenas conhecida pelo seu relacionamento amoroso com João Dantas, que foi o principal opositor e assassino do então presidente da província, João Pessoa. Na verdade, o que ela mais desejava – e isso está explícito no quadrinho – era a liberdade do corpo e do pensamento.

Unindo história e arte, Luyse Costa compôs o livro em quadrinhos, mostrando não só um novo panorama de ilustrações, mas também um ângulo diferente de visualizar Anayde Beiriz. No dia do lançamento, a autora vai expor algumas ilustrações de sua obra e fará um bate-papo sobre o processo criativo de transformar a personagem principal de seu trabalho em quadrinhos. Como contraproposta do patrocínio do FMC, a proponente vai distribuir 20% dos exemplares para a rede municipal de ensino.

A autora Luyse Costa nasceu em João Pessoa. É formada em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua no mercado nacional como ilustradora. Ela já registrou seus traços em duas obras publicadas pela Editora DSOP – “Diana, Luana, Luanda” (criação dela criação com Ana Lasevicius) e “O Sonho Secreto de Alice” (Simone Paulino). Em seu currículo, Luyse assina também as obras “Chá de Sumiço e Outros Poemas Assombrados), além de “HQ: Anchietinha – A Capela de São Miguel em Quadrinhos”.

FMC O Fundo Municipal de Cultura é um instrumento de fomento cultural, destinado a produtores culturais. Também funciona como um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas na Capital. Com o recurso, o beneficiado pode realizar projetos culturais, envolvendo várias áreas.

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br