qui
12
dez
2019

Festival de Petiscos-Pitimbu

O primeiro Festival de Petiscos de Praia Bela, em Pitimbu, teve início na terça-feira (10) e segue até janeiro de 2020. Sete quiosques participam do festival com o objetivo de incrementar o fluxo de turistas no local e também divulgar a gastronomia. A realização do festival é da Associação dos Barraqueiros de Praia Bela e vai ocorrer sempre às terças, quartas e quintas-feiras. O evento conta com o apoio da prefeitura municipal, Sebrae-PB e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Na abertura da programação, estiveram presentes artesãos e grupo de dança folclórica de Pitimbu. Os organizadores aproveitaram a oportunidade para divulgar os novos serviços oferecidos aos turistas que visitam Praia Bela. Para quem busca diversão e esportes radicais estão disponíveis passeios de quadriciclos, uma tirolesa, pranchas para a prática de stand-up paddle, caiaques e as novas barcas para o transporte de turistas entre a margem do rio Mucatu e a praia.

Bastante empolgada com o festival, a presidente da Associação das Barracas de Praia Bela, dona Helena, declarou que a expectativa dos comerciantes é a melhor possível. Segundo ela, Praia Bela vive um novo momento, depois que o local passou por uma melhoria na infraestrutura e a requalificação da mão de obra.

Já a presidente da PBTur, Ruth Avelino, participou da abertura e elogiou a iniciativa dos proprietários das barracas. Segundo a executiva paraibana, desde o ano passado é realizado um trabalho de requalificação da infraestrutura de Praia Bela. “Esse festival de petiscos é resultado prático da nova realidade de Praia Bela. Os cozinheiros foram capacitados, treinados e os pratos estão com um visual belíssimo, saborosos”, avaliou.

O prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho, parabenizou a iniciativa dos comerciantes e lembrou que a repaginação do local foi decisiva para a nova realidade. “Tínhamos que buscar alternativas para revitalizarmos nosso turismo. Para isso fomos buscar parcerias com o Sebrae-PB e o Governo do Estado. O resultado está aí”, afirmou.

Novo menu – Além da transformação estrutural e física das barracas, os ‘chefs’ das cozinhas passaram por treinamentos e capacitações junto a profissionais selecionados pelo Sebrae-PB. Nos cardápios oferecidos durante o Festival poderão ser degustados o prato “Mangue Vermelho’, que utiliza caranguejos no leite de coco, acompanhado de pirão; a ‘Lenda do Mar’, que é uma porção de caldeirada com seleção de frutos do mar; ‘Tarafa’, que são bolinhos de camarões selecionados; Jiqui, que utiliza camarão no alho e óleo com batatas rústicas; ‘Estrela do Mar’, que é um espetinho de polvo fresco grelhado, com farofa de camarão e vinagrete. Durante o Festival de Petiscos, os turistas também poderão contemplar a natureza em estado bruto.

Requalificação – Em dezembro de 2018, a população de Pitimbu e turistas que frequentam a praia Bela receberam com entusiasmo a mudança idealizada e coordenada pela Prefeitura da cidade com apoio e orientação do Sebrae-PB. Os primeiros resultados foram impactantes. Houve uma relocação das barracas que ficavam à margem do rio Mucatu; fechamento da rua ao acesso de veículos e todos os proprietários dos quiosques, cozinheiros e garçons passaram por uma capacitação sobre atendimento, práticas culinárias e a criação de um prato-chefe. Os quiosques passaram a oferecer espaços/áreas individualizadas para seus clientes e o serviço agradou a quem busca lazer e tranquilidade.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br