sáb
21
dez
2019

Maternidade de Patos_ampliação de serviços para gestantes e bebês

Referência para mais de 60 municípios do Sertão da Paraíba, inclusive em partos de alto risco, Hospital Amigo da Criança e integrante da Rede Cuidar, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, encerra o ano de 2019 com a distinção de ter implantado serviços e projetos que melhoraram, ainda mais, a assistência às gestantes e seus bebês.

A disponibilidade de um curso de primeiros-socorros direcionados às mães antes da alta, de uma triagem neonatal completa, com testes da Orelhinha, Linguinha, Coração, Olhinho e Pezinho, a reativação do ambulatório de Ginecologia, a implantação do projeto ‘Tour da Gestante’ e, mais recentemente, do ‘Croché Terapia’ foram algumas das ações implantadas neste ano e que destacam a unidade de saúde e reforçam seu propósito de ser um referencial na assistência e cuidados de gestantes e seus bebês.

O curso de primeiros socorros, explica o pediatra e diretor geral da Maternidade, Umberto Marinho Júnior, é realizado antes da alta da mãe e a prepara para agir em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês. “Esta iniciativa nós incorporamos na nossa rotina e ela é muito importante porque dá condições às mães de agirem rápido e corretamente evitando uma intercorrência mais grave”, afirma Dr. Umberto, lembrando que a obrigatoriedade desta ação parte de uma Lei Estadual.

Ofertar exames e testes que possibilitam a identificação precoce de algumas doenças e alterações em bebês, ampliando assim o cuidado aos recém-nascidos na unidade, também é outro diferencial da Maternidade que disponibiliza os testes do Olhinho, da Linguinha, da Orelhinha e do Coração, além do exame do Pezinho, sendo este último teste, direcionado apenas para os bebês que permanecem mais de dois dias na maternidade.

Com esses cinco serviços, a Maternidade passou a ter uma triagem neonatal completa. O teste do Olhinho, é feito todos os dias da semana, nos horários 7h às 11h, por um oftalmologista. Já o Teste da Linguinha é feito por uma fonoaudióloga, que encaminha, quando necessário, para uma pediatra que, por sua vez, realiza a Frenotomia ou a Frenectomia.

A reativação, este ano, dos serviços do ambulatório de ginecologia, onde são realizados diversos exames, diagnósticos de doenças e acompanhamento pré-natal, ampliou os serviços disponibilizados às gestantes de Patos e região. O ambulatório funciona toda segunda-feira, a partir das 14h. A primeira segunda-feira do mês é reservada para consultas ginecológicas. Na segunda da semana seguinte, os atendimentos são para colocação de DIU. A terceira segunda-feira do mês é para realização de colposcopias e na última segunda-feira são realizadas as Cirurgias de Alta Frequência (CAF). A médica Socorro Dias é a responsável pelos serviços do ambulatório.

Já o projeto ‘Tour da Gestante’ possibilita que as futuras mamães possam conhecer o ambiente que as acolherão no momento do parto, antes que isso aconteça, dando-lhes ainda mais segurança e confiança na unidade. O projeto, que está inserido nas ações de aperfeiçoamento do acolhimento e humanização da unidade, busca, sobretudo, tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto.

“Uma coisa é ouvir falar e outra bem diferente é ver com os próprios olhos e comprovar nossa excelência de serviços e infraestrutura. Quando a gestante tem essa oportunidade antes do parto, o olhar dela e a tranquilidade quando ela vem ter seu bebê é muito maior, uma vez que ela chega e já conhece o ambiente e a rotina”, explica o diretor da Maternidade. O ‘Tour da Gestante’ acontece sempre às quartas-feiras, a partir das 10h, com o limite máximo de cinco gestantes por visita agendada.

Outro projeto simples implantado em 2019, que não requereu vultosos recursos, mas que tem um alcance terapêutico e um toque de humanização efetivos, foi o ‘Crochê Terapia’, que possibilita uma ocupação prazerosa para mães que acompanham seus recém-nascidos sob cuidados especiais na Maternidade. O projeto começou a ser desenvolvido em novembro e acontece todas as quintas-feiras, sob a coordenação da professora voluntária, Oberlândia Avelino, que dá aulas de crochê.

Todo material do curso foi adquirido pela unidade e as peças produzidas pelas mães, que têm a liberdade de escolher o que vão fazer, ficam para elas. E foi graças a essa iniciativa que a unidade foi destaque em reunião anual de planejamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mês passado, e conquistou uma Menção Honrosa.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br