qui
16
jan
2020

Tour da Gestante

Amanhã da quarta-feira (15) começou diferente para um grupo de gestantes da cidade de Matureia. Isto porque, em diferentes estágios da gestação, um grupo de mulheres daquele município, assistidas pela USB Esdras Guedes, tiveram a oportunidade de conhecer a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, o local onde elas vivenciarão uma experiência inesquecível e começarão, na prática, a linda jornada da maternidade. Elas participaram do projeto ‘Tour da Gestante’, que possibilita que as futuras mamães conheçam o ambiente que as acolherão no momento do parto, antes que isso aconteça, dando-lhes ainda mais segurança e confiança na unidade.

Durante o ‘Tour’, elas conheceram os serviços, os alojamentos, a estrutura da Maternidade, tiraram dúvidas e receberam orientações importantes para a futura admissão como pacientes, como por exemplo, saber o que é importante levar para a maternidade, incluindo aí os documentos necessários para a internação. O projeto, que está inserido nas ações de aperfeiçoamento do acolhimento e humanização da unidade, busca, sobretudo, tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto. A visita desta manhã foi monitorada pela gerente assistencial da Maternidade, Milene Barbosa, e pela gerente de Enfermagem, Elisama Naara.

Além da visita às instalações, houve um momento que as gestantes receberam orientações sobre o parto normal e humanizado, sobre seus direitos como paciente, incluindo a opção por ter um acompanhante, e sobre aleitamento materno, além de diversas orientações. A visita desta quarta-feira (15) também foi acompanhada pelo secretário de Saúde de Matureia, Bruno Wanderley Monteiro, e pela enfermeira Linaria Nóbrega, da USB Esdras Guedes daquele município.

A agricultora Brasilina da Silva, 22 anos, que terá seu primeiro filho na unidade, ainda esse mês, foi uma das gestantes que fez parte do grupo dessa quarta-feira e disse que foi muito importante tudo o que ela viu e ouviu durante a visita. “Tirei muitas dúvidas, a exemplo do que levar para a maternidade, e achei bom ter conhecido a sala de parto onde vou ter meu filho”, disse ela, que estava acompanhada do esposo, Firmino Rodrigues. Apesar dele poder assistir ao parto do Samuel, quem vai acompanhar Brasilina é a sua irmã Josina da Silva. Brasilina, que está com 39 semanas de gestação, tem parto previsto para o dia 25 deste mês. Ela já conhecia a Maternidade, mas numa situação não muito feliz, foi assistida por causa de um aborto sofrido em 2014. “Agora será diferente. Vou ter meu filho Samuel”, disse ela.

O diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, afirma que o projeto tem cumprido seu objetivo, que é deixar as futuras mamães mais tranquilas e seguras. “A partir do momento que elas conhecem nossa estrutura e dinâmica antes de serem admitidas como pacientes, ao chegarem para ter seus filhos, elas encontrarão um ambiente já conhecido e, portanto, mais familiar e isso ajuda a tranquilizá-las para esse momento que é único para cada mulher”, destaca o médico.

Sobre o Tour da Gestante – O ‘Tour da Gestante’ acontece sempre às quartas-feiras, sempre pela manhã, com o limite máximo de cinco gestantes por visita agendada. A gestante que se interessar pode agendar sua visita pelo e-mail [email protected] A limitação do número de visitantes por vez, segundo Dr. Umberto, é para possibilitar que todas as dúvidas sejam tiradas e que as futuras pacientes possam compreender realmente como funciona a maternidade que é referência, inclusive, para gravidez de alto risco. Sobre a necessidade de prévio agendamento, o diretor explica que isso é necessário para que a unidade possa mobilizar a equipe para realização da visita e das orientações a serem repassadas para que tudo transcorra de forma eficiente.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br