sex
31
jan
2020

Trauma_doutores palhaços voluntários

Vencer a doença com bom humor e um sorriso no rosto. Esta é a receita aplicada pelos médicos mais divertidos que já se viu por aí. São os doutores palhaços voluntários, que visitaram pacientes de todas as idades do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, nessa quinta-feira (30). Eles levaram nas maletas o remédio especial que é aplicado aos pacientes e acompanhantes, com bons resultados.

Os Doutores Palhaços, da instituição SóRiso Paraíba, entraram nas enfermarias levando muito humor. Visitaram os leitos, conversaram com pacientes, acompanhantes e funcionários, proporcionando alegria e descontração a todos. Alguns modificaram as fisionomias tristes para rostos que esbanjavam largos sorrisos. “Eu estava desanimado com tudo que aconteceu comigo e hoje, pela primeira vez, voltei a sorrir, entendendo que a vida é leve e tem que continuar”, agradeceu um dos pacientes internados na enfermaria masculina, Rhuan Félix.  

A terapia tem objetivo de estimular a capacidade de interação dos doutores palhaços com o paciente e, principalmente, diminuir a tensão do ambiente hospitalar. A novidade é que o SóRiso Paraíba ficará fixo todos os sábados realizando visitas nas enfermarias do Hospital de Trauma, levando descontração e muita alegria.

Os doutores palhaços, chamados de besteirologistas, não fazem simples visitas, mas intervenções, segundo o doutor Pirulito, nome utilizado pelo voluntário Samuel Elias de Souza. Eles entram no quarto hospitalar, encenam, cantam e interagem com os pacientes. A ideia, segundo ele, é não falar da doença e sim levar momentos bons para os internados. “Quando o paciente sorri, nós podemos ir embora”, comentou.

Para a coordenadora da Pediatria, Carmelita Frade, grupos como este fazem a diferença no ambiente hospitalar, principalmente em crianças. “É muito gratificante ter esses grupos trazendo alegria para criançada. Elas entram aqui por conta de um trauma, ficam tristes e retraídas. É impressionante como mudam com essas visitas, elas adoram. Com abertura da brinquedoteca deixaram de ver o hospital como um ambiente hostil e sim divertido”, salientou.

Secom-JP


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br