ter
04
fev
2020

serviço de transporte aeromédico na Rede de Urgência e Emergência

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aprovou ontem (3), em reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), a implantação do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) para compor a Rede de Urgência e Emergência da Paraíba. O serviço é resultante de uma cooperação entre a SES e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds).

De acordo com a coordenadora de Urgência e Emergência da SES, Débora Gomes, a unidade será tripulada, incialmente, pela equipe do Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. Ela afirma que, atualmente, os dois órgãos já realizam o serviço de resgate. A diferença é que agora o serviço vai funcionar como um suporte avançado de vida aéreo, com equipe médica e utilização de insumos, medicamentos.

“A proposta desse serviço é fazer, além do resgate, a assistência médica. Inclusive tem um perfil desses médicos que estarão tripulando a aeronave. Tem que ser cirurgião, ter experiência com terapia intensiva, com urgência e emergência, para que consiga, na cena da ocorrência, já começar algum tipo de intervenção”, explica.

A coordenadora alerta que existe um perfil de resgate de suporte avançado via aérea. O sistema de regulação utilizado será o do Samu e o serviço poderá ser acionado pelos números 190, 192 e 193. Débora Gomes afirma ainda que a proposta é que a aeronave voe de suporte para socorro apenas na região da 1ª Macrorregião de Saúde pela questão do tempo/resposta. “Se a gente for voar para Patos, uma unidade suporte via terrestre vai chegar mais rápido que a aeronave”, observa.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, pontua a ação como um grande avanço para o Estado e destaca a importância do serviço. Ele afirma ainda que a previsão do Governo é de, no futuro, realizar esse transporte aeroviário também com avião. “Sabemos que o raio de ação do helicóptero é de 30 minutos. Com um avião, esse raio ampliaria. Além disso, um estado com 223 municípios há a necessidade de se efetivar um transporte de avião. Nós que trabalhamos com Trauma desde a década de 90, temos exatamente a ideia da importância de um transporte aeromédico. Com certeza vai salvar muitas vidas”, completa.

A deliberação foi aprovada em CIB por todos os municípios. O próximo passo é a publicação da portaria para o serviço começar a operar. A intenção é que o Grame seja implantado antes do carnaval.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br