qua
05
fev
2020

Mãe do atleta, nascido e criado em João Pessoa. é a princesense Maria das Graças Lima, sobrinha da  renomada professora Licor Henriques, já falecida

Henrique Freire Lima
O Twin Cities foi um dos campeonatos onde Henrique Freire se sagrou campeão (Foto: Reprodução/Instagram)

O atleta paraibano de jiu-jitsu Henrique Freire Lima, 32 anos, está em temporada nos Estados Unidos se preparando para participar de torneios na país. Henrique, atualmente  em Orlando, na Flórida, começou a treinar jiu-jitsu no ano de 2000, em João Pessoa. Aqui no Brasil, o atleta já foi campeão paraibano e do Torneio Norte/Nordeste.

Carreira

 

Jiu-Jitsu
Henrique começou a lutar jiu-jitsu em 2000, em João Pessoa (Foto: Instagram)

Em 2017, Henrique foi para os Estados Unidos, e passou seis meses por lá, e lutou o Campeonato Mundial, naquela altura, seu primeiro campeonato de grande porte. Depois de seis meses ele retornou a terras norte-americanas para lutar e conquistou mais títulos, tais como o Miami Open e o New York Fall. Voltou a disputar novamente o Mundial e chegou até as quartas de final. Em sua avaliação, um grande desempenho.

Hoje, em terceira passagem pelos Estados Unidos, mantém uma rotina intensa de treinamentos. O ano já chegou com bom desempenho do atleta. Conquistou o segundo lugar no Atleta Open e no dia 15/02, irá lutar o Miami Open, na preparação para o foco principal, que é o Mundial de Jiu-Jitsu, que acontecerá em agosto, na cidade de Las Vegas.

A busca pelo sonho no jiu-jitsu

Henrique sempre foi determinado a buscar os sonhos. Desde que começou a lutar jiu-jitsu acreditava no potencial e ambicionava mais. “Eu sempre tive o sonho de ser um atleta mundial e para chegar a esse ponto eu teria que sair do país”, frisou o atleta.

Jiu-jitsu
O sonho de ser um atleta de nível mundial fez Henrique sair do Brasil e buscar crescer na carreira, indo para os EUA (Foto: Instagram)

Ele ainda citou as dificuldades que é trabalhar no Brasil, tendo que conciliar o emprego com os treinamentos, além das limitações, que iam do uso de equipamentos e ambientes de trabalho até a dificuldade em conseguir patrocínios.

“No Brasil é muito difícil ser atleta. Acabei que deixei tudo no Brasil. Eu era casado, com duas filhas e corri atrás dos meus sonhos. Deixei meu emprego, onde trabalhava de fiscal em uma empresa de lixo e “tô” aqui hoje”, citou ele que teve de abdicar da vida brasileira para seguir seu sonho.

Mas até a vida nos Estados Unidos tem seus percalços. Henrique Freire citou que a adaptação a nova cultura, aprender outra língua, a falta de patrocínio e o custo de vida no país, onde ele considera elevado, têm sido algumas adversidades que ele encontrou na nova realidade.

Títulos

Em 2018, o atleta paraibano conquistou o New York Fall, em duas categorias. Já em 2019, conquistou o Atlanta Summer, Birmingham Open, Miami Fall, Nashville Open,  MassBJJF e o Twin Cities Open. Atualmente, Henrique é o 50° do ranking de atletas brasileiros de jiu-jitsu no mundo, de acordo com a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

Disputas em 2020

Jiu-jitsu
Henrique Freire Lima fará terceira participação no Mundial de Jiu-Jitsu, em Las Vegas (Foto: Instagram)

Este será bastante recheado, com muitas competições a serem disputadas por Henrique. Confira a lista:

  • Miami Winter – 15/02
  • San Jose Open – 22 e 23/02
  • Kansas City Open – 29/02
  • Orlando Open – 02/05
  •  
  • Erickson Nogueira/Portal Correio

  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br