sex
07
fev
2020

Marly Duarte e Ítalo Kumamato-CAPS AD-PRINCESA ISABEL

O renomado cardiologista princesense Ítalo Kumamoto, radicado em João Pessoa, declarou, nesta sexta-feira (7), estar comovido e agradecido pela homenagem que a Prefeitura de Princesa Isabel fez na manhã de hoje, ao inaugurar a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Marly Duarte Kumamoto (CAPS AD III), no Bairro Várzea. Marly, a homenageada, mãe do médico, morreu em novembro de 2015, aos 97 anos.

Por meio de mensagem enviada ao prefeito Ricardo Pereira, Ítalo justificou sua ausência na cerimônia, determinada por compromissos profissionais no Hospital Memorial São Francisco, embora tivesse agendado viajar para participar da entrega dos CAPS AD III.

“Uma homenagem que gravo no coração e agradeço em nome de toda a família Duarte Kumamoto”, diz um dos trechos da mensagem, cuja íntegra pode ser lida abaixo:

EXMO. SR. RICARDO PEREIRA

PREFEITO MUNICIPAL DE PRINCESA ISABEL

EM NOME DE QUEM SAÚDO TODAS AS AUTORIDADES PRESENTES

MEUS CONTERRÂNEOS DE PRINCESA ISABEL

POR MOTIVO SUPERIOR, NO EXERCÍCIO DA MEDICINA, NÃO PODEREI ESTAR PRESENTE NESTE DIA TÃO SIGNIFICATIVO PARA MINHA FAMÍLIA.

HOSPITAIS E CASAS DE SAÚDE E ACOLHIMENTO SÃO LUGARES QUE POR INFELICIDADE SE PROCURA E POR FELICIDADE SE ENCONTRA, DISSE NOSSO SAUDOSO CONTERRÂNEO E PARENTE ALCIDES CARNEIRO.

EU DIRIA QUE O MEMORIAL SÃO FRANCISCO FOI UMA CASA QUE DEUS ABRIU PARA MIM EM 1976, SEM DIREITO DE FECHÁ-LA, ONDE DEVERIA AO LONGO DA VIDA, TRABALHAR 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS POR SEMANA, 30 DIAS POR MÊS, DE FORMA ININTERRUPTA, INDEPENDENTE DE ONDE ESTOU. PRA MIM, ISTO FOI ME DADO POR DEUS COMO UMA MISSÃO DE VIDA!

RECEBI ISTO COMO MISSÃO E VOCÊS MEUS CONTERRÂNEOS E AMIGOS NÃO IMAGINAM O TAMANHO DO SACRIFÍCIO PARA MANTER AQUELA CASA ABERTA. DAÍ A DIFICULDADE PARA DELA ME AFASTAR!

POR ESTA RAZÃO, DEPOIS DE TODA PROGRAMAÇÃO FEITA, NÃO FOI POSSÍVEL VIAJAR PARA COMEMORAR COM TODOS VOCÊS, A ABERTURA DESTA UNIDADE DE SAÚDE QUE, AS AUTORIDADES MUNICIPAIS E EM PARTICULAR O PREFEITO RICARDO PEREIRA, DECIDIRAM HOMENAGEAR COM O NOME DE MINHA MÃE MARLY DUARTE KUMAMOTO, UMA HOMENAGEM QUE GRAVO NO CORAÇÃO E AGRADEÇO EM NOME DE TODA FAMÍLIA DUARTE KUMAMOTO.

NÃO PRECISO FALAR DO CARINHO QUE TENHO POR ESTA CIDADE. ESTA CIDADE QUE ERA, PARA MEU PAI, EIJI KUMAMOTO, RECEBIDO AQUI EM 1923, PELO ENTÃO CORONEL JOSÉ PEREIRA, COMO UM MEMBRO DE SUA FAMÍLIA, HOMEM DE SUA CONFIANÇA, E QUE ELE ORGULHOSAMENTE ME DIZIA “PRINCESA É A MINHA PÁTRIA”

ESTA CIDADE ONDE NASCI, CRESCI, CRIEI ASAS E VOEI, MAS QUE AO LONGO DOS MEUS 45 ANOS DE MÉDICO NUNCA ESQUEÇO, ESTÁ PRESENTE NA MINHA VIDA E ONDE APRENDI O SIGNIFICADO DA LEALDADE, DA AMIZADE E DE VALORES TRANSMITIDOS POR MEUS PAIS E QUE HOJE, NESTA SOLENIDADE, A PALAVRA MAIOR É A GRATIDÃO!

GOSTARIA DE ESTAR AQUI, ABRAÇAR TODOS OS AMIGOS, SENTIR O CHEIRO DESTA TERRA ABENÇOADA POR NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO, NOSSA PADROEIRA E, APENAS VER O QUE O MEU ESPÍRITO JÁ SABE “ESTA CASA ESTARÁ DE PORTAS ABERTAS PARA OS QUE DELA NECESSITAREM, SERÁ REFRIGÉRIO PARA ALMAS ATORMENTADAS PELAS DORES DA MENTE, SEJA ALÍVIO PARA NOSSAS ANGÚSTIAS E DEPRESSÕES, SITUAÇÕES CADA DIA MAIS FREQUENTES NA SOCIEDADE MODERNA.

DONA MARLY, TRABALHADORA E IRREQUIETA COMO ERA, ERA UM PRINCESENSE DA FAMÍLIA DUARTE. LÁ DO ALTO DO CÉU, ONDE REPOUSA O SEU ESPÍRITO, CERTAMENTE SE SENTE ENVAIDECIDA E O QUE NÓS PEDIMOS A DEUS É QUE ESTA CASA SEJA PERENE, ABERTA PARA TODOS NOSSOS CONTERRÂNEOS, E

QUE, OS QUE NELA VENHAM TRABALHAR, DÊEM O MELHOR DE SI, EM CUIDAR DAS PESSOAS. AOS QUE AINDA SE LEMBRAM DELA, SABEM QUE NOSSA CASA ERA UMA CASA DE ACOLHIMENTO DE MUITAS PESSOAS. NÃO ESQUEÇO A CASA 121 DA RUA CEL. MARCOLINO!

AFINAL, PRESENTE OU AUSENTE, MEUS FAMILIARES, MINHA MÃE, E EU EM PARTICULAR, DECLARAMOS NOSSO PAIXÃO POR PRINCESA, PELA SUA HISTÓRIA, POR TUDO DE BOM QUE NOS LEGOU E QUE TEMOS MUITO ORGULHO QUANDO DIZEMOS PELO MUNDO QUE “A MELHOR CIDADE DO MUNDO É PRINCESA,. É ONDE ME SINTO BEM, ENTRE OS AMIGOS, OS AINDA PRESENTES E OS QUE DEUS JÁ CHAMOU PARA MORADA ETERNA.

AOS AMIGOS DE PRINCESA, UM ABRAÇO DE UM AMIGO SIMPLES, HUMILDE, DISCRETO E SINCERO.

A RICARDO PEREIRA, NOSSO MUITO OBRIGADO E QUE DEUS ILUMINE AS SUAS ÁCÕES E OS SEUS ATOS EM PROL DE NOSSA CIDADE E DO SEU POVO, INDEPENDENTE DAS CORES QUE EXPRESSAM A VIDA DE CADA UM DE NÓS!

QUE AS PALAVRAS DE SÃO FRANCISCO, SEJAM OS VALORES DESTA CASA:

Onde houver desespero, que eu leve a esperança

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

QUE UMA LUZ DE ESPERANÇA PERMEIE TODAS AS ATIVIDADES DESTA UNIDADE.

E QUE ESTA LUZ, SEJA JESUS!!!!!!!!

MUITO OBRIGADO – DR. ÍTALO KUMAMOTO


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar quando


Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br