qua
19
fev
2020

2020-Ano Cultural Mestre Sivuca

O Governo do Estado da Paraíba publicou um decreto no Diário Oficial do estado no último sábado (15) que estabelece 2020 como o ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’, a ser celebrado em comemoração ao aniversário do compositor, arranjador e mestre da sanfona, Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, que completaria 90 anos em maio deste ano. De acordo com o decreto assinado pelo Governador João Azevedo, a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia deverá realizar atividades culturais e socioesportivas no âmbito escolar.

O objetivo das ações é mobilizar alunos, professores, servidores e a comunidade circunvizinha da escola em homenagens e produções culturais acerca da vida e obra do Mestre Sivuca. O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, comentou sobre as ações que serão desenvolvidas pela pasta. “A Educação pretende voltar todas as atividades a serem desenvolvidas nas escolas à temáticas alusivas ao Ano Cultural Sivuca. Ele foi um artista que tanto foi compositor de obras populares como também é lembrado na parte erudita, então há muitas vertentes a serem trabalhadas. As ações do Projeto Prima e também do Festival Arte em Cena serão voltadas para o Mestre Sivuca, tanto no âmbito literário, quanto no teatral e musical”, disse o Secretário.

As atividades alusivas ao Ano Cultural Mestre Sivuca devem primar pela interdisciplinaridade, sem prejuízo do conteúdo regular, cabendo à direção da escola, se necessário, adotar providências para compatibilizar a carga horária. Nos eventos promovidos pelo Governo, como shows, concertos, seminários, festivais, salões de artesanato e exposições, sempre que conveniente, deverá ser oportunizado ao público conhecer a obra do Mestre Sivuca, através de ações dos órgãos e secretarias.

Mestre Sivuca

Compositor, arranjador e mestre da sanfona, Sivuca levou a cultura paraibana e nordestina para o mundo todo por meio das suas notas e acordes. Natural de Itabaiana, começou a tocar ainda criança, e desde jovem, viajou pelo interior do Nordeste brasileiro, tocando música regional com músicos locais, o que lhe rendeu experimentações e conhecimento vasto sobre o universo da música nordestina.

De todo modo, a arte de Sivuca não se resume à influência regional, já que transita entre diversos gêneros musicais, tanto nacionais quanto internacionais, marcados pelo improviso musical. Inegavelmente, um dos pontos marcantes de seu trabalho foi a incorporação do acordeom como um instrumento de concerto, já que estava muito associado à música tradicional.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br