ter
25
fev
2020

Cordel

O Governo do Estado, por meio da Fundação Casa de José Américo, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já iniciou os preparativos para o I Encontro para Salvaguarda do Cordel na Paraíba, que acontecerá nos dias 25 e 26 de julho. Para isso, está reunindo parceiros para discutir intenções e metas, visando a definição deste patrimônio imaterial – O Cordel.

Na ocasião, ficou definido que a Associação dos Cordelistas do Vale do Paraíba será parceiro do Salvaguarda. Também que terá reuniões prévias do Encontro nas cidades de Campina Grande, Teixeira, Guarabira e Pombal. A primeira ação da Salvaguarda será a sistematização do Mapa Cultural do Cordel, aproveitando as plataformas virtuais já existentes.

Uma das metas previstas é a instalação de uma política de valorização dos mestres mais antigos do Cordel, por meio das publicações de seus poemas manuscritos ou memorizados na oralidade.

O Encontro para Salvaguarda do Cordel na Paraíba é uma das ações do Centro de Cordel e de Culturas Populares do Estado da Paraíba criado por meio de decreto governamental, cuja finalidade é salvaguardar a memória da cultura nordestina, em especial da paraibana, preservando, pesquisando e divulgando os elementos que compõem a cultura regional, no âmbito do Estado, aproximando e integrando o indivíduo às suas respectivas raízes culturais. A Fundação Casa de José Américo é a instituição que abriga o Centro.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br