ter
10
mar
2020

Jean Nunes

O trabalho das forças de segurança da Paraíba – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar – e o resultado da gestão na redução de assassinatos por oito anos consecutivos no estado, com a implantação do programa Paraíba Unida pela Paz, foi destaque na 28ª Edição da publicação eletrônica ‘Fonte Segura’ (https://www.fontesegura.org.br/newsletter/), do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo artigo intitulado ‘Paraíba Unida e avançando rumo à paz’, de autoria do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, entre os anos em que houve queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos e outros crimes dolosos que resultem em morte – 2019 foi aquele com menores índices de criminalidade da década, em território paraibano.

O texto, publicado na sessão ‘Múltiplas vozes’ do Boletim Semanal, ainda afirma que 2019 se impôs como um grande desafio para a gestão da Segurança Pública da Paraíba. “A novas gestões do Governo Estadual e da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds) se viram diante da missão de obter uma meta de redução da criminalidade após sete anos consecutivos de queda da violência letal no Estado. Além disso, havia um desgaste natural das estratégicas do programa ‘Paraíba Unida pela Paz’, após oito anos em execução e outros fatores externos de dificuldade, como elevados índices criminais nos três estados que fazem divisa com a Paraíba. Portanto, era premente a necessidade de inovação e melhoria na condução do programa, notadamente sem perder sua essência, constituída pela integração e articulação institucional, e a metodologia de gestão para resultados”, explica Jean Nunes.

O secretário ainda trata do fortalecimento da gestão, criação de novos indicadores criminais, sobretudo de crimes contra a vida e patrimoniais, ações de prevenção e repressão qualificadas, do controle da circulação ilegal de armas de fogo, da política de valorização profissional e premiação por resultados e das estratégicas de prevenção social do crime. “A política de proteção aos grupos mais vulneráveis à violência letal foi fortalecida, para salvar a vida das mulheres e dos homens jovens negros nas periferias das grandes cidades. Foi criado o Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, que atua em conjunto com o Programa Mulher Protegida, o qual recebeu o selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em 2019. Nesse mesmo ano, a Paraíba apresentou uma queda de 13% nos assassinatos de mulheres, o que significa o menor número anual de mulheres assassinadas dos últimos 10 anos”, revelou o titular da Segurança Pública da Paraíba, ressaltando ainda a integração com o Sistema Prisional.

Em 2019, a Paraíba foi sede do 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa, reunindo gestores públicos, sociedade civil e profissionais comprometidos com o aperfeiçoamento da segurança pública no Brasil, visando o intercâmbio de projetos e trabalhos na área. A programação incluiu palestras, mesas redondas e work shops.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br