qua
11
mar
2020

aluno_game Minecraft

Cerca de 60 alunos das turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Bronzeado Machado, em João Pessoa, estão participando de atividades lúdicas para desenvolver o pensamento lógico por meio de um jogo de computador chamado ‘Minecraft’. O projeto de extensão “Uso do Minecraft como abordagem educativa” foi desenvolvido por professores e alunos dos campi I e IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e está sendo executado em parceria com a Secretaria do Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia.

A iniciativa, criada pela discente do mestrado em matemática computacional na UFPB Karine Heloise e coordenada pelos professores da UFPB Sérgio de Carvalho e Andrea Rocha, utiliza o game para o ensino de lógica de programação em blocos e pensamento computacional, além de melhorar o aprendizado de matemática e raciocínio lógico dos alunos.

Apesar de o computador ser o principal instrumento de aplicação do projeto, também são utilizadas atividades off-line, como traçar rotas e exercícios relacionados a matemática com intuito de estimular o raciocínio lógico e pensamento computacional.

O projeto acontece desde 2018 e as instruções ficam a cargo da mestranda da UFPB Karine Heloise e de mais sete alunos de graduação, que auxiliam os alunos da escola sempre às sextas-feiras durante 45 minutos. Maria Elizabete da Silva, vice-diretora da EEEF Professora Maria Bronzeado Machado, revelou que os dias de instrução são os mais aguardados pelos estudantes.

“Nossa escola tem laboratório de informática, e com esses estudantes da UFPB os alunos ‘descobriram’ que podem usar, inclusive com jogos, essa ferramenta para estudar e se desenvolver. É o dia mais aguardado da semana, a sexta, para o encontro com o pessoal da extensão da UFPB e a utilização do Minecraft”, disse a gestora.

Reconhecimento – As formações aos alunos da Rede Estadual de Ensino foram reconhecidas nacionalmente durante o Congresso Nacional de Educação, que aconteceu em Fortaleza, no Ceará, no ano de 2019. Além disso, os integrantes foram convidados a ministrar um minicurso para alunos de graduação em Matemática do campus IV da UFPB, em Rio Tinto.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br