Açude Jatobá II, em Princesa Isabel, atinge mais de 50% de capacidade pela primeira vez em quase dez anos

O açude Jatobá II, construído pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) para abastecer Princesa Isabel há mais de 50 anos, atingiu 58,08% de seu volume total. Este valor vai aumentar, pois o reservatório continua recebendo água e há previsão de mais chuvas intensas, inclusive hoje.

Os dados  são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), de acordo com monitoramento atualizado nesta quarta-feira (25).

Desde 2011 que o reservatório não atingia metade da capacidade total de armazenamento, que é de 7.229.180 m³. O volume acumulado até o dia de hoje é 4.198.677 m³.

A partir de 2012, o reservatório passou por níveis críticos, secou por vários anos seguidos e, em quase uma década, jamais havia atingido 30% de sua capacidade. No início de março deste ano, estava no volume morto. Após chuvas intensas a partir da segunda quinzena do mês, o açude recebeu recargas de água e agora oferece segurança hídrica à população pelos próximos 18 meses (considerando o atual volume) se houver uso racional do produto, que deve ser racionado, sem abastecimento desordenado de carros-pipa, vazamentos na rede de distribuição e desperdício por parte dos usuários, entre outros fatores.

Açude Jatobá II. Princesa Isabel
Comentários (0)
Adicionar comentário