sáb
25
abr
2020

Aplicativo “SOS Mulher PB” registrou um aumento de 100% nas ocorrências, de acordo com a Seds

violência contra a mulher

No período de enfrentamento à pandemia de coronavírus, uma das medidas para conter a proliferação da Covid-19 é o isolamento social. Porém, essa ação pode trazer resultados negativos para as mulheres na Paraíba. É o que mostra os dados divulgados pela Polícia Civil nessa sexta-feira (24). O aplicativo “SOS Mulher PB” registrou um aumento de 100% nas ocorrências de violência contra mulher. Ou seja, os número de denúncias dobrou durante a quarentena.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano a taxa de feminicídio havia caído na Paraíba, representando uma queda de 75% no índice de mulheres assassinadas, segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds).

“Imagina você se isolar com o inimigo? Os ânimos se acirram, o estresse aumenta, ainda mais se o inimigo consome álcool ou tem outro vício. Tudo isso junto, aumenta com certeza a violência”, ressalta a promotora. “Pode acreditar que são muito mais (casos). Eu tenho certeza da subnotificação, porque as mulheres acham que os serviços pararam”, afirmou a promotora da violência doméstica em João Pessoa, Dulcerita Alves, ao G1 Paraíba.

De acordo com a delegada Maísa Félix, existe toda uma rede de atendimento que envolve os órgãos operativos da Secretaria de Segurança, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de outras secretarias estaduais, como a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e instituições parceiras.

“Nesses casos de família, os vizinhos, os amigos que sabem do relacionamento abusivo são peças fundamentais. Se escutou uma briga, um pedido de socorro, liga 180, chama a polícia”, comentou Dulcerita.

Ações em prol da mulher

A taxa de feminicídio costuma ser fator determinante para os órgãos competentes tomarem ações no enfrentamento as diversas formas de violência contra a mulher. No aplicativo “SOS Mulher PB” de forma gratuita às vítimas tem disponível mecanismos de denúncia e um ‘botão de pânico’ que encaminha uma ligação para a Polícia Militar, tudo de forma sigilosa para não comprometer a vítima.

Os outros tipos de denúncia (ameaça, injúria, difamação, calúnia), poderão ser feitos através de boletim de ocorrência no site da Delegacia Online ou pelo telefone 197. A importância de registrar a denúncia auxilia os órgãos responsáveis a tomar medidas cabíveis na prevenção e no enfrentamento dos crimes e delitos cometidos contra às mulheres.

Paraíba Já


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br