seg
11
maio
2020

Meu Espaço - Compartilhando Cultura

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, nesta segunda-feira (11), mais uma semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus, que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A segunda semana, que acontece de 11 a 17 de maio, traz 19 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações, com o domingo voltado para o público infantil.

A programação do  Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h.  São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.  Após as transmissões, todo o material fica disponível  para quem perder a estreia ou quiser assistir maratonando.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Youtube. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado.

O projeto também incentiva a inclusão social com interpretação em libras no primeiro vídeo de cada sessão, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

A segunda semana do ‘Meu Espaço’ traz, logo na segunda-feira (11), a partir das 17h, ‘O Coco, a ciranda e eu: a Mestra Odete’, com Odete de Pilar. Em seguida, ‘Pintura Mural Artístico’, com Carlos Nunes. Na sequência, serão exibidos ‘Eu vou dançar’, com Daniel Manzur; ‘As Malditas’, com o Coletivo Cara Dupla e para fechar a noite, ‘Cotidiano in.verso’, com Bianca Rufino.

A quarta-feira (13), começa com a videoaula ‘Cinema Negro e Direitos Humanos’, com Sérgio Ferro. Na sequência, serão exibidos ‘Delírio’, com Olívia Almeida; ‘Maracastelo Chegou’, com Coletivo Maracastelo. A noite encerra com duas apresentações de música: ‘Casa-Cabeça-Coração’, com Maria Alice e Joyce Barbosa (dança), seguida de ‘Seu Pereira’.

Na sexta (15), o público poderá assistir a uma verdadeira aula de dança com Soneca e Hercília e o seu ‘Forró sem sair de casa’. Já Gustavo Cruces mostra as atrapalhadas do ‘Payaso Mantecoso’. A sessão de cinema fica por conta do curta ‘Chico dá dicas de como num vexar o juízo no isolamento’, de Bebel Lélis. João do Sertão entra na sequência com ‘Urbano-Sertão’ e o compositor Wister mostra ‘Minha sala – sua canção’, tocando algumas das músicas preferidas do público.

Já o domingo (17) é das crianças, começando com duas contações de histórias: ‘Ariel conta a História do Patinho Feio, com Lívya Meneses e  Contação Sustentável, com Loma Duttra. Em seguida, tem mágica e palhaçaria com ‘Mister M e o Palhaço Famozinho Jackson’, com Wictor Emanoel. Quem fecha o domingo é Wagner Malta com o vídeo ‘Aprenda Cantando’.

Primeira semana – A sessão de estreia aconteceu na quarta-feira (6) e em menos de 24 horas, foram mais de 1,5 mil visualizações nos quatro vídeos. A segunda e terceira sessões aconteceram na sexta-feira (8) e domingo (10), gerando mais de 4 mil visualizações no canal. A programação contou, ainda, com uma live transmitida pelo perfil da Funesc no Instagram mediada pela atriz e gerente de teatro da Funesc, Suzy Lopes. Os artistas Truta (música), Thaynha (artes visuais), Bixarte (poesia falada) e Thardelly Lima (teatro) participaram do momento de interação.

Sinopses – Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Semana 2

11/05, segunda-feira

17h – O Coco, a Ciranda e Eu: a Mestra Odete – Odete de Pilar – Culturas Populares – Pilar

Sinopse:  Utilizando-se de manifestações artísticas de cunho tradicional, em especial, o coco de roda e a ciranda, o vídeo apresenta uma oficina com propósito de evidenciar tais as culturas populares sob  a ótica da trajetória de vida de Odete Josefa da Conceição Souza (Odete de Pilar), mulher negra e natural do município de Pilar-PB, com mais de 50 anos de atividade artística.

Redes sociais:

Facebook: Odete de Pilar

YouTube:  Odete de Pilar

17h45 – Pintura Mural Artístico – Carlos Nunes – Artes Visuais – Cabedelo

Sinopse: Produção de mural artístico na residência do artista, com tema relativo ao momento de isolamento social, seus reflexos nas relações, no que pode ser aprendido com este quadro de pandemia.

Ficha Técnica -  Produção artística: Carlos Nunes / Filmagem e fotografia: Carlos Nunes/ Edição de vídeo: Carlos Nunes / Assistentes de produção: Radmila Lua (filha) Laura (mãe) Ana Paula (irmã) Bob (cão)

Redes sociais:

Instagram: @ateliercarlosnunes

18h15 – Eu Vou Dançar – Daniel Manzúr – dança – São Sebastião de Lagoa de Roça

Sinopse: Embalada pelo sucesso de Fred astaire, ‘I Won’t Dance’ a composição coreográfica busca mostrar o sentimento que há na existência humana e a vontade de dançar que a música provoca, mesmo em tempos de isolamentos social. O ritmo entra por seu ouvido e passa pelo seu corpo atingindo por fim sua alma.

Ficha Técnica -  Dançarino, direção, coreografia, figurino, cenário: Daniel Manzúr / Música: I won’t Dance. (Eu não vou Dançar ). Cantor/Compositor: Fred Astaire

Redes sociais:

Facebook: Daniel David

Instagram: @danieldaviidmanzur

Youtube: Daniel David Manzúr

18h30 – As Malditas – Essas gêmeas não são flor que se cheire – Coletivo Cara Dupla – teatro – João Pessoa

Sinopse:  Elas têm nomes de flores, mas as gêmeas Rosa e Margarida não são flor que se cheire. Elas passam por momentos tragicômicos enfrentando a pandemia da Covid-19, acaba por aproximá-las. As duas se odeiam e vivem, a contragosto, uma relação de dependência mútua. Do original de Saulo Queiroz, com atuação dos gêmeos Romildo Rodrigues e Romilson Rodrigues.

Redes sociais:

Instagram:  @caraduplacoletivo

19h – Cotidiano in.verso  – Bianca Rufino – literatura – João Pessoa

Sinopse:  Vídeo feito a partir de poesias autorais, criadas durante a quarentena, inspiradas por sensações e emoções que abraçaram a poeta. Lugares e objetos são fontes de inspiração: desde uma parede nua até um abajur. Instrumentos cotidianos enfeitam a tela e se misturam com a poesia para trazer esses espaços a partir de visões diferentes e, portanto, (in)versas.

Redes sociais:

Facebook: Bianca Rufino

Instagram: bianca.rufino

13/05, quarta-feira

17h – Videoaula Cinema Negro e Direitos Humanos – Sérgio Ferro – cinema – João Pessoa

Sinopse: Cinema Negro e Direitos Humanos é uma videoficina que tem por objetivo discutir, introdutoriamente, a contribuição do cinema negro para a igualdade racial no Brasil e no mundo. Divide-se em três partes: 1) Meios de Comunicação no Estatuto da Igualdade Racial; 2) Cinema Negro no Brasil: diásporas; 3) Cinema e Atlântico Negro. Além disso, comenta e sugere filmes para assistir na quarentena.

Redes sociais:

Facebook: Sérgio Ferro

Instagram: @sergioferrro

18h – Delírio- Olivia Almeida – Teatro – João Pessoa

Sinopse:  Espetáculo mostra a busca pela calma em uma rotina de clausura. Como lidar com a ansiedade em tempos de Covid-19?

Redes sociais:

Instagram: @cantaolivia e @galileunagalileia

18h30 – Maracastelo Chegou – Coletivo Maracastelo – Culturas Populares – João Pessoa

Sinopse: Breve apresentação da trajetória do coletivo de Maracatu de baque Virado que nasceu no bairro Castelo Branco, em João Pessoa (PB), premiado pelo Ministério da Cultura. Vídeo mostra ainda a toada “Maracastelo Chegou”, levando o público para a casa de 26 de seus quase 70 integrantes.

Redes sociais:

Facebook – Coletivo Maracastelo

Instagram – @coletivomaracastelo

18h45 – Casa-Cabeça-Coração – Maria Alice e Joyce Barbosa – música e dança- João Pessoa

Sinopse: Questionamentos explorados na interação virtual de Maria Alice e Joyce Barbosa, em suas respectivas casas, com suas respectivas formas de expressão costurando uma interação performática entre canto e dança. As janelas para o diálogo são telas pretas, cortadas horizontal ou verticalmente. O mundo offline está borrado com o on line.

Ficha técnica – Direção artística: Joyce Barbosa e Maria Alice / Captação e edição de vídeo: Maria Alice e Joyce Barbosa / Voz, piano, percussão: Maria Alice / Bailarina: Joyce Barbosa

Redes sociais:

Facebook: Maria Alice Carvalho / Joyce Barbosa

Instagram: @mariaalice e @joycebarbosadanca

19h15 – Seu Pereira – Seu Pereira – música – João Pessoa

Sinopse: Convite do artista Seu Pereira ao público para adentrar em sua casa, numa área rural da capital paraibana. Mostra detalhes do seu lar, da sua rotina e três canções tocadas em seu quintal. Artista mostra repertório para a quarentena: “Batalha Diária”, “Moçambique” e a inédita "Cigarra" que narra sobre um período de isolamento. Músicas que falam de paz diante da correria da vida materialista.

Ficha técnica – Seu Pereira: Voz, Violão, Imagens e Edição / Rayan Lins Cordeiro: Produção Executiva

Redes sociais:

Facebook: Seu Pereira e Coletivo 401

Instagram: @seupereira.falcao

Youtube: TV Seu Pereira

15/05, sexta-feira

17h – Forró Sem Sair de Casa – Soneca e Hercília – dança – João Pessoa

Sinopse: Vídeo traz a Dança (individual ou a dois), sob a forma de oficina/tutorial, os princípios e passos básicos do Xote, possíveis de serem executados individualmente e perfeitamente adaptáveis ao atual período de isolamento social domiciliar.

Ficha Técnica – Direção, edição: Cleweson Soneca /Filmagem: Maria Hercília / Roteiro, cenário: Cleweson Soneca e Maria Hercília / Músicas: Banda Os Fulano – 1. Farinha de Pó de Estrela;- 2. Pra Alegrar o Meu Forró; 3. Mão Boba (Os Fulano/Totonho)

Redes sociais:

Facebook: Herciliaesoneca

Instagram: @sonecaehercilia

You Tube: Soneca&Hercilia

17h45 – Payaso Mantecoso – Gustavo Cruces – circo – João Pessoa

Sinopse: Vídeo apresenta um mix de circo, música e palhaçaria com o Payaso Mantecoso. O palhaço entra em cena varrendo, reforçando a ideia do isolamento domiciliar. Com os objetos do cotidiano doméstico e assessórios usados em seus números circenses, o artista improvisa, interage com o público virtual e ainda toca saxofone enquanto se equilibra em um monociclo.

Ficha técnica – Direção, produção, roteiro, figurino: Gustavo Cruces (Payaso Mantecoso).

Redes sociais:

Facebook: Gustavo Cruces (Mantecoso)

Instagram:  @payasomantecoso

18h15 – Curta Chico dá dicas de como num vexar o juízo no isolamentoBebel Lélis – Cinema  – Campina Grande

Sinopse:  [Dir. Bebel Lélis, Ficção/Animação, Preto&Branco, 5’32”, Campina Grande, PB, 2020] Chico é um típico nordestino que vive em Taperoá. Tem consciência e ação sobre as coisas que o cerca. Diante da pandemia causada pelo coronavírus Chico se ver em isolamento social e sente-se na obrigação de se proteger, proteger sua família e deixar dicas para as pessoas de como passar o tempo em casa, de maneira divertida e produtiva.

Redes sociais:

Instagram: @bebellelis

Behance: @bebel_lelis

18h30 – Urbano-Sertão – João do Sertão – Poesia Falada – João Pessoa

Sinopse: No meio da dicotomia entre a cidade e o mato está a mente de um cidadão que um dia acorda vagando entre versos e imagens que lhe fazem pensar. A montagem traz uma imersão nesse universo de dúvidas e joga na tela tudo aquilo visualizado nesse sonho. Muita coisa é dita e outras são deixadas para reflexão, mostrando que entre o mato e o asfalto existem muitas coisas, mesmo que algumas sem respostas.

Redes sociais:

Instagram: @_ser_tao_

19h – Wister: Minha sala – sua canção – Wister -música – João Pessoa

Sinopse: Pequena coleção de 3 canções autorais, sendo duas escolhidas por meio de votação feita por fãs e seguidores do artista. A terceira é composição inédita. A produção aproxima os seguidores e fãs do artista a sua obra, criando uma dinâmica de interação simples e íntima. Vídeo contém trechos enviados por fãs cantando músicas de Wister. 

Ficha técnica -  Roteiro, direção, edição de vídeo, produção de áudio, mixagem e masterização: Wister / Operação de câmera – Kamilla Andrade e Wister / Todas as canções gravadas são de autoria de Wister

Redes sociais:

Instagram: @oficialwister

Youtube: Wister

17/05, domingo

17h – Ariel conta a História do Patinho Feio – Lívya Meneses – Contação de História – João Pessoa

Sinopse: Nesta apresentação da cidade de João Pessoa, a pequena sereia Ariel conta a história do patinho que sofre preconceito e discriminação por ser muito diferente dos demais.  Ariel também ensina a fazer um patinho de origami.

Ficha técnica:

Duração do vídeo – 20’20”

Redes sociais:

Facebook – Lí Produções

Instagram – @liproducoes

17h30 – Contação Sustentável – Loma Dutra – Contação de História – Remígio

Sinopse: Contação de histórias com utensílios repensados. Caixas de fósforo, papelão e sabão ganham vida para que a diversão durante a quarentena seja garantida. Apresentação é da cidade de Remígio.

Ficha técnica – Trilha sonora: Daniel Santiago

Redes sociais:

Facebook – Loma Dutra

Instagram – @dutraloma

18h – Mister M e o Palhaço Famozinho Jackson – Wictor Emanoel – Circo – Bananeiras

Sinopse: Números circenses de palhaçaria, com Mister M (com uma apresentação cômica), além de Famozinho Jackson e Marquinhos (contando diversas histórias engraçadas). Apresentação é da cidade de Cabedelo (região metropolitana de João Pessoa).

Ficha técnica:

Duração do vídeo – 29 minutos

Redes sociais:

Facebook – Wycthor Emanoell, Lenilson Farias, Ruan Batista

Instagram – @Wictoremanoel_edf, @lenilson_farias, @ruan_elite

18h45 – Aprenda Cantando – Wagner Malta – música – João Pessoa

Sinopse: Apresentação voz e violão com músicas infantis de autoria do artista destinada ao público de educação infantil e fundamental (03 a 11 anos). Músicas elaboradas com base nos textos dos livros paradidáticos do projeto Sara e Sua turma. Em 30 minutos, são apresentadas 10 músicas com temas diversos.

Ficha técnica – Wagner Malta – Coordenador geral, direção musical,músico e edição de vídeo / Ana Maria C. M. Araújo Lima – Auxiliar de produção e mídias sociais / Todas as músicas são de autoria de Wagner Malta

Redes sociais:

Facebook: Wagner Malta

Instagram: @maltawagner

YouTube: Wagner Malta

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

MEU ESPAÇO: COMPARTILHANDO CULTURA

SEMANA 2

11/05 – SEGUNDA

17h – O Coco, a Ciranda e Eu: a Mestra Odete, com Odete de Pilar (Culturas Populares)

17h45 – Pintura Mural Artístico, com Carlos Nunes (Artes Visuais)

18h15 – Eu Vou Dançar, com Daniel Manzur (Dança)

18h30- As Malditas – Essas gêmeas não são flor que se cheire, com o Coletivo Cara Dupla (Teatro)

19h – Cotidiano in.verso, com Bianca Rufino (Literatura)

13/05 – QUARTA

17h – Videoaula Cinema Negro e Direitos Humanos, com Sérgio Ferro (Cinema)

18h – Delírio, com Olivia Almeida (Teatro)

18h30 – Maracastelo Chegou, Coletivo Maracastelo (Culturas Populares)

18h45 – Casa-Cabeça-Coração, com Maria Alice e Joyce Barbosa (Música e dança)

19h15 – Seu Pereira (Música)

15/05 – SEXTA

17h – Forró Sem Sair de Casa, com Soneca e Hercília (Dança)

17h45 – Payaso Mantecoso, com Gustavo Cruces (Circo)

18h15 – Curta Chico dá dicas de como num vexar o juízo no isolamento, de Bebel Lélis (Cinema)

18h30 – Urbano-Sertão, com João do Sertão (Poesia Falada)

19h – Wister: Minha sala – sua canção, com Wister (Música)

17/05 – DOMINGO

17h – Ariel conta a História do Patinho Feio, com Lívya Meneses (Contação de História)

17h30 – Contação Sustentável, com Loma Dutra (Contação de História)

18h – Mister M e o Palhaço Famozinho Jackson, com Wictor Emanoel (Circo)

18h45 – Aprenda Cantando, com Wagner Malta (Música)


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br