ter
26
maio
2020

UTIs-Governo da Paraíba

Um estudo realizado pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), encomendado pelo Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), em Patos, detalha o avanço do novo coronavírus na Paraíba, rumo ao interior, e alerta sobre um possível colapso na rede de saúde, principalmente no Sertão.

O avanço da doença rumo às cidades sertanejas, com estrutura frágil de saúde, ou quase nenhuma, revela uma situação preocupante, principalmente para os municípios da Serra do Teixeira. De acordo com projeção feita, avalia-se que Patos sofrerá o pico dos casos entre a 3ª e 4ª semanas de junho.

Princesa Isabel, Manaíra, Tavares, Juru, São José de Princesa, Água Branca e Imaculada têm Patos como referência para casos médios e graves da doença, além de Piancó, com estrutura bem inferior. Na hipótese de uma explosão de casos nas duas cidades e respectivas regiões, o cenário de um colapso no sistema de atendimento é iminente, se não houver o cumprimento de medidas preventivas, a exemplo do isolamento social.

Para o prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira (Cidadania), os estudos e análises realizadas por diversas instituições, como a UFPB, “apontam um avanço avassalador da Covid-19 que, depois de se disseminar pelas grandes centros urbanos, como João Pessoa, Campina Grande e suas regiões metropolitanas, agora se espalha pelo Sertão, com números igualmente preocupantes em Patos e segue se interiorizando ainda mais, chegando à nossa região”.

“Temos que redobrar cuidados, intensificar ações, para evitarmos que um aumento incontrolável de novos casos implique menor disponibilidade e capacidade dos serviços de saúde que cuidam exclusivamente da pandemia do novo coronavírus, provocando um colapso na rede  por causa da insuficiência de leitos para atender a demanda de pacientes residentes na região”, alertou.

“Já entrei em contato com os prefeitos da nossa região e disponibilizei os estudos feitos até agora, a fim de agirmos, inclusive conjuntamente, com o objetivo de unificar o enfrentamento da doença, já que temos ligações várias com outros municípios, inclusive de Pernambuco, onde a aceleração do contágio é muito mais acentuada”, destacou.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br