qui
04
jun
2020

Funesc

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou, nesta quinta-feira (4), a última semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A sexta semana, que acontece de 8 a 14 de junho, traz 17 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações.

A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.  Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perdeu a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia aconteceu no dia 6 de maio e desde então já são mais de 22,5 mil visualizações só no material do projeto.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado, seu processo criativo e trajetória artística.

O projeto também traz inclusão social por meio de interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Última semana -  A segunda-feira (8), começa com o vídeo ‘Criação de Personagens e narrativas visuais em tirinhas’, com Tatiane Almeida. Em seguida, entra em cartaz ‘Milonga Virtual’, com Leo Medina, mostrando sua paixão pelo tango. Na área de teatro, Geyson Luiz exibe a performance Pupilo. O dia termina com ‘Mastigando poesia popular na quarentena’, com Quelyno Souza.

Já a quarta-feira (10) começa com um vídeo sobre ‘O Popular e outras problemáticas’, do antropólogo Darllan da Rocha. Em seguida, estreia o curta ‘Te vejo da janela’, de Lívio Brandão. A literatura é representada por ‘Visitas’, com Thiago Costa. Na sequência, será exibido ‘Viola Violada’, do artista visual Cledyr Pinheiro. Para fechar o dia, estreia o vídeo ‘Slam sinalizado: o surdo tem mãos, o surdo tem voz’, com Kizy Poesia.

Na sexta-feira (12) será exibida a videoaula sobre ‘Cinema na Paraíba: primeiras histórias’, de André Dib. A cultura popular entra em cena com ‘Mestra Têca: suas histórias e trajetória’. Para amantes da dança, a artista Flávia Espinosa mostra o passo a passo do sapateado em ‘Tap em casa!’. Na sequência, o músico Difaria apresenta ‘Dias Nublados’.

Já o domingo é para curtir em família, trazendo opções para adultos e crianças. O dia de exibições começa com ‘Ballet para todos’, de Eduardo Cezário. Em seguida, Flávio Lira entra em cena com a história do Mágico de Oz e dicas de brincadeiras e diversão em casa com o vídeo ‘Quem conta um conto se diverte um tanto’. Na sequência, Caio Fernandes mostra seus conhecimentos circenses e de dança com números de ‘Acrobacia de solo’. Quem fecha a programação é ZEBB com sua proposta musical ‘Ouroboros’.

Sinopses – Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Programação Virtual

Semana 6

08/06 – SEGUNDA

17h – Criação de Personagens e narrativas visuais em tirinhas

Tatiane Almeida – HQ – João Pessoa

Sinopse:  Tatiane Almeida mostra com exemplos práticos e materiais simples, os passos para criação de uma tirinha, desenvolvimento do seu objetivo narrativo, além de dar vida e expressão aos personagens. Recomendado para quem quer  desenhar e aperfeiçoar sua arte de maneira simples com materiais que todos temos em casa. Tempo:  17’55”

Ficha técnica -  Gravação de vídeo; edição de imagens: Tatiane Almeida

Redes sociais:

Instagram: @tatifazdesenhos

17h30 – Milonga Virtual: Tango&Passion

Leo Medina Tango&Passion – Dança- João Pessoa

Sinopse: Opção virtual de uma oficina-show e baile de tango, comumente denominado  de ‘milonga’. Vídeo combina oficina de dança e música, dos diferentes gêneros do tango, show de música ao vivo com o duo ‘Tango & Pasión’ com coreografia de dançarinos da Casa ‘Dança a Dois’, e uma playlist de músicas para que o público possa dar continuidade ao baile dentro de casa.

Ficha Técnica – Ideia,Criação, Produção, Direção, Edição, Violoncelos: Leo Medina / Violões e Voz: Gastón Mondino /Aulas, Produção, Coreografias: Paulo Henrique Rocha / Aulas e Coreografias: Raquel Dantas / Participação Especial: Percussão: Ninno Amorim

Redes sociais:

Facebook: Leo Medina

Instagram: @leoargencello

YouTube: Leo Argencello

18h15 – Pupilo – Web perfor, Portelinha

Geyson Luiz – Teatro – João Pessoa

Sinopse: Portelinha se iniciou perante os grandes problemas existentes na atualidade. Nela há referências à obra ‘Fallen Angel’ (anjo caído), ao filme ‘Eu ainda estou aqui, de 2010, encenado pelo ator Joaquin Phoenix,  e a canção “Scatterbrain”, da banda Radiohead. A performance é assinada por Pupilo, clown de Geyson Luiz, que com humor usa a linguagem do hip Hop como base de todo processo criativo. É uma reflexão do uso tecnológico das redes sociais e sua poesia. E também para abordar esse questionamento existencial trazido por esse momento de isolamento social. Portelinha é um nome carinhosamente chamado pelos moradores da comunidade Girassol, no bairro de Mangabeira.

Ficha técnica – Texto, performance, direção: Geyson Luiz (Pupilo)

Redes sociais:

Instagram: @_pupilo

18h45 – Mastigando poesia popular na quarentena

Quelyno Souza – Literatura- João Pessoa

Sinopse: Oito poemas declamados (sendo cinco de autoria do próprio Quelyno Souza). Em 21 minutos, artista também apresenta 16 fragmentos (estrofes) de poesias recolhidas de diversos autores.

Ficha técnica – Roteiro, gravação e edição: Quelyno Souza

Redes sociais:

Facebook: Quelyno Souza

Instagram: @quelynosouza

10/06 – QUARTA

17h – O Popular e outras problemáticas

Darllan da Rocha – Culturas Populares – João Pessoa

Sinopse: Vídeo aborda inquietações reflexivas sobre os diferentes aspectos remetidos ao Popular. Refletindo sobre a denominação do Popular vinculado, sobretudo, em áreas voltadas à promoção cultural e artística (como Cultura Popular e Arte Popular), o antropólogo Darllan da Rocha busca demonstrar as implicações que o termo carrega ao categorizar determinados grupos e pessoas nestes campos como formas de reificação e manutenção de desigualdades sociais.

Redes sociais:

Instagram: @darllan.darocha

Vimeo: Darllan DaRocha

17h30 – Curta Te vejo da janela

Lívio Brandão – Cinema – Cabedelo

Sinopse:  [Dir. Lívio Brandão, Documentário, Cor, 09’55’’, Cabedelo,PB, 2020] -  Com o início do isolamento social causado pela disseminação do novo corona vírus, COVID-19, as pessoas tiveram que mudar a dinâmica de suas vidas e readequar seu cotidiano a uma nova configuração. Diante disto, este filme expõe depoimentos de quatro famílias sobre as mudanças causadas. Sem poder sair de casa, o filme busca captar, da janela, a nova realidade da vizinhança.

Ficha técnica – Concepção, direção, roteiro, edição: Lívio Brandão

Redes sociais:

Facebook: Livio Brandao

Instagram: @liviobrandao

17h45 – Visitas

Thiago Costa – Literatura – João Pessoa

Sinopse: O vídeopoema chamado “Visitas” é uma coletânea de orikis que estão no meu primeiro livro que se chama “Obé – poesias y orikis”. A partir do isolamento social que estamos vivendo, o nome que intitula esse trabalho está relacionado à possibilidade que estas divindades e manifestações podem ter em nossas vidas nesse momento. Cada poesia é escrita como uma visita dessas forças que nos rondam.

Ficha técnica: Direção, câmera, edição: Thiago Costa

Redes sociais:

Instagram: @thiago.alcosta

18h15 – Viola Violada

Cledyr Pinheiro – Artes Visuais – João Pessoa

Sinopse: Relatos de experiência sobre a produção do artista, juntamente com o desenvolvimento de uma obra original, intitulada ‘Viola Violada’.

Ficha Técnica – Artista: Cledyr Pinheiro / Auxiliar de gravação e edição de vídeo: Cledinaldo Júnior

Redes sociais:

Facebook: cledyr pinheiro

Instagram: @cledyrpinheiro

YouTube: cledyr pinheiro

19h – Slam sinalizado: o surdo tem mãos, o surdo tem voz

Kizy Poesia – Poesia Falada – João Pessoa

Sinopse: Vídeo apresenta o gênero poético slam numa perspectiva cultural surda. Sendo assim, o slam sinalizado traduz as angústias e lutas vividas pela comunidade surda na sociedade. É um retrato poético dos sentimentos e sensações vividas no universo surdo. A apresentação aborda três temáticas de relevância social: o movimento feminista surdo, a empatia e o valor da acessibilidade. A apresentação conta com uma sessão onde se pode conhecer como surgiu o movimento slam sinalizado no país e como a artista se inspira e trabalha para manter essa arte viva.

Ficha técnica -  poesia, roteiro, direção: Kizy Poesia / Intérprete de libras: Nemu Lima

Redes sociais:

Instagram: @kizypoeta / Intérprete de libras: @nemu.lima

12/06 – SEXTA

17h – Videoaula Cinema na Paraíba: primeiras histórias

André Dib – Cinema – João Pessoa

Sinopse:  [Dir. André Dib, vídeo aula, cor, 31’51”, João Pessoa, PB, 2020] Os principais eventos que constituem a memória do cinema na Paraíba apresentados no formato videoaula. Primeiros filmes, sessões, escolas, publicações e cineclubes. Primórdios que revelam diferentes origens e formações de um imaginário presente e influente nas formas de pensar e fazer cinema no estado. Tempo total do vídeo: 31’51”

Ficha técnica – roteiro, direção, edição: André Dib

Redes sociais:

Facebook: André Dib

Instagram: @andredib

Site: www.andredib.wordpress.com

Twitter: @andredib

17h45 – Mestra Têca: Suas Histórias e Trajetória

Mestra Têca do Coco (Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito)  – Culturas Populares – Cabedelo

Sinopse: Bate-papo descontraído com Terezinha da Silva Carneiro, mais conhecida como Mestra Têca do Coco. Nele, ela irá mostrar aos internautas toda a sua trajetória enquanto Mestra das Artes e também sobre o legado deixado por seu pai, O Mestre Benedito, que fundou o grupo Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, o qual ela hoje comanda.

Redes sociais:

Facebook: Benedito Coco

Instagram: @mestrebenedito

18h15 – Tap em Casa!

Flávia Espinosa – Dança – João Pessoa

Sinopse: Videoaula ensina a técnica básica do sapateado americano para a população que permanece em casa. Além de ser uma expressão artística, o sapateado proporciona o desenvolvimento da percepção musical e coordenação motora. A ideia da videoaula é introduzir a história do sapateado, suas influências e sua técnica. Flávia Espinosa apresenta o sapateado para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Embora seja uma dança que tenha um instrumento específico (sapato) que nem todos dispõem, a estratégia da vídeo aula é passar a técnica básica, mostrando os movimentos dos joelhos e pés.

Ficha Técnica – Elenco, direção, roteiro: Flávia Espinosa / Edição: Flávia Espinosa e Wanessa Paiva / Produção: Wanessa Paiva

Redes sociais:

Facebook: Flávia Espinosa

Instagram: @fla.esp

18h45 – Dias Nublados

Difaria – Música – Campina Grande

Sinopse: Seis canções autorais inéditas, gravadas ao vivo no home stúdio de Difaria com o auxílio de equipamentos profissionais de gravação e de loop station. Pré-estreia do material que será lançado nas plataformas de streaming. Beats são disparados por equipamento de loop station, enquanto Difaria canta, toca guitarra, violão e teclado, adicionando instrumentos em tempo real e improvisando nos instrumentos.

Ficha técnica -  Captação de imagem e áudio; execução das músicas; loopstation; Edição: Difaria

Redes Sociais:

Facebook: Lucas Difaria

Instagram: @difarialucas

YouTube: Difaria

14/06 – DOMINGO

17h – Ballet para Todos

Eduardo Cezário – Dança – João Pessoa

Ballet para Todos é uma aula/oficina para iniciantes de todas as idades. Foi pensada para

demonstrar que a arte do Ballet poderá ser aprendida em qualquer fase da vida e em

qualquer circunstância.

Ficha Técnica – Ministrante, roteiro, edição: Eduardo Cezário  /Filmagem: Everton Cezário

Redes sociais:

Facebook: Eduardo Cezário

Instagram: @balletcezario

17h45 – Quem conta um conto se diverte um tanto

Flávio Lira – Contação de História – Cabedelo

Sinopse:  Atores contam o clássico ‘O Mágico de Oz’ (de  Lyman Frank Baum), que conta as aventuras da Menina Dorothy e seu cão totó. Ela percebe que "não há lugar melhor do que a nossa casa".  A partir desta frase o grupo discute, por meio da contação da história, como é possível ressignificar o próprio lar. Como recurso cênico, lúdico e poético é utilizada a manipulação de objetos existentes dentro de uma residência. Uma panela que representar o homem de lata, um espanador representa o espantalho ou um ventilador que vira o personagem do leão.  Após a contação, os atores ensinam a explorar diversas possibilidades de jogos recreativos se utilizando desses mesmos objetos , para que os pais e mães junto aos seus filhos e filhas possam se divertir e se movimentar criativamente em suas casas.

Ficha técnica – ator e diretor: Flávio Lira / brincante e filmagem: Gilzinha Matias / Ator: Elias Matias

Redes sociais:

Facebook: Flávio Lira

Instagram: @flaviolira010

18h15 – Acrobacia de Solo

Caio Fernandes -Circo – João Pessoa

Sinopse: Depoimento de vida do artista e realização do número de Acrobacia de Solo, com interpretação de algumas músicas, envolvendo as linguagens do circo e da dança, simultaneamente.

Ficha técnica – Autor, edição: Caio Fernandes

Redes sociais:

Facebook: Caio Fernandes

Instagram: @caiofernadesaraujo

18h45 – ZEBB – Ouroboros

ZEBB – Música – João Pessoa

Sinopse: Ouroboros é uma performance de música experimental computacional que une elementos da cultura afrobrasileira a timbres da música eletrônica, com uma característica experimental, propondo ao público um espaço sinestésico de visitação de uma memória ancestral atualizada através do uso do computador e da música eletrônica como instrumentos de diálogo passado-presente-futuro.

Ficha técnica – Performer; Direção do registro audiovisual: ZEBB / Suporte no registro audiovisual: Fabiana Carneiro da Silva

Redes sociais:

Facebook: ZEBB

Instagram: @casadaalegria

Site: www.djzebb.wordpress.com

Programação Virtual

Meu Espaço:  Compartilhando Cultura

6ª SEMANA

08/06 – SEGUNDA

17h – Criação de Personagens e narrativas visuais em tirinhas, com Tatiane Almeida (HQ)

17h30 – Milonga Virtual, com Leo Medina Tango&Passion (Dança)

18h15 – Pupilo – Web perfor, Portelinha, com Geyson Luiz (Teatro)

18h45 – Mastigando poesia popular na quarentena, com Quelyno Souza (Literatura)

10/06 – QUARTA

17h – O Popular e outras problemáticas, com Darllan da Rocha (Culturas Populares)

17h30 – Curta Te vejo da janela, de Lívio Brandão (Cinema)

17h45- Visitas, com Thiago Costa (Literatura)

18h15 – Viola Violada, com Cledyr Pinheiro (Artes Visuais)

19h – Slam sinalizado: o surdo tem mãos, o surdo tem voz, com Kizy Poesia (Poesia Falada)

12/06 – SEXTA

17h – Videoaula: Cinema na Paraíba: primeiras histórias, de André Dib (Cinema)

17h45 – Mestra Têca: Suas Histórias e Trajetória (Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito), com a Mestra Têca do Coco (Culturas Populares)

18h15 – Tap em Casa! com Flávia Espinosa (Dança)

18h45 – Dias Nublados, com Difaria (Música)

14/06 – DOMINGO

17h – Ballet para Todos, com Eduardo Cezário (Dança)

17h45 – Quem conta um conto se diverte um tanto, Flávio Lira (Contação de História)

18h15 – Acrobacia de Solo, com Caio Fernandes (Circo)

18h45 – ZEBB (Música)

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br