ter
14
jul
2020

Segundo ranking chinês, federal paraibana está entre as 300 melhores do mundo

UFPB
A UFPB ficou ainda em 17º no Brasil em Ciências Veterinárias, 18º em Ecologia, 19º em Ciência e Tecnologia de Alimentos e 26º em Odontologia, de acordo com o Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a Top 1 no Nordeste e a 3ª do Brasil na área de Matemática, em avaliação do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020.

Pelo ranking, a UFPB está entre as 201-300 melhores do mundo na área de Matemática. Também aparece em 17º no Brasil em Ciências Veterinárias, 18º na área de Ecologia, 19º em Ciência e Tecnologia de Alimentos e 26º em Odontologia.

A Shanghai Ranking Consultancy é uma organização independente que se dedica à pesquisa sobre inteligência e suporte no Ensino Superior. O ranking de melhores universidades por disciplinas acadêmicas é publicado desde 2009.

Na avaliação deste ano, há classificações de universidades em 54 disciplinas nas Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. No total, mais de 4 mil universidades foram analisadas.

O ranking avaliou critérios como a quantidade de trabalhos publicados em periódicos de alto impacto, o número de citações para medir a influência de pesquisas em determinada disciplina acadêmica e a porcentagem de estudos de coautoria internacional.

Também foram avaliados o número de artigos publicados nos principais periódicos e conferências e o percentual total de prêmios relevantes para uma instituição em determinada área do conhecimento.

De acordo com o pró-reitor de pesquisa da UFPB, professor Isac Medeiros, foi mais um excelente resultado da instituição em um ranking internacional.

“Isso confirma o bom desempenho dos indicadores institucionais e atesta a qualidade do que é produzido na instituição. No ano passado, a UFPB já havia sido considerada uma das 100 melhores universidades da América Latina e Top 1 em artigos de alto impacto, publicados na área de Matemática", destaca o pró-reitor de pesquisa.

Para Isac Medeiros, os resultados podem ser atribuídos ao nível de excelência da pesquisa na UFPB. O gestor ressalta que a instituição “tem realizado investimentos significativos para garantir ações e sedimentar atividades de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inovação”. 

Segundo dados do ranking da entidade chinesa, a instituição com melhor desempenho em todas as disciplinas foi a Universidade de Harvard. A faculdade americana obteve 14 primeiros lugares. O Instituto de Tecnologia de Massachussetes (MIT) ficou em segundo lugar, com seis Top 1.

Ascom/UFPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br