seg
20
jul
2020

Serão investidos R$ 134 mil em eventos, pesquisas de campo e mobilidade

projetos_UFPB
Subsídio apoiará estudos sobre intervenções culturais na violência urbana juvenil dos dois países e situação dos migrantes venezuelanos e congoleses no Brasil. Foto: Autor Desconhecido

Dois projetos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acabaram de ser aprovados pela British Academy, entidade britânica de fomento à pesquisa em humanidades, em parceria com o Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), organização sem fins lucrativos brasileira.

Serão investidos R$ 134 mil no formato seed funding, destinado a apoiar trabalhos preliminares e facilitação de colaboração, como custeio de eventos, pesquisas de campo e mobilidade de especialistas britânicos e do professor da UFPB, Marcos Alan Ferreira, um dos coordenadores dos projetos, no período de um ano.

O primeiro projeto, "Repensando as intervenções culturais na violência urbana juvenil no Brasil e no Reino Unido", terá Ross Forman (Univ. Warwick), Mark Lewis (Univ. of Arts of London) e Marcos Alan Ferreira (UFPB) como pesquisadores principais.

A proposta tem como objetivo congregar as experiências sobre arte, paz e juventude das universidades parceiras, a fim de disseminar estudos comparativos, no âmbito da temática, sobre Reino Unido e Brasil.

A iniciativa também envolverá o Projeto Universidade Ação, da Universidade Estadual da Paraíba, e o Teatro Interna-só-na-mente, do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, coordenado pela professora Mariana Baccarini.

O segundo projeto, intitulado "Agência política, presença de migrantes e recursos culturais", também contará com a participação do professor da UFPB, Marcos Alan Ferreira, mais os pesquisadores Peter Lugosi (Oxford Brooks Univ.), Thiago Allis (USP), Ross Forman (Univ. Warwick) e Mark Lewis (Univ. of Arts of London).

Compreender como se inserem politicamente e culturalmente os migrantes venezuelanos e congoleses no Brasil, com especial foco no estado de São Paulo, mais precisamente nos bairros do Brás, República e Sé, é o principal propósito da iniciativa.

“São dois projetos-semente que visam iniciar a cooperação entre pesquisadores de diferentes universidades. Eles foram elaborados durante um evento do Confap, em Brasília, em março”, conta o professor da UFPB, Marcos Alan Ferreira.

Segundo o docente, o British Academy, na Inglaterra, é o equivalente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Brasil, com a diferença de que, lá,  há entidades de fomento para cada área do conhecimento.

“O British Academy é uma entidade de fomento para as áreas de humanidades. O financiamento deverá ter início em setembro deste ano. Devemos organizar um evento, intercâmbios e workshop com o pesquisador e também cineasta Mark Lewis (Univ. of Arts of London), em João Pessoa, no ano que vem”.

Marcos Alan Ferreira fará uma viagem de duas semanas à Inglaterra, para compartilhar experiências. Essas ações em parceria com três universidades inglesas reforçarão ainda mais a política de internacionalização da UFPB.

O  docente destaca que este subsídio também contemplará projetos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais e em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB.

“Esta aprovação é muito importante, sobretudo em meio a recuos do Governo Federal no financiamento de pesquisas no país, principalmente nas áreas das humanidades”.

Ascom/UFPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br