ter
28
jul
2020

Manelito Dantas

Morreu nesta terça-feira (28), Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, que era primo de Ariano Suassuna e responsável pela Fazenda Carnaúba, em Taperoá. Figura querida na região, ele morreu aos 83 anos, em Campina Grande, devido a complicações de uma cirurgia de vesícula.

O velório será realizado a partir das 16h, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento deve ocorrer às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério de Taperoá.

Manelito Dantas Vilar era engenheiro civil e professor aposentado da área de Hidrologia da Universidade Federal da Paraíba, mas após a morte do pai, abandonou a vida profissional/urbana para dedicar-se totalmente às fazendas da família. Pioneiro, tornou a fazenda uma referência em todo o país.

A Fazenda Carnaúba é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. É também, um exemplo de um sistema único de produção viável para 90% do semiárido brasileiro, utilizando-se da preservação de aspectos sociais e culturais.

O produtor Manelito administrava com seus cinco filhos a fazenda, que está na posse sucessiva da família, desde o século 18 (8ª e 9ª geração, respectivamente). Veja abaixo a lista de gerações que administraram a fazenda copiada por Ariano Suassuna especialmente para Manelito:

historia_carnauba

Na última quinta-feira (23), Manelito Dantas Vilar gravou um vídeo para o Dia D da Fazenda Taperoá, encontro anual que, este ano, devido à pandemia de covid-19, teve que ser realizado online. A gravação acabou sendo o último registro de Manelito ainda com vida.

ClickPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br