ter
11
ago
2020

curso on-line_Cuidados em Saúde Bucal no Contexto da Pandemia da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PB), iniciou ontem (10) o curso on-line de Cuidados em Saúde Bucal no Contexto da Pandemia da Covid-19. A qualificação tem a carga horária de 45h e tem como público-alvo cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família do Estado.

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais de saúde bucal da Atenção Primária da Paraíba, por meio de atividades teóricas e discursivas, com temas pertinentes às ações de promoção e prevenção das atividades clínicas odontológicas minimamente invasivas a serem desenvolvidas pela ESB no contexto da pandemia. A qualificação ocorre de forma descentralizada, uma vez que cirurgiões dentistas de 167 municípios realizaram a inscrição, o que equivale a 82% de toda a Rede da Paraíba.

Na aula inaugural que aconteceu na tarde da segunda-feira, a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, pontuou que o curso possibilitará a discussão sobre o novo desafio que os profissionais de saúde bucal terão diante do contexto da pandemia. “Essa é uma importante troca de experiência, pois a academia vem com um grande potencial para qualificar esses profissionais com novas práticas nesse momento difícil que estamos vivenciando. A SES divulgou os protocolos sanitários para atendimento nos serviços de Atenção Primária e o curso vem contribuir para qualificar esse retorno nas atividades de forma segura”, destacou.

A secretária reforçou que desde 2019 a odontologia tem se inserido mais no processo de qualificação e já conta com um curso de residência em saúde bucal aprovado e que terá início em breve, no momento oportuno. “A Paraíba tem hoje 93% de cobertura na área de odontologia no âmbito estadual, uma das maiores do país. Essa qualificação só vem a contribuir na construção de um novo normal das necessidades da odontologia no Estado”, afirmou.

A presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, também destacou a importância da agenda e curso em sua fala. “Enquanto gestores, entendemos que a odontologia é uma profissão de risco por conta do aerosol, do motor, entre outras coisas. Sabemos que muitos profissionais estão assustados com essa volta das atividades, então o curso foi um passo importante, veio em um momento oportuno”, pontuou.

Um dos palestrantes da aula inaugural, o professor da UNB Gilberto Alfredo Pucca Junior, afirmou que o curso é um ótimo exemplo de como o aparelho acadêmico pode aprofundar e qualificar toda a Rede. “A Paraíba é exemplo no país de como se constrói saúde pública de qualidade. Quero aqui parabenizar os gestores por mais essa iniciativa”, completou.

O curso “Cuidados em Saúde Bucal no Contexto da Pandemia da Covid-19” será realizado no período de 10 de agosto a 28 de setembro e será dividido em cinco módulos: Biossegurança no contexto da Covid-19; Acolhimento, avaliação, classificação de necessidade de saúde bucal e análise de vulnerabilidade; Cárie dentária: conceitos atuais, prevenção e tratamento; Conceitos e práticas de Odontologia Minimamente Invasiva; Ferramentas para tomada de decisão e ampliação da eficiência da prática odontológica.

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br