sáb
26
set
2020

Flávio Tavares
Flávio Tavares

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, neste sábado (26), às 19h, na TV Funesc (youtube.com/funescpbgov), ao projeto Narrativas em Artes Visuais, mais um programa criado para as plataformas virtuais, que possibilitará ao público o acesso a uma parte do importante acervo de obras da Fundação.

O programa, apresentado por Camila Geracelly, curadora, crítica de arte e chefe do Núcleo Memorial Abelardo da Hora, apresenta vídeos com narrativas sobre origem, trajetória, vida, obra e conceito de diversos artistas visuais, a partir do patrimônio de obras de arte da Funesc, entre eles: José Altino, Alice Vinagre, Raul Córdula, Flávio Tavares, Ivan Freitas, José Rufino, Alberto Lacet, Marlene Almeida, Dyógenes Chaves, Rodolfo Athayde, Miguel dos Santos entre outros.

Segundo Edilson Parra, gerente operacional de Artes Visuais da Funesc, o acervo representa um recorte das artes visuais da Paraíba ao longo de mais de três décadas e os textos que acompanham a exibição das imagens, durante o programa, foram pensados a partir de uma visão de curadoria, na qual se buscar entender a obra e o seu contexto.

Dessa forma, o público conhecerá os caminhos que o artista fez durante seu processo de criação, o meio no qual estava inserido, quais influências tinha naquele período, aspectos de sua vida, ambiente onde residia, que mudanças sua trajetória de vida percorreu, entre outros dados. “Tudo isso favorece para que os interessados entendam que uma obra de arte está muito associada a diversos outros elementos, que não são apenas a obra em si, pois toda obra de arte carrega um pouco da história e das vivências do artista”, explica Edilson.

O projeto Narrativas em Artes Visuais é idealizado e dirigido pela Gerência de Artes Visuais e Chefia do Núcleo Galeria de Arte Archidy Picado.

Programa de abertura – A primeira exibição do programa será sobre duas obras do artista José Altino, xilogravador, pintor e crítico de arte paraibano, nascido em João Pessoa em 1946, um dos artistas pioneiros do Programa de Artesanato Paraibano. 

Na década de 1960, José Altino estudou na Escola de Arte do Brasil e na Escola Nacional de Belas Artes, ao lado de grandes nomes da arte brasileira. Regressando para João Pessoa em 1979, trabalhou como crítico de arte na imprensa e na Coex/UFPB, foi eleito presidente da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais da Paraíba-AAPP/PB e Assessor da Secretaria Estadual de Cultura.

SERVIÇO:

Narrativas em Artes Visuais

Apresentação: Camila geracelly

Sábado, 26/09, às 19h

TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br