qui
08
out
2020

compras_no_comercio

Com mais um mês de forte expansão nas vendas, o varejo paraibano registrou um crescimento de 16% em agosto sobre o mesmo período do ano passado, atingindo a 2ª maior alta da Região Nordeste, segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas o Maranhão (23,5%) conseguiu índice maior na Região, mas a taxa da Paraíba ficou entre as sete maiores do País e alcançou alta bem acima da média do crescimento nacional (6,1%).

As vendas no varejo paraibano cresceram também de agosto sobre julho (4,5%) acima da média nacional (3,4%). O cenário do comércio varejista ampliado da Paraíba, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, não é diferente com a alta de 8,8% de agosto sobre o ano passado, acima também da média nacional (5%).  

Cenário Regional – No Nordeste, os Estados do Maranhão (23,5%), Paraíba (16%) e o Piauí (15,3%) lideraram as vendas com índice acima de dois dígitos. No segundo bloco, ficaram os estados de Pernambuco (8,6%); Ceará (8%) e a Bahia (6,7%). Com menores crescimentos ficaram Alagoas (5%); Rio Grande do Norte (2,9%) e Sergipe (1,9%).

De acordo com o IBGE, cinco das 8 atividades pesquisadas tiveram alta em agosto em relação a julho: tecidos, vestuário e calçados (30,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%); móveis e eletrodomésticos (4,6%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%); combustíveis e lubrificantes (1,3%). Na contramão, tiveram queda no mês os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,2%), os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,2%) e os livros, jornais, revistas e papelaria (-24,7%).

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br