seg
26
out
2020

Patrícia Rosas

O projeto de leitura e escrita ‘Desengaveta Meu Texto’, da professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual, Patrícia Rosas, é finalista na edição 2020 do Prêmio Jabuti, considerado o maior prêmio literário nacional. O projeto está concorrendo na categoria ‘Inovação – Fomento a leitura’. O vencedor na categoria será contemplado com um troféu Jabuti e a premiação em dinheiro no valor de R$ 5.000,00. A cerimônia de premiação será on-line e transmitida ao vivo no dia 26 de novembro pelas redes sociais da Câmara Brasileira dos Livros (CBL).

‘Desengaveta meu texto’ foi criado com o objetivo de dar ao aluno e ao professor oportunidade de conhecer outros caminhos que os fizessem obter resultados mais animadores, tirando os textos das “gavetas da sala da aula”, fazendo-os circular nas mãos de leitores reais, tanto na própria escola, como na comunidade ou para além das fronteiras locais ou globais. Através de leituras, os alunos e professores criaram os próprios textos que foram publicados na revista da escola.

O projeto é desenvolvido em cinco escolas públicas de Campina Grande: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida, no bairro Mutirão; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano, no bairro Acácio Figueiredo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Pinheiro, no José Pinheiro, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zuleide Cavalcante Porto, no bairro da Glória; Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio Poetisa Vicentina, no bairro Jeremias.

A professora Patrícia Rosas ficou feliz por estar concorrendo ao prêmio e destaca o desenvolvimento do projeto durante a pandemia. “Sinto gratidão por contribuir com a educação pública. Por causa da pandemia, em 2020 o projeto foi realizado em forma de ‘Delivery literário’: entregamos mensalmente na casa dos alunos um kit leitura em parceria com a editora da EDUEPB, que doa os livros de literatura. No kit têm máscara, livros e álcool em gel. Os alunos leem e participam de jogos de leitura digital por meio do site do projeto”, contou.

O prêmio Jabuti visa reconhecer e dar visibilidade a ações, projetos e iniciativas de caráter social, cultural ou tecnológico que despertem e estimulem a manutenção do interesse pela leitura e que sejam inclusivos e abrangente. Especialmente, prestigia ações dirigidas a despertar o interesse e capacitar novos leitores.

Para conferir a lista dos dez finalistas, acesse https://www.premiojabuti.com.br/finalistas/?eixo=310301d0-832b-e811-a837-000d3ac085f9&categoria=e5e77a13-aa75-e911-a956-000d3ac03367

Secom-PB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br